segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O EXEMPLO DAS CRIANÇAS

O EXEMPLO DAS CRIANÇAS



"Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto." Provérbios 20:11 


A história bíblica mostra a influência que as crianças podem ter para o bem ou para o mal. Por sua vez, a influência que os adultos têm sobre as crianças faz uma diferença muito grande no tipo de adultos que estas vão se tornar. Como é importante que as crianças recebam o preparo correto. 


JESUS CONHECIA E AMAVA AS CRIANÇAS. Adão Eva foram criados como adultos. Mas Jesus nasceu como uma criança dependente. José e Maria deram a Jesus um bom lar em que crescer. Leia Lucas 2:52. Como adulto, Jesus sempre trabalhou para atender às necessidades das crianças. Tendo sido Ele mesmo uma criança, Jesus podia relacionar-Se com os jovens que Lhe traziam. 


"O reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas" (NVI). As mães hebréias trouxeram seus filhos para serem abençoados por Jesus. Os discípulos tentaram afastá-los. Mas Jesus impediu Seus discípulos de fazerem isso. Leia o que Ele lhes disse em Mateus 19:14. As crianças são bons exemplos de quem estará no reino do Céu. 


Os Filhos de Samuel e os de Eli - Contrastes 


Um dos aspectos mais interessantes desta história são os contrastes entre o caráter de Samuel, o filho de Ana, e o caráter de Finéias e Ofni, que eram filhos de Eli. Eli eralíder em Israel. 


Que pecados os dois filhos de Eli cometiam? 1 Sam. 2:12-17, 22 


Os filhos de Eli usavam seu ofício como sacerdotes para satisfazer suas cobiças e paixões. A Bíblia mostra que Eli os reprovava (1 Sam. 2:22-25). Mas a punição de Eli veio muito tarde. O Senhor advertiu Eli de que sobreviria um grande castigo a ele e a sua família por causa de seus filhos. Deus deu a primeira profecia sobre este assunto a Samuel. 


O Senhor castigou Eli pelos pecados de seus filhos. O que este fato revela sobre a responsabilidade de um um pai? Filhos rebeldes sempre são devidos à fraca educação dada pelos pais? Leia 1 Sam. 3:11-14 


Ana trabalhou muito para educar bem Samuel. Ela teve sucesso onde Eli falhou. A Bíblia sugere um dos enganos de Eli. Eli recebeu informações de que os filisteus tomaram a arca de Deus e mataram seus dois filhos. Quando ouviu a notícia da arca de Deus, Eli caiu de seu assento e morreu (1 Sam. 4:17, 18). Eli parecia estar mais preocupado com a arca do que com a morte de seus próprios filhos! Deus precisa vir primeiro, mesmo antes da família. Mas será que Eli estava tão ocupado no serviço de Deus que abandonou seus próprios filhos? 


Samuel se tornou um grande homem de Deus. Mas ele não foi bem na educação de seus próprios filhos (1 Sam. 8:1-3). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...