quarta-feira, 6 de novembro de 2019

O BATISMO




O BATISMO

O batismo é somente uma ordenança do Senhor Jesus , sendo o cumprimento de mais um passo , não para a salvação , mas , sim , como obediência à Cristo.

A negligência desta ordenança de Jesus é que se torna pecado. Muitos se batizam, porém, se desviam do caminho do Senhor

É simplesmente um ato público, semelhante a um funeral , no qual o novo homem declara sua morte para o mundo e sua ressuscitação para viver uma nova vida em Cristo.

Agora, se a pessoa deseja ou não viver uma vida santa após o batismo, depende muito das suas escolhas, decisões e posturas

O batismo não salva , não ajuda a salvar e nem preserva a salvação.

Apesar do batismo ser uma boa obra e um testemunho , Efésios 2.8,9 declara:

 “Porque pela graça sois salvos , por meio da fé ; e isto não vem de vós ; é dom de Deus . Não vem das obras , para que ninguém se glorie”.

Esta passagem deixa claro que o batismo não é condição para a salvação e além do mais , temos exemplos de pessoas que foram salvas sem serem batizadas , como o ladrão na cruz que se converteu. Ele não foi batizado e no entanto Jesus lhe disse: “Em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23.43).

Outro exemplo temos em Atos 10.44-48 ; esta passagem demonstra a falha da doutrina da “regeneração batismal” , pois estes crentes haviam se convertido realmente , recebendo o dom do Espírito Santo antes de serem batizados em água.

Outro exemplo ainda que comprova que o batismo não é para a salvação esta registrado em 1 Corintios 1.17: “Porque Cristo enviou-me não para batizar , mas para evangelizar”. Aqui uma distinção é feita entre o Evangelho e o ato do batismo. É nos dito em outras passagens que o Evangelho é que traz a salvação (1 Corintios 15.2) , e que o batismo não é parte do Evangelho como condição para a salvação.  

O que é então que Jesus quis dizer quando se referiu a “ser nascido da água”?.  

Existem 3 maneiras básicas para compreender isso , e nenhuma delas envolve a regeneração através do batismo.

Alguns acreditam que Jesus esteja falando da água do ventre , uma vez que foi mencionado o “ventre materno” no versículo interior.

 Se for assim , então é como se Ele estivesse dizendo: “a menos que sejais uma vez nascidos da água (em vosso nascimento físico) , e então novamente pelo ‘Espírito’ em vosso nascimento espiritual , não podereis ser salvos”.

Outros referem-se a expressão nascido da água como a “lavagem da água , pela palavra”(Efésios 5.26). Pedro refere-se a nascer de novo pela Palavra de Deus (1 Pedro 1.23).

Outros ainda pensam que nascer da água refere-se ao batismo de João mencionado em João1.26 (batismo de arrependimento).  

Seja qual for a interpretação teológica adotada , nenhuma refere-se ao batismo como sendo condição para a salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...