domingo, 23 de agosto de 2015

AMOR INTERESSEIRO



AMOR INTERESSEIRO

Vejamos agora, um tipo de AMOR INTERESSEIRO na BÍBLIA SAGRADA

Sem a presença do ESPIRITO SANTO na vida do cristão não há AMOR VERDADEIRO:

Davi amava a Deus, amava as pessoas e um dia no auge de seu pecado oculto, orou assim: Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. (Salmos 51:11)

"NÃO TIRE DE NÓS SENHOR, O TEU ESPIRITO SANTO"

Assim Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito, e foi seu pajem de armas. Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos. (1 Samuel 16:21-22)

Isso aconteceu depois de Davi ter matado Golias, o gigante, uma afronta ao Reino de Israel, liderado pelo Rei Saul.

QUE TIPO DE AMOR HAVIA NO CORAÇÃO DE SAUL?

Houve aí um tipo de amor interesseiro, baseado em troca de favores, afinal Davi matou aquele homem que sozinho estava envergonhando a nação de Israel.

Davi fez um bem danado ao reinado de Saul, não havia nenhum homem corajoso para enfrentar Golias, Davi desbanca o cara e pega moral com o Rei.

As respostas de Saul a Davi só poderia render elogios: "Você não deixou meu reino ser abalado, você foi forte e corajoso o suficiente, você destruiu quem estava afrontando meu reinado, muito bem, tu és meu genro agora, você será honrado em meu reino"

Para Saul, era muito importante o TER do que o SER. Disse a Davi, tome MINHA filha em casamento e faça parte do MEU povo, seja um lider no MEU exército.

Quando Davi ainda jovem, começou a marcar sua presença na história, sua fama ia crescendo naturalmente. Saul começou a ficar enciumado, tudo que Davi fazia dava certo, todo mundo elogiava Davi, tudo que Saul achava que ele tinha começou a ficar ameaçado, inclusive o trono.

Para Davi sempre era importante o SER do que o TER. Com humildade e dedicação a vida, Davi seguia seu rumo, sempre na dependência de Deus. A sua fonte de inspiração era DEUS.

Saul deixa de amar a Davi rapidamente, pois o seu amor era do tipo interesseiro, sem raízes profundas de bondade, troca este amor interesseiro por ódio, ciúme e inveja.

Um amor interesseiro não cria vinculo nenhum com as pessoas ao redor, notem que Davi era genro de Saul, o seu tipo de amor não vinga, não dá frutos, nem produz paz de espírito.

Que amor é este que Saul tempos atrás dizia que tinha por Davi?

O amor verdadeiro tudo suporta: O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (1 Coríntios 13:4-7)

O rei Saul começa implacavelmente a perseguir Davi por inveja e ciúme. Davi apenas se destacava na historia por ser um homem segundo o coração de Deus.

A pessoa quando decide amar, ela tem vontade de amar, ela escolhe amar as pessoas apesar de qualquer circunstancia, das falhas, dos comportamentos, das diferenças, ela escolhe amar as pessoas apesar de tudo.

Saul com seu amor interesseiro, egocêntrico, focado apenas em seus interesses, não era capaz de suportar as pessoas aclamando Davi como se fosse um novo Rei no pedaço.

Davi, ao contrário de Saul, tinha este tipo de amor, amor que tudo suporta, amor de DEUS em seu coração. Todas as vezes que Saul tentou acabar com sua vida, apesar de todas as perseguições, este homem segundo o coração de Deus não deixou de amar Saul, tudo suportava, tudo perdoava.

Para Davi muito importante era o SER do que TER. Tanto que as suas orações, quando errava e tinha que acertar contas com Deus, dizia: "Meu Deus pequei contra ti, não tires de mim o TEU espírito"

Para Saul muito importante era o TER do que o SER. Tanto que as suas orações, quando errava e tinha que acertar contas com Deus, dizia: "Meu Deus pequei contra ti, não tires de mim o MEU reino"

Quanta diferença há no tipo de amor interesseiro em relação ao amor verdadeiro. A história mostra que Davi teve algumas chances de se vingar de Saul, mas não fez nada, seu amor sempre o perdoava, tanto que o final da vida de Saul foi trágico.

Saul morreu, trouxeram a boa notícia a Davi, acabou a perseguição. Davi chorou, impressionou a todos seu tipo de AMOR - Não houve felicidade da parte de Davi. Quem tem amor verdadeiro não chora pela desgraça de seus inimigos: Tudo sofre, tudo suporta, tudo perdoa

Seja como Davi, um homem segundo o coração de Deus. Não tenha nunca um amor interesseiro em direção as pessoas. Deixe fluir o amor de Deus em seu coração.

Esta era a oração chave de Davi: Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. (Salmos 51:11) 

Postado por paulo cezar gomes de souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...