sábado, 7 de dezembro de 2013

NOME ACIMA DE TODO NOME



HÁ MUITOS NOMES ATRAENTES E INEXPRESSIVOS:

As pessoas que escrevem biografias gostam de personagens atraentes. Personagens atraentes tem muita personalidade. Os escritores preferem personagens atraentes aos personagens inexpressivos.

Tanto Jesus como Satanás são personagens atraentes e bem conhecidos mundialmente. Por essa razão, os escritores bíblicos através dos séculos usaram muitos nomes diferentes para descrever Jesus e Satanás, a fim de nos ajudar a compreendê-los:

Satanás foi focado sobre diversos nomes, é a serpente, é o grande dragão, o mais citado é como ladrão: O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.(João 10:10)

Satanás é o mercenário, é o diabo, o anjo caído: Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. (João 10:12) / O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. (Mateus 13:39)  / E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. (Apocalipse 12:9)

Jesus é o recordista de nomes. O que está incluído em um nome?  Há escritores que chamam Jesus de cordeiro de Deus e outro o chamando de Leão de Judá. O manso Cordeiro e o rei dos animais Leão.

Jesus tem muitos nomes diferentes. Ele é o pão da vida, o sumo sacerdote, o segundo Adão e o Filho de Deus. Ele também é o Filho do Homem, o Salvador, A rocha eterna, Emanuel. Jesus é abrilhante estrela da manhã, nosso advogado, o noivo da igreja, o Ungido. Jesus é o autor de nossa salvação, o Alfa, o Omega, o cordeiro da Páscoa, a testemunha fiel, o bom pastor, a porta das ovelhas. Jesus é o caminho, a palavra de Deus, o verbo, a verdade e a vida, o Criador, nosso maravilhoso conselheiro, príncipe da paz, a pedra angular. Jesus é a ressurreição e a Vida, a raiz de Davi, Santo de Deus. Jesus é a videira, verdadeira luz. Jesus é o Messias, a Rosa de Saron. Jesus é Deus.

O que todos estes nomes nos dizem sobre Jesus? De qual nome de Jesus você mais gosta? Por quê? Nós todos somos também muito diferentes uns dos outros, todos nós nos relacionamentos com Deus de maneira diferente, por essas razões, os diferentes nomes de Jesus podem ter sido dados para nos ajudar a nos relacionar com Deus de maneiras que se ajustem melhor às nossas características especiais

Em todo caso a Bíblia diz que Jesus é o nome que está acima de todos os nomes:

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.   (Filipenses 2:5-11)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...