quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

CONTROLE SOCIAL

Controle social

Quando Deus tirou Seu povo do Egito para formar uma nação, Ele pensou em tudo, havia até um controle social eficiente

Para nós, hoje, é difícil entender os enormes problemas que surgiam pela migração de milhares de pessoas, juntamente com os milhares de animais, bovinos e ovinos. 

Pense neles, apinhados no deserto em frente ao Monte Sinai. Os fisicamente incapacitados tinham sido removidos por causa da saúde da nação. Mas outro problema sério precisava ser tratado. 

Embora eles fossem instruídos a “amar” uns aos outros (Leviticos 19:18), como qualquer pessoa que vive em comunidade sabe, nem sempre isso é tão fácil. Mesmo nos melhores tempos, os conflitos sempre surgem.

Quando um israelita pecava contra alguém no acampamento, contra quem ele pecava, realmente?

Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher fizer algum de todos os pecados humanos, transgredindo contra o Senhor, tal alma culpada é. E confessará o seu pecado que cometeu; pela sua culpa, fará plena restituição, segundo a soma total, e lhe acrescentará a sua quinta parte, e a dará àquele contra quem se fez culpado. (Números 5:6-7)

Como devemos entender esse conceito?

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. (Salmos 51:1-4)

Ofender o próximo é pecar contra o próprio Deus. Em certo sentido, isso não deve ser muito difícil de entender. 

Todos nós pertencemos a Deus; todos somos Sua propriedade, tanto por criação como por redenção (1 Corintios 6:19, 20Atos 17:28). 

Se alguém danificasse sua propriedade, o pecado não seria só contra a propriedade em si, mas contra você, seu proprietário. 

O mesmo acontece quando pecamos contra outra pessoa; pecamos contra quem criou aquela pessoa e que, na cruz, a readquiriu com Seu próprio sangue. Não devemos nos admirar, portanto, que a Bíblia expresse essa ideia de que, ao pecar contra outros, estamos pecando contra o próprio Deus.

4. O que o culpado deveria fazer? 

Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher fizer algum de todos os pecados humanos, transgredindo contra o Senhor, tal alma culpada é. E confessará o seu pecado que cometeu; pela sua culpa, fará plena restituição, segundo a soma total, e lhe acrescentará a sua quinta parte, e a dará àquele contra quem se fez culpado. Mas, se aquele homem não tiver resgatador, a quem se restitua a culpa, então a culpa que se restituir ao Senhor será do sacerdote, além do carneiro da expiação pelo qual por ele se fará expiação. (Números 5:6-8)

Veja também Ezequiel 33:15  / Lucas 19:8, 9

Embora o princípio de endireitar os erros contra outras pessoas ainda se aplique hoje, como endireitamos também o erro que cometemos contra Deus, quando pecamos? 

O fato é que não podemos. É muito tarde para endireitar nossa relação com Deus. 

Evidentemente, foi por isso que Jesus veio ao mundo: para nos reconciliar com Deus, não por meio de qualquer coisa que possamos fazer, mas por meio do que Jesus fez por nós (Colossenses 1:19- 20).

Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,
(Colossenses 1:19-22)



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...