terça-feira, 10 de dezembro de 2019

TIRANDO A ESTERILIDADE DA TERRA E TORNANDO-A FÉRTIL


Tirando a esterilidade da Terra e tornando-a fértil
  
Texto Base: II Reis 2:19 à 22  JS 6 : 26

A - Introdução:
O que gera a esterilidade?

Ser estéril quer dizer, ser infrutífero, impedido de gerar, que não pode trazer vida  nem a perpetuar

Várias são as causas da esterilidade:
- Herança Genética (Sara, Ana, Raquel)
- Maldições (Jericó  - I RS 16 : 34 )
- Falta de disposição para gerar (Onã)
- Impotência (Abraão - HB 11 : 12 )

B – Jericó, a Cidade Maldita
Jericó era a cidade mais antiga da palestina e das mais fortificadas. Era a entrada para a Terra Prometida.
A resistência ao povo de Deus era demasiadamente grande (JS 6:1), era das mais idólatras e prostituídas das cidades ao redor. Foi escolhida por Deus para ficar como um exemplo para Josué e todo povo da região, Deus queria santificar aquele lugar (JS 5:13 a 15 ), e a única forma seria impedir a reconstrução daquela cidade maligna. Então Josué liberou uma maldição sobre aquela cidade e ela se cumpriu.
Uma cidade que antes era maravilhosa, com fontes de água, agora na época de Eliseu, suas águas eram más e sua terra estéril.
Como tirar a esterilidade daquela Terra tornando-a fértil?

C – Processo de romper com a esterilidade da Terra, e torná-la fértil
1º Dizer “não” aos apelos emocionais que querem nos envolver com a maldição da terra

I RS 2 : 5 E 23  “Também tu sabes o que me fez Joabe, filho de Zeruia, e o que fez aos dois comandantes do exército de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jéter, os quais matou, e, em tempo de paz, vingou o sangue derramando em guerra, manchando  com ele o cinto que trazia nos lombos e as sandálias nos pés.

(23) E jurou o rei Salomão pelo Senhor, dizendo: Deus me faça o que lhe aprouver, se não falou Adonias esta palavra contra a sua vida.”
Os discípulos dos profetas estavam comprometidos com a potestade da localidade, conviviam e já haviam se acostumado com a miséria e maldição do local.
Eliseu tinha um chamado e uma obra a realizar porém quando chegou ao local, aqueles que ele iria ajudar queriam humilhá-lo e até faze-lo  parar. Queriam colocar no coração de Eliseu que ele sem Elias – seu mestre, não seria ninguém.

Os discípulos representam os nossos familiares, que presos às maldições, nos querem humilhar e nos dissuadir de rompermos com nossa antiga herança maligna.
O próprio Elias queria que Eliseu não o acompanhasse, porém Eliseu foi até o fim de seu propósito.

2° - Rasgar suas vestes de insegurança (Aprendiz) para receber o manto de autoridade (capa de mestre) que te dá a porção dobrada da unção

2 RS 2 : 12 A 14  “ O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.

(13) Então, levantou o manto que Elias lhe deixara cair e, voltando-se, pôs-se à borda do Jordão.

(14) Tomou o manto que Elias lhe deixara cair, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, Deus de Elias? Quando feriu ele as águas, elas se dividiram para uma e outra banda, e Eliseu passou.”

Elias foi levado ao céu, porém Eliseu havia permanecido fiel ao lado dele até receber a unção
Agora estava sozinho, humanamente falando, porém a unção dobrada  estava sobre sua vida.
Eliseu então rasgou suas vestes de discípulo, que era a experiência de  depender dos homens, para agora viver o poder de Deus em sua vida.
Ele não teria mais que viver das experiência dos outros, ele próprio iria modificar aquela terra estéril

3° Saber que mesmo que os outros não confiem em você, Deus te constituiu e vai te honrar.

2 RS 2 : 15 A 18  “ Vendo-o, pois, os discípulos dos profetas que estavam defronte, em Jericó, disseram O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. vieram-lhe ao encontro e se prostraram diante dele em terra.

(16) E lhe disseram: Eis que entre os teus servos há cinqüenta homens valente; ora, deixa-os ir em procura do teu senhor; pode ser que o Espírito do Senhor o tenha levado e lançado nalgum dos montes ou nalgum dos vales. Porém ele respondeu: Não os envieis.



(17) Mas eles apertaram com ele, até que, constrangido, lhes disse: Enviai. E enviaram cinqüenta homens, que o procuraram três dias, porém não o acharam.

(18) Então, voltaram para ele, pois permanecera em Jericó; e ele lhes disse: Não vos disse que não fôsseis?”

Os discípulos daquela terra, sabiam que ele tinha unção de Deus, porém ainda resistiam, pois viam a sua condição humana e não a sua unção e constituição. Não criam no que ele falava e no fim perderam tempo e tiveram que reconhecer que ali estava um homem de Deus que tinha a unção de fertilidade.

4° Deixar de teoria e por em prática a unção que você recebe hoje

II RS 2 : 19 A 22 

Os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é bem situa esta cidade, como cê o meu senhor, porém as águas são más e a terra é estéril.

(20) Ele disse: Trazei-me um prato novo e ponde nele sal. E lho trouxeram.

(21) Então, saiu ele ao manancial das águas e deitou sal nele; e disse: Assim diz o Senhor: Tornei saudáveis estas águas; já não procederá daí morte nem esterilidade.

(22) Ficaram, pois, saudáveis aquelas águas, até ao dia de hoje, segundo a palavra que Eliseu tinha dito.”
Eliseu iria transformar aquela terra maldita em abençoada e para isso teria que romper com o espirito de esterilidade de miséria.
Por isso foi objetivo ao pedir um prato “novo” com sal. Não poderia ser nada ligado ao passado de miséria. Teria que ser algo que custasse ao povo para romper com a esterilidade.
Não poderia ser qualquer coisa, teria que ser o melhor. O sal é símbolo de conservação (Anti-Contaminação). O termo salário vem de valores pagos através de quantidades de sal, que eram pagos pelo trabalho de um homem por um dia. O sal então era símbolo de valores materiais e econômicos, portanto, o povo tinha que dar algo que lhe fosse importante (prato novo)  e algo que lhes custasse.
Era um ato profético.

D - CONCLUSÃO:
Eliseu tinha agora autoridade sobre a potestade daquela região e Jericó voltaria a ser fértil tome uma posição de ousadia frente a esterilidade, pois conosco está o Jeováh Jiré (Deus provedor).


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