sábado, 7 de novembro de 2015

A CAVERNA DE ADULÃO


A CAVERNA DE ADULÃO

CAVERNA DE ADULÃO LUGAR TRANSFORMAÇÃO.

O termo ou o nome Adulão, quer dizer: Lugar de antiguidade ou cidade de Judá ou lugar de justiça.

Mas o que quero falar aqui é sobre alguns homens que se sentindo ameaçados foram tomados de pavor. Sentiram-se ameaçados de mortes, homens que foram perseguidos, outros que um dia caíram no descrédito de muitas pessoas. 

Outras amarguradas por causa de dividas, pessoas completamente alienadas da sociedade por problemas de caráter, pessoas que se encontravam em apertos e com problemas “psíquicos” quem sabe!

A caverna era um local de abrigo, e muitos a usavam como esconderijo. Ali parecia o “melhor lugar para quem quisesse usar também como um local de descanso”. 

Naquela época, alguns pastores que viviam perto de Hebron deixavam no verão as suas aldeias e iam habitar naquelas cavernas e ruínas a fim de ficarem mais perto de seus rebanhos. A maior parte das habitações de Gadara era em cavernas. 

Ló quando Sodoma e Gomorra foram destruídas, a bíblia diz que ele se refugiou em uma caverna, ele e suas filhas. (Cf Gênesis 19:30). Ló também teve medo e por isso foi habitar com suas duas filhas em uma caverna. Abraão sepultou sua esposa Sara em uma caverna chamada de: Macpela (cf Gn 23:19)

Em I Reis 19:9; a bíblia relata o caso do profeta Elias, ele após receber a mensagem de Jesabel, tratou de se esconder em uma caverna, o profeta Elias que antes estava cheio da unção de Deus quando desafiou os 850 profetas. 

Elias foi avisado por um mensageiro que ele iria morrer. A ordem de Jesabel era para dar fim à vida do profeta, e logo que recebeu o recado de satanás, fugiu sem levar seus pertences, largou tudo, até o seu auxiliar foi dispensado, pois Elias temia também pela vida dele. 

O profeta Elias não podia esperar que se completassem as vinte e quatro horas, pois Jesabel estava decidida a acabar com a vida do profeta. Disse Jesabel: Assim me façam os deuses, e outros tantos, se até amanhã há estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles. (cf I Reis 19:2). 

Elias teve medo de Jesabel, ele nem teve tempo de consultar a Deus, fugiu, foi habitar em uma CAVERNA. Versículo 9 – Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E eis que lhe veio à palavra do Senhor dizendo: Que fazes aqui, Elias? 

Sabemos que a bíblia diz em Tiago 5:17 -  Elias era homem sujeito ás mesmas paixões que nós... Isso implica dizer que também podia sentir medo (?). 

A caverna para muitos, tem sido realmente um refugio, grandes homens que foram escolhidos por Deus para desfazer as obras de Satanás. Elias derrotou os 450 profetas de Baal, e mais 400 profetas de Asera, um poste ídolo que Jesabel havia construído para adoração profana. 

Esse foi à gota d’água para Jesabel querer acabar com a vida de Elias. Veja que Elias era o único representante de Deus, entre os seguidores de Baal e Asera. Elias os deixou a vontade e fez propostas a eles, e eles acharam boa a palavra do profeta. (cf I Rs 18:24b). 

Naquele momento de desafio, creio que Elias orava em espírito buscando a presença de Deus para aquele momento tão importante de seu ministério. 

Muitos hoje estão, amargando suas derrotas ministeriais, porque um dia receberam cartas do inferno ameaçando tirar-lhes a vida, ou até mesmo um irmão que se levantou contra você, e porque não dizer de outros que trocaram a unção que estava sobre eles e se enveredaram pelo adultério, pela prostituição, largaram suas ovelhas nas mãos de salteadores. 

NÃO ENTRE NA CAVERNA DO MEDO 

O medo é uma fé mal ajustada. Frase do Apóstolo René Terra Nova. Se você está sendo perseguido por algum motivo, se alguém tem lhe ameaçado de qualquer coisa, firme seus passos em Jesus, não tome rumo às cavernas da vida. 

Saiba que você tem um Deus, que pode tudo e que pleiteia sua causa. Elias só buscou a Deus depois que fugiu de Jesabel. E usou o argumento de que não era melhor do que seus pais para continuar vivo. Elias pediu para si a morte. 

