sábado, 13 de junho de 2015

ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO



ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO
O que significa "enchei-vos do Espírito"?
Após crer no evangelho o cristão é selado pelo Espirito Santo da promessa, idôneo para participar da herança dos santos na luz, porém, a única coisa que impede o cristão de ser cheio do espírito é a falta de desejo pelo leite racional:
"Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo" ( 1Pedro 2:2 ; Hebreus 5:12 -13).
“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” ( Efésios 5:18 )
As determinações do apóstolo Paulo: a) ‘enchei-vos do Espírito’; b) ‘Não extingais o Espírito’ possuem a mesma finalidade, à saber: que a doutrina do evangelho seja plena no cristão.
Aos cristãos em Éfeso foi ordenado pelo apóstolo Paulo que se enchessem do Espírito ( Ef 5:18 ), e aos cristãos de Tessalônica foi ordenado que não extinguissem o Espírito ( 1Ts 5:19 ).
Ora, os versos em comento não se referem ao Espírito Santo, pois é impossível ao homem extinguir a pessoa do Consolador "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" ( Jo 14:26 ).
De que espírito o apóstolo Paulo está falando? Ora, da palavra do evangelho, conforme avisou o apóstolo João: “AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” ( 1Jo 4:1 ).
Devemos ter em mente que o crente é ministro do espírito, ou seja, ministro do evangelho, como se lê: "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica" ( 2Co 3:6 ).
O crente é ministro de um novo testamento, ou seja, ministro do espírito, ministro da palavra, visto que as palavras de Cristo são concomitantemente espírito e vida "... as palavras que eu vos disse são espírito e vida" ( Jo 6:63 ), portanto, se encher do espírito é ser pleno da palavra.
Como as palavras de Cristo é espírito, quando o apóstolo Paulo disse: não extingais o espírito, estava falando para não suprimir, para não sufocar a mensagem do Novo Testamento. Como se extingue o espírito? Desprezando as profecias! ( 1Ts 5:19 -20).
Extinguir - apagar algo que é do fogo ou coisas no fogo, ser apagado, sufocar, suprimir, abafar da influência divina”
Quando se lê: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” ( Rm 8:9 ), o apóstolo Paulo estava demonstrando que os cristãos morreram e foram sepultados com Cristo, portanto, não estavam mais sujeitos à carne.
Mas, se alguém não possui o espírito de Cristo, não pertence a Deus, ou seja, possuir o espírito de Cristo é estar submisso à sua doutrina, como se lê: “Por isso conhecereis o Espírito de Deus; todo espírito que confessar que Jesus Cristo veio em carne é de Deus” ( 1Jo 4:2 ).
Quando o cristão não dá o devido valor às profecias contidas na lei, nos salmos e nos profetas, suprime o que é essencial ao espírito, ou seja, a mensagem do evangelho. O crente é ministro do espírito porque professa o Senhor Jesus Cristo segundo as Escrituras ( 1Co 15:3 -4).
Se prevaricar quanto ao que consta nas Escrituras (profecia), consequentemente extinguirá o espírito, a mensagem de boas novas.
O cristão deve examinar tudo provando (analisando) os espíritos (mensagens) se eles são de Deus ou não, para que possa guardar em bom deposito o 'bem' “Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós” ( 2Tm 1:13 -14 ; 1Ts 5:19 -21).
Considerar as profecias bíblicas é imprescindível para que não se extinga o espírito de fé, pois o cristão deve crer e falar conforme o que está escrito: "E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos" ( 2Co 4:13 ).
A primeira ação do apóstolo Pedro após ser cheio do espírito no evento do pentecostes foi anunciar aos judeus que eles mataram o Cristo conforme o previsto nas Escrituras. Ele demonstrou que os discípulos estavam falando em diversas línguas porque estava se cumprindo o predito pelo profeta Joel ( At 2:16 ), e que Jesus foi entregue aos judeus para se morto, e que ressurgiu segundo profetizou o Salmista Davi ( At 2:25 e 34).
O apóstolo Pedro sabia mensurar o valor das profecias bíblicas "Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" ( 2Pe 1:21 ). 
A profecia que o apóstolo Pedro destaca neste verso refere-se única e exclusivamente as contidas no Cânon Sagrado, sendo que todas apontavam para o Cristo de Deus.
Todos os cristãos devem ser plenos do espírito. Ser cheio do espírito é uma ordem! Mas, como se encher? A resposta é surpreendente!
Para o cristão adquirir a sabedoria que vem do alto basta ensinar e admoestar uns aos outros se utilizando dos salmos! Quando o crente fala um com o outro segundo a profecia que consta dos salmos, se enche do espírito, ou seja, da palavra de Cristo ( Ef 5:18 -19 compare com Cl 3:16).
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração” ( Cl 3:16 );
“... mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” ( Efésios 5:18 -19).
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...