quinta-feira, 11 de junho de 2015

NO PRINCIPIO ELE ERA O VERBO



NO PRINCIPIO ELE ERA O VERBO
O VERBO era DEUS e o VERBO se fez CARNE
No princípio era o VERBO e o VERBO era DEUS e o VERBO estava com DEUS ( João 1:1) E o VERBO se fez CARNE e habitou entre NÓS.
(João 1:14)
Partiremos sempre do princípio de que:"Deus é Um". E que o mundo é obra de Um só Deus.
CRÊS TU,QUE DEUS É “UM”? FAZES BEM....(Tiago 2:19).
Em Isaías 46:9 Lembrai-vos das cousas passadas da Antigüidade: que eu sou Deus,e “não há outro”,EU SOU DEUS E NÃO HÁ OUTRO SEMELHANTE A MIM.
A Palavra se fez “carne” e habitou entre nós: Jesus é a Palavra que veio como homem e habitou entre nós.
Esta foi a maior manifestação de Deus aos homens:Jesus (homem) é o testemunho de Deus,o Todo Poderoso.Foi o maior MEIO DE COMUNICAÇÃO ENTRE DEUS E O HOMEM,quando o Ele mesmo veio na Terra ,como homem, para nos redimir e salvar.
A parte humana foi chamada de "Filho de Deus".
Veio para os que eram seus e os seus não O receberam. Os judeus eram o povo de Deus e os judeus crucificaram Jesus,não O aceitaram.
E diziam também que quem O seguia fazia parte de seita (a seita dos nazarenos).
Rejeitaram Àquele que fez os céus e a Terra e não sabiam.Ele não veio morrer como Deus,Ele se fez carne,morreu como homem.
Por isso está escrito que Deus "enviou"seu filho para que todo aquele que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna."Enviou" a salvação para resgatar o homem do pecado.
Deus resgatou a sua igreja com seu próprio sangue. (Atos 20:28)
Deus só pode ter sangue quando Ele veio como homem na Terra.
Por isso que Jesus é o EMANUEL que traduzido significa DEUS CONOSCO.
O evangelista João é quem assim apresenta Jesus, como o Verbo de Deus.
Esta forma de identificar Jesus como o VERBO é encontrada no evangelho segundo João, capítulo. 1,1.10.14; e na Primeira Carta de João capítulo 1,1.
Foi a teologia que a comunidade joanina desenvolveu depois de muita reflexão sobre Jesus de Nazaré, o Filho de Deus. Este texto é escrito pelos anos 90 a 100 EC (da Era Comum ou depois de Cristo), ou seja, no final do primeiro século de nossa era cristã.
João é o único evangelista que identifica Jesus diretamente ligado e originado a Deus desde o início de tudo: “No princípio era o VERBO, e o VERBO estava com Deus, e o VERBO era Deus”(João 1,1). Onde no grego -> o lógos – a Palavra é designada como o Verbo de Deus.
O VERBO é palavra que faz acontecer, é ação, como na criação onde segundo Genesis 1,3 é a Palavra de Deus, o VERBO, que tudo cria: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz”. Por isso Jesus está presente desde o princípio de tudo.
Jesus é o VERBO, esta é sua identidade. O VERBO de Deus, significa que Jesus é a Palavra de Deus, que toma a forma da carne humana e revela plenamente a face de Deus (confira em João 14,9 = onde Jesus declara: “que quem o vê, também vê o Pai”) . A vontade e a comunicação de Deus acontece agora por meio de Jesus de Nazaré, o Filho amado de Deus, a Palavra plena de amor do Pai.
Ele é o Verbo, a Palavra de Deus plena que vem ao mundo.
O evangelista percebendo as dificuldades da época em que o texto é escrito, em aceitar Jesus como o Filho de Deus, e por isso, sua origem divina, no capítulo 1,10 está uma constatação e uma acusação ao mesmo tempo, pois o Verbo de Deus, Jesus, estava no mundo e o mundo não o conheceu.
Mais adiante no versículo 14, está a identificação clara de Jesus de Nazaré: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”   (João 1,14).
Também esta forma de se referir a Jesus de Nazaré aparece na 1 carta de João 1,1, onde o mesmo escritor declara que o que ele escreve e testemunha é a partir do que ele ouviu, viu e contemplou e que suas mãos apalparam do Verbo da vida, de Jesus de Nazaré.
Espero que todos nós saibamos acolher com alegria e amor o Verbo de Deus, Jesus, em nossas vidas e viver plenamente a sua mensagem.
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...