Leia o texto em I Reis 19:1-4. Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. Esses argumentos não funcionam para Deus, pois ele sabe o que você está enfrentando, você optou pela caverna do medo, e se sente impotente diante das ameaças do Diabo. Não dê desculpas esfarrapas para Deus, pois ele já está por dentro de seu esgotamento espiritual. 

Elias não revelou ao Senhor Deus o motivo de ter ido esconder-se naquela caverna, porém, só pediu para morrer. O medo gera depressão muitas vezes faz com que as pessoas desistam até de viver. É preciso ouvir a voz de Deus que diz: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; e te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. 
(Isaias 41:10). 

Existe consolo e conforto melhor do que estas palavras de Deus para aqueles que habitam em cavernas com medo de enfrentar seus problemas diários. Deus está lhe dizendo para você não ter medo das ameaças do Diabo, pois Deus tem o poder de neutralizar as investidas de Satanás contra nossas vidas. Não temas! 

Um dia Deus enviou Samuel á casa de Jessé para ungir um de seus filhos, e na presciência de Deus, o jovem escolhido para governar Israel, era Davi, um jovem de pequena estatura, cheio de sardas pelo corpo, porém um homem segundo o coração de Deus. 

Lemos em I Samuel 16:13 o seguinte: Então Samuel tomou o vaso de azeite, e ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. (...). Agora Davi é um ungido de Deus, está sobre ele o Espírito Santo, o mesmo Espírito que estava também em Elias. Saul também era até então um ungido de Deus, mas a bíblia diz ainda no capitulo 16:14; que o Espírito do Senhor se retirou de Saul. (...). 

I Samuel 21:10 – Levantou-se pois, Davi e fugiu naquele dia de diante de Saul. Davi após ser retirado do palácio do rei Áquis, tomou rumo em direção da CAVERNA DE ADULÃO. Veja só: um ungido de Deus tendo que cometer uma série de aberrações por causa de Saul que o perseguia! Em fim Davi chega àquela caverna, (I Samuel 22: 1 a 5)

Cansando da fuga e do medo que passara no palácio do rei de Gate. Davi agora fica ali escondido sozinho sem ter nada para comer ou beber, passa a residir dentro de uma caverna. As cavernas ficavam geralmente em regiões montanhosas, eram locais onde os fugitivos buscavam refúgio. 

Davi está agora pensando o que será da sua vida daqui para frente. Ele precisa encontrar um jeito de se livrar de seu inimigo. O medo do inimigo nos deixa enclausurado dentro de um quarto e não saímos enquanto o medo não cesse. 

Ficamos aflitos por causa do medo – nossas atitudes passam a ser diferente para com aqueles que nos cercam. Com Davi, não foi diferente, Davi agora é um homem fugindo, de um rei deposto de seu cargo pelo Deus que  lhe ungira alguns dias atrás. 

Davi tinha o Espírito Santo de Deus dentro dele, isso aconteceu logo após ser ungido o novo rei de Israel. “Deus não nos deu um espírito de covardia”. Temos o Espírito santo de Deus em nós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 

Davi agora vai receber alguém importante para lhe fazer companhia, ele está só e pensando nas ameaças de Saul, ele não pensa em outra coisa a não ser em Saul que de uma hora para outra pode descobrir onde ele está escondido. 

                                   DAVI É VISITADO NA CAVERNA.

Mas de repente ele ouve vozes e passos em direção a caverna, mas quem será? Ninguém sabe que eu estou aqui? (Deus sabe!). Mas não se assuste Davi! São seus familiares que vieram saber de você ok? Eles estão preocupados com você! 

Então chegam os parentes de Davi, até a caverna de adulão, porque ficaram preocupados com Davi, e começam a abraçá-lo e ficaram felizes em saber que ele estava “bem”. Só não entenderam o porquê de ele ter se abrigado ali naquele lugar esquisito. Mas não foram só os parentes de Davi que foram ter com ele. 

I Samuel 22 de 1 a 5 – Depois Davi, retirando-se desse lugar, escapou para a caverna de adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para ter com ele. 

Ajuntaram-se a ele todos os que se achavam em aperto, todos os endividados, e todos os amargurados de espírito; e ele se fez chefe deles; havia com ele cerca de quatrocentos homens. (...). Agora vamos falar de outra classe de pessoas. 

