segunda-feira, 9 de novembro de 2015

COMO VENCER O ORGULHO


orgulho01

“O orgulho é a galinha sob a qual todos os outros pecados são chocados” (C.S. Lewis)


O grande e piedoso eu!?

Perceba que Deus (embora seja o melhor, o maior, o mais poderoso, enfim, o único ser perfeito); Ele não se impõe a ninguém e não nos força a nada. Assim resumimos que quem é prepotente, autoritário, orgulhoso, altivo, arrogante, não é nascido de Deus. Afinal, a pessoa que realmente é de Deus, todos querem estar perto dela. Lembre-se que Lúcifer foi expulso do céu por causa do orgulho… Sejamos então humildes de espírito, por amor e gratidão a tudo que Deus nos tem dado, afinal tudo que somos ou temos foi Deus quem nos deu.

Lucas 14.1-11:
Num sábado, Jesus entrou na casa de certo líder fariseu para tomar uma refeição. E as pessoas que estavam ali olhavam para Jesus com muita atenção. Um homem, com as pernas e os braços inchados, chegou perto dele. E Jesus perguntou aos mestres da Lei e aos fariseus: — A nossa Lei permite curar no sábado ou não? Mas eles não responderam nada. Então Jesus pegou o homem, curou-o e o mandou embora. Aí disse: — Se um filho ou um boi de algum de vocês cair num poço, será que você não vai tirá-lo logo de lá, mesmo que isso aconteça num sábado? E eles não puderam responder. Certa vez Jesus estava reparando como os convidados escolhiam os melhores lugares à mesa. Então fez esta comparação: — Quando alguém convidá-lo para uma festa de casamento, não sente no melhor lugar. Porque pode ser que alguém mais importante tenha sido convidado. 

Então quem convidou você e o outro poderá dizer a você: “Dê esse lugar para este aqui.” Aí você ficará envergonhado e terá de sentar-se no último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, sente-se no último lugar. Assim quem o convidou vai dizer a você: “Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor.” E isso será uma grande honra para você diante de todos os convidados. Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.

Dentro do contexto maior, este significado não é difícil discernir. Pois era, como ainda é hoje, fácil achar que a boa formação e posição social posiciona alguém melhor aos olhos de Deus. É fácil imaginar que alguém seja, aos olhos de Deus, superior ao pobre ou àqueles que não tiveram oportunidade de estudar e “ascender” na vida social. Este perigo parece estar impregnado no nosso DNA, como no caso do líder fariseu no início da passagem acima, que procurava “julgar” a piedade de Jesus.

O orgulho, especialmente o orgulho na “piedade” é o maior impedimento ao nosso bom relacionamento com Deus. O orgulho ofusca a generosidade de Deus, a sua graça e o seu favor. Jesus gastou boa parte do seu ministério procurando quebrar o orgulho religioso que impede a nossa aproximação humilde da presença de Deus. E a prática da humildade começa com o recebimento na nossa presença, na nossa mesa e nas nossas festas, dos excluídos e marginalizados.

“A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito precede a queda” (Provérbios 16.18)

Com essas palavras inspiradoras Salomão dá um xeque-mate no nosso orgulho muitas vezes escondido sobre a couraça da nossa reputação. É difícil acreditar que se é orgulhoso, mas muitas vezes se é e não se assume. Dizem que os humildes geralmente não sabem que o são, penso que o mesmo pode se aplicar aos orgulhosos.

Viver numa sociedade onde o orgulho é caracterizado como um sentimento medíocre e ao mesmo tempo valorizado na nossa cultura, ainda que de forma velada, como uma característica de pessoas fortes e bem sucedidas é outro ponto que favorece tanto o desenvolvimento do orgulho, quanto o hábito de escondê-lo por debaixo de palavras insinceras.

Reconhecer o orgulho que habita em nossos corações enganosos é uma tarefa árdua e penosa. Não temos o hábito de perscrutar o nosso interior em busca de encontrar a hipocrisia inerente ao ser humano na sociedade atual. É preferível à nossa consciência deixar o hipócrita velado, escondido em falsas crenças e ações desprovidas de um significado mais profundo. Não é fácil reconhecer que se é altivo, afinal, ninguém quer assumir que acredita ser superior aos outros na presença das pessoas em questão.

Somente em certas circunstâncias é que deixamos o espírito de altivez se mostrar sem dó nem piedade. Geralmente ocorre em momentos regados pela raiva e pela decepção. E o pior é que a hipocrisia do orgulho é muitas vezes disfarçada como um combate à injustiça. Como se o nosso sentimento de injustiça justificasse nossa atitude de nos acharmos melhor que os outros. Pura hipocrisia!

Por isso o sábio pontuou bem que a soberba precede a ruína e a altivez a queda. São sentimentos que nos deixam cegos em meio ao que está evidente e ainda mascaram as nossas ações como algo digno em nossos enganosos corações. Deixam aflorar o hipócrita que residia no nosso interior antes de aceitarmos a Cristo e nos lançam numa série de atitudes inconsistentes e desapontadoras ao nosso Deus. Por isso a ruína anda ao derredor dos orgulhosos. Deus nos ajude a sermos humildes!

“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4.6)

Muitas vezes não encaramos o orgulho como algo errado: “Eu tenho orgulho de ser brasileiro”. “Eu tenho orgulho de torcer para o São Paulo”. “Eu tenho orgulho de minha família”. É verdade que em muitos destes casos, estamos apenas nos referindo ao sentimento de satisfação que estas coisas nos trazem. Mas no sentido bíblico, orgulho é uma atitude de superioridade em relação aos demais. Isso desagrada a Deus:

O orgulho pode causar muitos problemas:

– o orgulhoso não pede conselhos, pois acha que pode se virar sozinho; suas ideias são melhores do que as dos outros;
– o orgulhoso fica irado quando seus “pensamentos superiores” são desafiados;
– o orgulhoso não pede perdão pelos seus erros, pois é difícil para aquele que se considera superior, reconhecer que falhou;

– o orgulhoso tem dificuldade de depender de Deus, pois se considera auto-suficiente
– o orgulhoso não pede ajuda para os outros, pois isso significa ter que reconhecer sua incapacidade;
– o orgulhoso pode se tornar tímido ou isolado, pois tem medo do fracasso;

– o orgulhoso normalmente quer ser servido ao invés de servir;
– o orgulhoso pode viver para agradar as pessoas ao invés de agradar a Deus, pois o reconhecimento das pessoas, que alimenta o seu orgulho, se torna algo muito importante;
– o orgulhoso não gosta de perder.

Com esta lista resumida, podemos perceber que o orgulho é uma pedra de tropeço, que nos conduz a vários tipos de práticas pecaminosas. O livro de Provérbios destaca esta realidade:

Diante da compreensão de que o orgulho não agrada a Deus, precisamos entender este assunto biblicamente. Vejamos, assim, o que se passa no coração do orgulhoso.

1. O orgulhoso avalia exageradamente a si mesmo

Quando consultamos o dicionário, vemos que um dos significados da palavra “orgulho” é ter um elevado conceito sobre si próprio. Em outras palavras, o orgulhoso é aquele que avalia a si mesmo com uma nota muito alta. É aquele que olha para suas próprias virtudes com uma lente de aumento. 

***

Um comentário:

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...