segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

OS GIGANTES DA FÉ

OS GIGANTES DA FÉ



"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem." Hebreus 11:1 


Os homens e mulheres mencionados em Hebreus 11 não eram perfeitos. Eles precisavam de repreensão, de correção e de graça. Mas todos eles aprenderam a viver além do limite do mundo que podiam ver. Eles se apegaram pela fé à promessa do mundo que não podiam ver. 


FÉ PERFEITA VENDO O INVISÍVEL. Em sua peça de teatro contra a religião, "Esperando Godot", o escritor francês Samuel Beckett retratou dois vagabundos vivendo em uma estrada. Eles esperavam dia após dia pelo misterioso Sr. Godot. O Sr. Godot continua prometendo vir, mas nunca vem. Este foi o modo de Beckett zombar da fé cristã. Beckett ria da convicção em alguma coisa prometida que nunca aparece, ou, pelo menos, até agora. 


O problema de Beckett não é o problema dos personagens bíblicos mencionados em Hebreus 11. Eles são os gigantes da fé, que aprenderam a ver além de nosso mundo. Desde Abel até Abraão, de Sansão a Samuel, de Isaque aos israelitas, de Jacó a José – todos se apegaram pela fé às promessas de Deus. Estas são as promessas de alguma coisa ainda não vista, mas garantida pelo sangue de Jesus. Jesus é uma promessa de algo muito superior a tudo o que este mundo pode oferecer. Leia Hebreus 11:13


Abel – um Sacrifício de Fé 


É interessante que Abel seja incluído entre aqueles que mostraram fé. Deus comungava com Abel de maneira muito íntima e pessoal; "Abel... trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-Se o Senhor de Abel e de sua oferta" (Gên. 4:4). Depois de Abel trazer sua oferta, "lampejou o fogo do Céu, e consumiu o sacrifício." (Patriarcas e Profetas, pág. 71). Abel é mencionado em primeiro lugar entre os melhores exemplos de fé. 


Se ter fé é crer no que não vemos, em que Abel estava mostrando fé quando apresentou sua oferta? Heb. 11:4 


A fé mostrada por Abel não perguntou se Deus era real ou não. Os sacrifícios de Abel mostraram que ele confiava no grande plano de salvação e o compreendia. Nesse plano, o próprio Deus pagou a penalidade por termos transgredido Sua santa lei. Assim, Deus nos livrou da maldição e do castigo que nosso pecado causou. Leia Romanos 8:1


Por seu "sacrifício superior", Abel mostrou que dependia da justiça do prometido Salvador, que ainda não tinha vindo. De fato, é preciso ter mais fé para confiar nas obras de Jesus do que em nossas próprias boas obras. 


Enoque Andava com Deus 


Leia Gênesis 5:24. O verbo "andou" aparece em uma forma verbal hebraica incomum que significa "continuar". É a mesma forma usada em Jó 1:7, onde Deus perguntou a Satanás o que estava fazendo. Satanás disse que estava "andando para cima e para baixo" na Terra. A idéia em Gênesis e em Hebreus é que Enoque vivia uma vida de fé e de obediência contínuas. 


Leia Hebreus 11:6Sem fé, é impossível agradar a Deus, porque sem fé é impossível conhecer a Deus. Conhecer a Deus é importante em uma religião que exige que seus membros "amem a Deus"? Como você pode amar o que não conhece? 


Ao longo dos anos, filósofos e teólogos desenvolveram muitos bons argumentos para provar que Deus existe. Mas, não importa quão bons sejam esses argumentos, eles não são suficientemente bons. Deus é muito grande para nossa mente limitada entendê-Lo completamente. É por isso que precisamos de fé. A fé é a convicção em algo que não vemos nem entendemos completamente. Se pudéssemos ver completamente alguma coisa ou entender algo, não haveria necessidade de termos fé naquilo. Não precisamos de fé para crer que o céu está sobre a nossa cabeça. Podemos olhar para cima e ver o céu. Precisamos de fé para crer que Deus vive além do céu, porque não podemos vê-Lo. 


O Sacrifício do "Filho Unigênito" 


exemplo mais claro e mais poderoso do evangelho é a história maravilhosa de Abraão e Isaque no Monte Moriá (Gên. 22). Deus chamou Abraão para oferecer seu filho único em sacrifício. Que pai normal teria mostrado a fé que Abraão mostrou? Que lição dolorosa, até mesmo espantosa, do custo de nossa salvação! 


