quarta-feira, 12 de agosto de 2015

MUITOS TIPOS DE TRABALHADORES NO REINO DE DEUS



MUITOS TIPOS DE TRABALHADORES NO REINO DE DEUS

Há muitos tipos de obreiros hoje no projeto de construção de Deus. 

Assim como o projeto de uma construção terrena requer diferentes tipos de trabalhadores, incluindo eletricistas, encanadores, carpinteiros, pedreiros etc., assim também a construção de Deus requer pessoas para desempenhar diferentes funções.

Lemos no Novo Testamento sobre apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Além disso, aprendemos sobre diversos tipos de dons e ministérios. 

As diferentes funções são muitas e variadas.

Um importante ministério que tem uma relação direta com nossa atual investigação é o trabalho de um apóstolo. Deus é o Arquiteto de Sua construção. Ele mesmo desenhou a planta. Mas também há aqueles que são chamados “sábios construtores” (1 Corintios 3:10-NVI). 

São um tipo de supervisores ou mestres de construção. São indivíduos que passaram um tempo na montanha de Deus, olharam profundamente dentro do Seu coração, viram o Seu plano e entenderam como construir aquilo que viram. Este é o trabalho de um apóstolo. Portanto, um apóstolo é alguém que tem uma visão ampla dos desejos de Deus e uma clara compreensão espiritual de como construir aquilo que Deus revelou a ele.

Os apóstolos são aqueles a quem Deus revelou “Seus mistérios”. Paulo escreve: “...pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério...” (Efésios 3:3). 

Tendo recebido revelações, então eles se tornam “despenseiros dos mistérios de Deus” (1 Corintios 4:1). 

Eles obtiveram algo de supremo valor e são responsáveis perante Deus por sua administração. Isto significa que os apóstolos devem ser humildes servos, compartilhando fielmente com o resto do corpo de Cristo as coisas preciosas que Deus lhes revelou. 

Eles precisam trabalhar para que os outros membros sejam guiados pela mesma revelação celestial.

É claro que cada tipo de ministério necessita de alguma revelação divina para operar. Cada membro do corpo deve seguir a liderança sobrenatural para ser efetivo. Entretanto, é aqui que encontramos um problema comum na Igreja hoje.

Para explicar melhor, vamos falar sobre o encanador. Vamos admitir que ele saiba lidar com os canos. Ele é bom naquilo que faz e sabe que seu trabalho é uma parte essencial do projeto. Mas, se ele começar a pensar que o que vê e sabe é a totalidade do projeto, então começam a surgir problemas.

Talvez pudéssemos pensar em nosso “encanador” como um evangelista. Ele é bom naquilo que faz. Ele sabe que a sua parte é importante. Em tudo que lê na Bíblia, ele vê evangelismo. Já que esse é o seu dom e a sua função, isto é o que Deus revela a ele pela Sua Palavra. 

Mas também é muito possível e até mesmo comum para este evangelista começar a imaginar que viu o plano completo de Deus. Ele começa a pensar que a sua parte é a mais importante, que o seu trabalho é o trabalho que Deus quer que seja feito. Já que é isto que vê quando olha a Palavra de Deus, ele supõe que isto é tudo o que está ali para ser visto.

Entretanto, já que este(a) irmão(ã) não é um apóstolo, sua visão é limitada, porque Deus não revela a ele(a) o Seu plano mais completo. A menos que tenha a humildade de considerar isto e compreender que necessita do resto do corpo, ele indubitavelmente irá encontrar dificuldades e também causar muitos problemas na Igreja por meio do seu trabalho. Em vez de trabalhar em harmonia com as outras partes, ele ou ela podem se tornar independentes e até mesmo lutar contra o que os outros estão fazendo, já que as ações destes são diferentes daquilo que ele(a) entende.

A propósito, não queremos perseguir os evangelistas. Esse mesmo problema também é evidente em outros membros do corpo de Cristo, ainda que cheios de dons.

Hoje, na Igreja de Cristo, vemos muitos irmãos e irmãs construindo dessa maneira imprevidente. Pensando que o seu ministério é o mais importante ou mesmo o único caminho, eles começam a “construir uma igreja” em torno do seu ministério. Em vez de simplesmente fazer a parte deles na construção do corpo, eles se retiram para um canto e congregam com outros que concordam com eles, ou a quem eles convencem da importância de seu ministério.

O resultado é que vemos grupos tentando construir a casa de Deus exclusivamente com canos e encaixes (que exemplificariam o evangelismo). Outros estão construindo somente com fios, tomadas e pontos de luz (que corresponderiam à profecia ou ensino). Cada um enfatiza a sua compreensão e o seu dom, sem a humildade de ver que a parte deles é apenas uma parte do plano.

Assim, compreendemos parte da importância do ministério apostólico. Parte dessa função é servir às várias partes do corpo, ajudando-as a compreender o plano mais amplo de Deus e lhes mostrando como podem executar a sua parte em harmonia com o resto. Já que viram mais da construção completa, eles podem ser úteis aos outros, ajudando-os a utilizar seus dons e ministérios para construir a eterna morada de Deus. 

A visão apostólica é um elemento necessário à construção da casa de Deus. Então, é importante para todos os trabalhadores da construção que eles ouçam e compreendam a visão celestial daqueles que genuinamente a receberam.


A revelação divina é absolutamente essencial quando estamos construindo a Igreja de Deus. Não podemos nem mesmo começar sem ela. Assim como um construtor de um grande edifício ou até mesmo de uma casa bem menor, não pensaria em começar a construção sem uma planta, assim também nós precisamos receber a revelação de Deus. Precisamos ver o que está em Seu coração. 

Então, precisamos ser cuidadosos para construir exatamente de acordo com a visão que temos recebido, enquanto estamos com Ele.

escrito por DAVID W. DYER 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...