terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O MESTRE JESUS E OS RELIGIOSOS (PARTE 1)



OS LIDERES RELIGIOSOS E A ÁGUA VIVA (PARTE 1)

Os fariseus ouviram que a multidão murmurava dele estas coisas; e os fariseus e os principais dos sacerdotes mandaram servidores para o prenderem. (João 7:32)

OS RELIGIOSOS no tempo de Jesus eram amantes da fama, do status, do poder, mas não tinham o conhecimento exato das ESCRITURAS. Eles faziam longas orações nas praças e sinagogas, vestiam- se com trajes diferentes, jejuavam e mostravam pra todo mundo ver seus rostos tristes, amavam os primeiros lugares, davam esmolas e gostavam de ser vistos por todo mundo como homens espirituais

Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; mestre, mestre. (Mateus 23:1-7)

Jesus foi confrontado publicamente por eles, a todo tempo tentavam prendê-lo, julgá-lo, depois matá-lo, isso foi acontecendo naturalmente até culminar na morte de Jesus na CRUZ

Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda um pouco de tempo estou convosco, e depois vou para aquele que me enviou. Vós me buscareis, e não me achareis; e onde eu estou, vós não podeis vir. (João 7:33-34)

Jesus disse aos religiosos: "ficarei só mais um pouco de tempo com vocês, minha hora vai chegar, eu vou voltar para meu pai que me enviou, e depois disso vão me buscar e não me ACHARÁS"

TODOS ficaram pensativos: "Como assim? Para onde ele vai, que não o ACHAREMOS?

Que palavra é esta que disse: Buscar-me-eis, e não me achareis; e: Aonde eu estou vós não podeis ir? (João 7:36)

JESUS estava falando de questões espirituais e ninguém estava entendendo nada. Os RELIGIOSOS estavam presos ao JUDAÍSMO, até então a única religião monoteísta para eles, presos a dogmas, doutrinas e leis, pouco meditavam nas Escrituras da época, gostavam mesmo de fama, cadeiras, honras e méritos religiosos

Em outras palavras, JESUS quis dizer aos RELIGIOSOS de plantão na nação judaíca: Eu vou morrer logo, mas deixarei o ESPÍRITO SANTO para ensinar e confortar os QUE CRÊEM EM MIM, e se vocês não crêem em mim agora, não terão parte comigo, jamais me entenderão sem a ajuda do ESPÍRITO SANTO

Não adianta nada ter cargos eclesiásticos e não me entender, ter as motivações erradas, correr atrás de fama, honras, poder e status, nada valerá a pena sem me conhecer de VERDADE

ENTÃO JESUS EM PÉ OLHANDO PARA A MULTIDÃO DISSE: E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu INTERIOR. (João 7:37-38)

JESUS FEZ UMA PROMESSA CONDICIONAL: "Se alguém quiser, se alguém decidir, se alguém tiver vontade de vir até a mim..." AS PALAVRAS DE JESUS: " Venham a mim e beba" fazem alusão ao tema de muitas passagens nas BÍBLIA SAGRADA que falam a respeito das bençãos vivificantes do MESSIAS (ISAÍAS 12:2-3 / ISAIAS 44:3-4 / ISAIAS 58:11) 

Ao prometer dar o ESPÍRITO SANTO à todo aquele que crêr, JESUS afirmou abertamente ser o MESSIAS, pois somente ELE poderia fazê-lo

SEM O ESPIRITO SANTO NINGUÉM PODERIA ENTENDÊ-LO PERFEITAMENTE - É POR ISSO QUE MUITA GENTE tenta ler a BIBLIA SAGRADA e não entendem nada, tem que ter a ajuda do ESPÍRITO SANTO, tem que entrar na ESFERA DA FÉ, tudo nas ESCRITURAS é mistério de DEUS, SABEDORIA QUE PARA O MUNDO É LOUCURA, tentar ler a bíblia sem a ajuda de Deus, não terá sentido nada que está escrito ali, por isso é mais fácil VIVER UMA RELIGIÃO do que meditar corretamente nas ESCRITURAS

Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre   (João 7:38)

JESUS DÁ UMA AVISO AOS RELIGIOSOS DA ÉPOCA: "Vocês não querem acreditar em mim, porque só leêm superficialmente as ESCRITURAS

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida. Eu não recebo glória dos homens; Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.  (João 5:39-42)

A MULTIDÃO perguntava a respeito de JESUS - Alguns acreditavam que era realmente o MESSIAS, outros eram hostis e outros tantos religiosos o desqualificavam como o ENVIADO DE DEUS, que viria ao mundo para libertar o povo de ISRAEL

Na verdade JESUS VIRIA AO MUNDO, para fazer uma obra mais abrangente, para salvar toda a humanidade do pecado, e nos dar a VIDA ETERNA

MUITOS NÃO ACREDITAVAM EM JESUS - por pensar que ele fosse de NAZARÉ, não de BELÉM. AS ESCRITURAS diziam, através dos profetas do ANTIGO TESTAMENTO que ELE viria de Belém (MIQUÉIAS 5:2)

Já que nem todos meditavam corretamente nas ESCRITURAS o negócio mais fácil era prendê-lo. JESUS nasceu em belém (LUCAS 2:1-7), apesar de ter crescido, desde criança, em NAZARÉ, um detalhe pequeno que poucos conheciam

Então muitos da multidão, ouvindo esta palavra, diziam: Verdadeiramente este é o Profeta. Outros diziam: Este é o Cristo; mas diziam outros: Vem, pois, o Cristo da Galiléia? Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi, e de Belém, da aldeia de onde era Davi? Assim entre o povo havia dissensão por causa dele. E alguns deles queriam prendê-lo, mas ninguém lançou mão dele.
(João 7:40-44)

OS LIDERES RELIGIOSOS se tivessem considerado mais cuidadosamente as ESCRITURAS, não teriam chegado a conclusões erradas e precipitadas. Eles realmente gostavam muito de cargos, honras, status, menos conhecimento das coisas de DEUS

Ao buscar a VERDADE nas ESCRITURAS devemos ter certeza de que observamos cuidadosamente todos os detalhes e atenciosamente a PALAVRA DE DEUS vai nos conduzir a toda VERDADE. Devemos ter sempre o CORAÇÃO e a MENTE abertos

JESUS DISSE: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna...", para melhor entender os planos de DEUS sobre nós, QUERER TER VIDA, mas não tem, porque não medita corretamente, ficam atrás de RELIGIÃO, usam outros meios, e a ESCRITURA inteira fala de JESUS, e a maioria não entende

Não tirem conclusões precipitadas a respeito de JESUS - Procurem conhecer a BÍBLIA SAGRADA, não basta viver apenas numa RELIGIÃO, é preciso conhecer a PALAVRA DE DEUS - CRISTIANISMO NÃO É RELIGIÃO, Jesus jamais quis fundar uma religião

Qualquer um pode MEDITAR NAS ESCRITURAS, não é preciso correr atra´s de cargos, honras, fama. JESUS PROMETEU O ESPÍRITO SANTO A TODO QUE NELE CRÊ - Assim todos podem conhecer a JESUS, QUEM ELE É, e receber dele a "AGUA VIVA" - O ESPÍRITO SANTO

Por não conhecerem bem as ESCRITURAS os judeus religiosos criaram centenas de leis insignificantes, dogmas, doutrinas, impedindo assim o conhecimento das LEIS DE DEUS que seriam embutidas no coração: O AMOR, A JUSTIÇA, A MISERICÓRDIA, A PAZ E O PERDÃO, entre tantos outras VIRTUDES

ISTO ERA O RIO DE "ÁGUAS VIVAS" que Jesus prometeu a todos, mas os líderes religiosos da nação não estavam afim de mergulhar nestas ÁGUAS

Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu interior.    (João 7:38)

CONTINUA NA PRÓXIMA MENSAGEM - PARTE 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...