sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O MESTRE JESUS E OS RELIGIOSOS (PARTE 3)


O FIM DA RELIGIÃO: O MESTRE JESUS E OS RELIGIOSOS (PARTE 3)
EXAMINAIS AS ESCRITURAS E CONHEÇA A VONTADE DE DEUS
JESUS era o MESSIAS aguardado pela nação de ISRAEL, as ESCRITURAS diziam isto, ele chegou, mas ninguém queria reconhecê-lo como tal
Clamava, pois, Jesus no templo, ensinando, e dizendo: Vós conheceis-me, e sabeis de onde sou; e eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis. Mas eu conheço-o, porque dele sou e ele me enviou. Procuravam, pois, prendê-lo, mas ninguém lançou mão dele, porque ainda não era chegada a sua hora. E muitos da multidão creram nele, e diziam: Quando o Cristo vier, fará ainda mais sinais do que os que este tem feito? (João 7:28-31)
O POVO DE ISRAEL seguia "até então" a única RELIGIÃO do planeta que adorava um único DEUS verdadeiro: JUDAÍSMO
De GENESIS até o livro MALAQUIAS (VELHO TESTAMENTO) a Bíblia Sagrada é focada no JUDAÍSMO, mostra detalhadamente o estilo de vida de adoração e dedicação dos JUDEUS e seu contato com DEUS
O VELHO TESTAMENTO É DEUS CONDUZINDO SEU POVO através de profecias, de rituais de adoração, sacrifícios, louvor, leis e regras para cada tipo de pessoa, mandamentos e estatutos
DEUS ERA EXCLUSIVIDADE PARA OS JUDEUS, eles eram referencia para outras nações de um POVO SANTO. Este povo não dividia DEUS com ninguém
JESUS CHEGA COM UMA NOVA PROPOSTA: Dividir DEUS com toda humanidade, mostrar DEUS ao mundo, não mais através dos JUDEUS mas através de sua própria PESSOA
OS JUDEUS NÃO QUERIAM ACEITAR ESTA PROPOSTA VINDA DE UM HOMEM SIMPLES, MANSO E HUMILDE
Começa um grande problema de ACEITAÇÃO dos judeus religiosos "HIPÓCRITAS" que viviam escondidos atrás da religião JUDAÍCA
Os fariseus ouviram que a multidão murmurava dele estas coisas; e os fariseus e os principais dos sacerdotes mandaram servidores para o prenderem. (João 7:32)
OS FARISEUS eram religiosos amantes da fama, das honras, dos cargos, do status, e não queriam de jeito nenhum perder a posição
Jesus queria por um fim neste negócio de RELIGIÃO e mostrar DEUS ao mundo, de modo simples, através dele, do amor dele, de seus ensinamentos
ISTO ERA SÓ O COMEÇO DO CRISTIANISMO: "ALGO QUE NÃO TEM NADA A VER COM RELIGIÃO"
DO PONTO DE VISTA DE DEUS, este negócio de religião estava difícil demais de praticar, os religiosos estavam CONDENANDO OS PECADORES e EXALTANDO A HIPOCRISIA
JESUS inaugura a NOVA ALIANÇA, O NOVO TESTAMENTO: Começa a mostrar o plano mundial de SALVAÇÃO para todos os homens
Disse JESUS abertamente na multidão seu plano: "chega de religião, nem mesmo vocês religiosos praticam, mas dizem para o povo praticar, chega, só através de mim, poderão conhecer a Deus, todos poderão me adorar e me seguir se crerem de todo coração"
Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda um pouco de tempo estou convosco, e depois vou para aquele que me enviou. Vós me buscareis, e não me achareis; e onde eu estou, vós não podeis vir. Disseram, pois, os judeus uns para os outros: Para onde irá este, que o não acharemos? Irá porventura para os dispersos entre os gregos, e ensinará os gregos? Que palavra é esta que disse: Buscar-me-eis, e não me achareis; e: Aonde eu estou vós não podeis ir? ( João 7:33-36)
SE CONTINUAREM ATRÁS DE RELIGIÃO NÃO VÃO ME ACHAR - este era o discurso de JESUS - e continuou dizendo: vocês RELIGIOSOS vão continuar focados em regras, leis, doutrinas, não vão me entender, não vão encontrar a DEUS
Mas, se alguém tiver sede de me conhecer, ficará livre da RELIGIÃO, vai me BUSCAR E ME ACHAR, SE BUSCAR DE TODO CORAÇÃO, vai me entender e me conhecer de verdade
E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu interior. (João 7:37-38)
Em outras passagens bem conhecidas das ESCRITURAS, JESUS continua com sua proposta para toda humanidade, chega de exclusividade para os judeus, chega de uma só RELIGIÃO
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
(João 1:10-12)
ESTE ERA O CAMINHO, PROPOSTA DE JESUS PARA TODO MUNDO: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)
NÃO HÁ OUTRO CAMINHO: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12)
JESUS PÔS FIM A RELIGIÃO, GRAÇAS A DEUS, graças a NOVA ALIANÇA, graças ao NOVO TESTAMENTO, a salvação chegou até nós
Hoje se um judeu quiser ser SALVO precisa aceitar a JESUS
Se tudo ficasse centralizado no JUDAÍSMO, só haveria culto, adoração, igrejas e reverencia ao único DEUS em JERUSALÉM
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.  (João 4:23)
OS VERDADEIROS ADORADORES adorarão a DEUS em qualquer lugar do planeta
CRISTIANISMO não é religião, é estilo de vida em obediência a Deus em qualquer lugar do mundo
JESUS PÔS UM FIM NA RELIGIÃO por causa disso, para dar liberdade à todos, mas não usar a liberdade para impor religião
Há muito tempo atrás, mas de 2000 mil anos a religião ACABOU! Infelizmente os homens ainda que bem intencionados procuram um meio fácil de contato com DEUS e criam várias religiões, através dos seus líderes e mentores espirituais, criam uma base religiosa para suas crenças
Até mesmo dentro do CRISTIANISMO surgem algumas facções/vertentes religiosas, por exemplo, vou citar os segmentos de maior expressão mundial: CRISTÃOS CATÓLICOS, ORTODOXOS, PROTESTANTES, LUTERANOS, CALVINISTAS E REFORMADOS
Se depender só de JESUS como diz as ESCRITURAS, haveria só uma classe de adoradores "cristãos", que quer dizer "pequenos Cristos", fiéis seguidores, sem o rótulo de RELIGIÃO, seriam os discípulos daqueles que começaram lá em ANTIOQUIA,
E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. (Atos 11:26)
Após a morte e ressurreição de JESUS, os discípulos se espalharam JUSTAMENTE POR CAUSA DE INTENSA PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA
DOS JUDEUS (JUDAÍSMO)
Os apóstolos pregaram o evangelho pelo mundo todo, principalmente o apóstolo PAULO, que viajou pelo mundo antigo alcançando a ASIA, A EUROPA e hoje o EVANGELHO também chegou até a AMÉRICA
E disse Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15)
JESUS PEDIU AOS SEUS SEGUIDORES PREGAR O EVANGELHO, AS BOAS NOVAS E NÃO PREGAR UMA RELIGIÃO
Graças a Deus que seu plano jamais será frustrado, através de JESUS decretou o fim de todas as religiões
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
(Romanos 10:11)
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:16)
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. (Mateus 24:13) /
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
(Atos 2:21)
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
(Romanos 10:13)
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...