Um rei diante de homens problemáticos 

Além da família de Davi, agora ele tem com ele na caverna uma classe de pessoas, que também estavam enfrentando algum tipo de problemas; e ele agora vai ter que ouvir um por um, e saber o por que de eles terem ido para aquele local. 

Davi agora não está mais só, ele agora tem a companhia de outras pessoas, alem de seus pais e irmãos. Mas também estão com ele algumas pessoas que foram rejeitados pela sua igreja, pela sociedade. Mas como alguém que está em dificuldades, pode ajudar a outros? 

Paulo disse a igreja de Coríntios o seguinte: Fiz-me como fraco para os fracos; para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. (I Coríntios 9:22). 

Mas quem poderá conter as palavras? Eis que tens ensinado a muitos, e tens fortalecido as mãos fracas. As tuas palavras têm sustentado aos que cambaleavam, e os joelhos desfalecentes têm fortalecido. Mas agora que se trata de ti, te enfadas; e, tocando-te a ti, te desanimas. (Jó 4;3-5). 

Davi se vê diante de pessoas com uma variedade de problemas e o que ele pode apresentar para aquele povo? Se ele também foi até aquela caverna com medo de Saul? 

Só que aquelas pessoas também não tinham alternativas, estavam também em situações talvez piores do que Davi. Sempre é bom ter alguém do nosso lado, que nos faz recordar o inicio de nosso ministério, isso nos faz lembrar as pessoas que muitas vezes tivemos que receber em nossos gabinetes, tentando tratar de seus males. Davi no momento em que viu toda aquela gente entrando naquela caverna lembrou-se dos gabinetes que muitas vezes deu para pessoas completamente desesperadas. 

Se você já deu gabinetes para pessoas com uma variedade de problemas, não é fácil! Para quem recebe pessoas com várias espécies de problemas. Você ouve tantas coisas. Com Davi não foi diferente. Aqueles homens queriam saber se Davi podia resolver seus problemas. Quem já tratou de uma pessoa amargurada, de uma pessoa que passa por apertos, e pessoas com problemas espirituais e endividadas? 

Tenho visto muitas pessoas procurando seus pastores, ou até mesmo um líder espiritual para orarem com elas, e muitas vezes saem de lá sem respostas. Temos muitos lideres despreparado, que não sabem como resolver certas situações. 

É na caverna da autoajuda que vamos encontrar todo tipo de pessoas. Muitos líderes estão deixando que muitos saiam por ai procurando respostas para seus problemas, porque não tiveram uma resposta para os seus problemas. Quantos irmãos nossos foram embora do nosso convívio por falta de sabedoria de alguns “Líderes?” e hoje não suportam mais ouvir falar em igreja, não acreditam mais no imensurável amor de Jesus Cristo. 

Embora também saibamos que muitos não procuram seus pastores, não procuram seus Líderes quando estão em dificuldades, até mesmo de seus familiares se afastam para longe deles. (...).

Quem são os personagens que residem neste local que creio que era de difícil acesso? Primeiramente foi para essa caverna, o rei Davi que estava fugindo de Saul. Davi estava vivendo momentos de perdas, ele perdera tudo! Ele não gozava mais dos privilégios de antes, era um homem desacreditado de tudo e de todos, não tinha segurança e lhe faltava à campainha de amigos e de seus parentes, mas ele continua fugindo dos problemas que invadiram sua vida, a paz que tinha outrora havia escapado e só lhe restou uma coisa; fugir. Davi fugiu primeiramente de Saul. (I Sm 21:10)

E depois teve medo de Áquis, rei de Gate. (I Sm 21:12b). Nem sempre fugir dos problemas é a solução para sairmos deles, temos que enfrentá-los se quisermos alcançar a vitória. No Salmo 142; 6,ele diz: Atende ao meu clamor, pois estou muito abatido; livra-me dos meus perseguidores, pois são mais fortes do que eu. 

Ele expõe ao Senhor o motivo de sua fuga para a Caverna de Adulão. Essa oração Davi fez quando estava na caverna, ele pede proteção de Deus, pois não se acha em condições de vencer seus inimigos. No versículo 7, ele diz ainda: Tira a minha alma da prisão, para que eu louve o teu nome. Então os justos me rodearão, por causa da tua bondade para comigo. 

Mais Davi estava ali sozinho e pensativo com seu coração ferido por causa de sua situação, ele entra quase que em desespero, pois talvez nunca tivesse imaginado em sua vida antes mesmo de ser ungido rei de Israel, ter que passar por esse deserto. 