Hebreus 11:17 diz que Deus chamou Abraão para oferecer o seu filho único. Que outro verso famoso fala de um "filho único" oferecido ao mundo? João 3:16 


Existe uma grande diferença entre João 3:16 e a história de Isaque e Abraão – Isaque foi salvo. Jesus não foi. Se devêssemos ser salvos, Jesus teria que morrer. "E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado" (João 3:14). Deve ter sido doloroso tanto para o pai como para Isaque. Mas como deve ter sido mais doloroso ainda para Jesus e Seu Pai na cruz! 


anjo impediu Abraão de matar seu filho. Antes disso, que promessa deu esperança a Abraão de que mesmo que Isaque morresse, Abraão o veria novamente? Heb. 11:19 


A esperança de Abraão deve ser a esperança final de todos nós. Nossa esperança está na ressurreição dos mortos, na Segunda Vinda de Jesus, e no início de uma nova vida na eternidade. Esta é a grande promessa de Deus. Todos os crentes mencionados em Hebreus 11 morreram esperando essa promessa (Heb. 11:13). Sem isso, realmente nada temos a esperar, a não ser viver esta vida com suas dores, sofrimentos e decepções. 


Raabe, a Ajuda Inesperada – Heb. 11:31 


Uma prostituta pagã mentiu e traiu seus compatriotas. Mas ela faz parte de Hebreus 11! Como pode ser? A resposta é simples: a graça de Deus. Josué 2 dá respostas que ajudam muito a esclarecer esse mistério. Raabe, por mais negro que seja seu passado, foi movida pelo testemunho poderoso dos israelitas cruzando o Mar Vermelho e derrotando os reis inimigos. Em outras palavras, ela percebeu que só o Deus vivo, o Deus verdadeiro, poderia ter dado uma libertação tão miraculosa. Ela disse aos espiões: "Soubemos que o Deus Eterno secou o mar Vermelho diante de vocês quando saíram do Egito. Também ficamos sabendo como, a leste do rio Jordão, vocês mataram Seom e Ogue, os reis dos amorreus, e destruíram os seus exércitos" (Josué 2:10 BLH). 


O fato importante para se compreender Raabe também está em Josué 2. O que ela disse, mostrando fé? Jos. 2:9-13 


Raabe confessou com sua boca que o Deus verdadeiro era real, uma fé que se manifestou por suas obras, neste caso, arriscando a própria vida para ajudar os espiões. Como os demais personagens mencionados em Hebreus, sua fé se manifestou pelas obras. "Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras" (Tiago 2:18 NVI). O escritor de Hebreus, sob a inspiração do Espírito Santo, cria que a fé dessa mulher era genuína; ela não estava apenas mudando de lado no meio do jogo a fim de estar com os vencedores. Raabe, obviamente, manifestou verdadeira fé, e é por isso que ela – uma prostituta – foi colocada ali. A graça de Deus estende-se mesmo às prostitutas pagãs. 


Deus salvou os israelitas no Mar Vermelho. Então, Raabe precisava realmente mentir? Lembre-se de que Raabe era uma nova crente que provavelmente não sabia que Deus proíbe mentir. É por isso que não devemos alegar que, se Raabe mentiu, às vezes é certo mentir. Hebreus 11 não destaca Raabe por ter mentido, mas por sua fé. 


Também não Podemos Esquecer Estes – Heb. 11:32 


""E que mais direi?" A lista poderia continuar. Mas o autor de Hebreus deu exemplos para provar o princípio de que a fé e a fidelidade são necessárias para a vida piedosa." 


Na primeira parte de Hebreus 11, o autor defende a escolha de cada um. Ele menciona ações importantes que todos eles praticaram por causa da fé. Mais tarde, ele só dá os nomes sem acrescentar detalhes. 


Leia os versos da Bíblia relacionados com estes nomes. 


Sansão – Juízes 13-16 


Jefté – Juízes 11 


Davi – 1 e 2 Samuel 


Samuel – 1 Samuel 2-25 


Os Profetas – Atos 7:52 


"O propósito do escritor não era preparar um catálogo de todos os fiéis de Deus, ... mas apenas ilustrar seu argumento de que a fé e a fidelidade são essenciais para uma espera paciente pela volta do Senhor. ... E ele percebe que o espaço não permite uma extensão do que se provou um clímax digno ao tema do livro para... provar que temos um grande Sumo sacerdote que trabalha em nosso favor no santuário celeste, e para atrair todos os cristãos a entrarem em Sua presença pela fé (Hebreus 4:14, 16)." 

Examine todos os nomes mencionados em Hebreus e note que todos esses homens e mulheres tiveram suas falhas, algumas bastante graves. Se esses gigantes da fé eram falhos, que esperança eles deveriam nos dar, a nós, que amamos a Deus, temos fé, e ainda lutamos com defeitos de caráter? 


Apesar de suas faltas, os gigantes da fé em Hebreus 11 não estavam vivendo por coisas temporárias e insatisfatórias deste mundo. Ao contrário, estavam buscando a promessa de Deus. Por Jesus, Deus nos oferece "uma pátria superior, isto é, celestial" (Heb. 11:16).

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...