sexta-feira, 9 de setembro de 2016

DAVI, GOLIAS E BATE-SEBA

DAVI, GOLIAS E BATE-SEBA

vida é complicada porque somos complicados. Imagine criaturas feitas à imagem de Deus, o Criador do Universo, e se corromperam. 

Não é de admirar que nosso potencial tanto para o bem quanto para o mal possa alcançar níveis impressionantes. 

Mas isso não se refere apenas ao fato de que algumas pessoas podem atingir grandes níveis de “bondade” enquanto outras, infelizmente, chegam a extremos de depravação; o que ocorre é que ambos os extremos podem se manifestar numa mesma pessoa! 

A boa notícia é que, alguns que antes estiveram no mais baixo nível, pela graça de Deus acabaram fazendo grandes coisas para Ele e em favor da humanidade. 

É claro que o oposto pode acontecer também: os que estão nas alturas podem cair nas profundezas. 

Satanás é real, o grande conflito é real, e a menos que estejamos ligados ao Senhor, até os melhores dentre nós podem se tornar presa do inimigo (1Pe 5:8).

Que palavras de Davi são tão importantes para que entendamos sua vitória? 
Em contraste com isso, leia 2 Samuel 11:1-17
Que nítida diferença vemos no mesmo homem? O que fez a diferença?
O mesmo Davi que derrotou o gigante Golias foi derrotado pela lascívia e arrogância. 
Quantas mulheres esse homem tinha? Então ele viu mais uma, casada, e onde foi parar toda aquela conversa de que “a batalha é do Senhor” (1Sm 17:47, NVI) ou de que “há Deus em Israel”? 
Se houve um momento em que Davi precisasse não apenas saber que “a batalha é do Senhor”, mas que também devia travar essa batalha com a armadura de Deus, esse momento não foi na zona de guerra do vale de Elá, mas nos recessos de seu próprio coração. 
Da mesma forma, no coração de cada um de nós, é travado o grande conflito.
Após cair em si, depois da terrível queda com Bate-Seba, Davi teve tristeza e culpa suficientes para o restante de sua vida. 
Sua tristeza o levou a escrever o Salmo 51, no qual suplicou um coração puro (v. 10) e a restauração de sua comunhão com Deus (v. 11, 12). 
Na grande luta interna dos seres humanos, homens poderosos são tão vulneráveis quanto a pessoa de posição mais humilde; contudo, Deus está disposto a trabalhar com todos os que se arrependem verdadeiramente.
Pense sobre seus triunfos, decepções, vitórias e fracassos. 
Como você pode aplicar as lições dessas histórias às situações que enfrenta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...