quarta-feira, 12 de agosto de 2015

BIOS, PSUCHÊ E ZOÊ - A VIDA DE DEUS EM NÓS



BIOS, PSUCHÊ E ZOÊ - A VIDA DE DEUS EM NÓS
Que palavras estranhas: BIOS, PSUCHÊ E ZOÊ
Nas páginas do Novo Testamento, que foi escrito originalmente em grego, encontramos pelo menos três diferentes palavras gregas que são traduzidas por uma única palavra em português: “vida”.
Evidentemente, os gregos tinham uma cultura filosófica com uma compreensão mais rica e mais ampla da vida do que temos hoje. Então, eles usaram várias palavras diferentes para expressar essas idéias.
Neste momento, três palavras gregas vão ter a nossa atenção. Elas são “BIOS”, “PSUCHÊ” e “ZOÊ”.
Estas três palavras são traduzidas por uma única palavra portuguesa – “vida”, embora elas tenham significados bastante diferentes.
Portanto, é importante conhecer o significado destas palavras e fazer a diferença entre elas enquanto lemos a Bíblia Sagrada.
Desta forma, podemos ter uma compreensão melhor do que a Bíblia está dizendo.
Vamos rever os significados destas três palavras gregas.
A palavra BIOS parece ser a que mais se aproxima do que queremos dizer quando falamos “vida” em português.
Inclui idéias como a duração de nossa vida, nosso trabalho ou sustento, nossa conduta moral e nossa vida biológica.
A palavra PSUCHÊ geralmente significa nossa vida psicológica ou a vida de nossa alma. Isso inclui nossa vida emocional e nossos pensamentos.
De fato, esta palavra é freqüentemente traduzida por “alma” e é contrastada com o nosso espírito.
Em Hebreus 4:12, lemos que uma das funções da Palavra de Deus é fazer uma clara e definida divisão entre nossa alma (PSUCHÊ) e nosso espírito.
A palavra grega ZOÊ é mais freqüentemente usada no Novo Testamento para se referir a um tipo de vida muito especial, a Vida de Deus.
Os escritores do Novo Testamento escolheram esta palavra grega para expressar algo supremamente exaltado – a Vida do próprio Deus. Já que Ele é o único ser eterno do Universo, o único que nunca foi criado, Sua Vida é realmente algo muito especial.
É esta Vida sobrenatural (ZOÊ) que estava em Jesus Cristo (Jo 1:4). É esta Vida, sem princípio e sem final, que fluiu do Seu lado no Calvário.
É esta Vida toda-poderosa e triunfante que Ele dá gratuitamente àqueles que crêem. E esta é a Vida genuína do próprio Deus, que Ele usa para construir Sua Igreja, Sua Noiva.
Esse é o único material aprovado com que podemos construir a Sua morada eterna.
paulo.life@hotmail.com
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...