Muitas pessoas hoje estão amargando o peso de suas derrotas, pessoas presas ou escondidas em cavernas de problemas, pessoas depressivas porque não conseguiram sair de certas situações, muitas até já praticaram ou tentaram suicídios. 

Satanás não refresca, não alivia uma pessoa de espírito fracassado, ele nunca vai lhe direcionar uma saída para seus problemas, pelo contrário, ele vai lhe mostrar sim, uma forma de parar de sofrer, não escute seus conselhos, corra para os braços de Jesus que é o CAMINHO, A VERDADE e a VIDA... 

Mais Davi não ficou só por muito tempo não, a bíblia me diz que quando seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para estar com ele. (I Sm 22;1b). A família é um presente de Deus para nós, ainda que haja algumas discordâncias entre alguns, é sempre bom desfrutar da companhia de nossa família. Louvado seja o Senhor! 

Outras pessoas também foram chegando para aquela caverna onde Davi e sua família estava. Mais essas pessoas que se juntaram a Davi, era uma classe que tinham problemas de significados diferentes, tinham homens que se acham em apertos, tinham os endividados “Dividas, sempre dividas”, e tinha também outra classe, os amargurados de espíritos, ele Davi se fez chefe deles. Eram com ele uns quatrocentos homens. (I Sm 22;2)

Tem pessoas que quando estão enfrentando problemas, não querem ninguém por perto, elas não querem a interferência de ninguém, acham que podem lidar com seus problemas sozinhos e se isolam. Foi isso que Davi e aquelas pessoas fizeram, correram de suas famílias, eram problemáticos mais ao mesmo tempo ainda sobrava espaço para o orgulho, não é verdade?

Creio que Davi ficou surpreso quando viu aquele movimento de pessoas chegando naquela caverna, ele deve ter dito: Mais que barulho é este? Ninguém sabia que eu estava escondido aqui? Mais Davi se esqueceu do Salmo 139 de sua autoria que diz: Para onde me irei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? (Salmos 139; 7)

É Davi: ninguém se esconde da presença de Deus, podemos até tentar mais será em vão! Que diga Jonas que também pensava assim! Mas vamos em frente! Agora Davi não está mais só, ele começa a observar toda aquela gente em volta dele talvez questionando o porquê de ele ter ido parar ali. 

Quando ele pensava que era somente seus parentes, ele escuta outro barulho vindo em sua direção, mais quem será agora? Talvez pensasse em Saul que não havia ainda desistido de matá-lo. 

Mais não era não! Eram outras pessoas que precisavam de abrigo, pessoas que já citei anteriormente que queriam ficar por ali até passar aquela onda de dificuldades. Os amargurados de espíritos eram atacados por Satanás. 

Os endividados eram os que com certeza tinham dividas com agiotas, com bancos e quem sabe ali não havia empresários falidos por conta de não poder quitar suas duplicadas vencidas. Isso sem contar com os impostos  que eram cobrados abusivamente na época de Saul.

Agora vem o outro lado da história: Davi aos poucos vai recobrando os sentidos, uma nova sensação de ânimo invade sua alma, ele já não se sente mais só, agora começa a recordar suas atividades como um Líder em potencial, Davi vai tratar daquelas pessoas da melhor forma possível, e viu que não adiantava continuar fugindo se ele tem um Deus que tomou a causa dele por justiça. 

Davi precisa agora de renovação de forças para treinar toda aquela gente que foi ao seu encontro, e deu certo! Ele se fez chefe deles, ele trouxe aquelas pessoas de volta ao convívio da sociedade, ele deu instruções para eles de como enfrentar suas dificuldades financeiras, dificuldades familiares que estavam fazendo com que eles se distanciassem uns dos outros. 

Davi mostrou  para eles o significado da vida, e de confiar em Deus. Ele não tinha nenhum material para expor em  um quadro ou até mesmo materiais para escrever, não havia ali um Data-Show naquela caverna, mas Davi tinha uma vasta experiência em sua caminhada com Deus. Suas conquistas diante de Golias. Davi ensinou-lhes sobre o valor do caráter, da disciplina e ainda lhes deu emprego, foram chamados para compô seu Exercito. 

Temos que mudar o sentido das coisas, saindo dos problemas e buscando as orientações de Deus. Se formos pela força de nosso braço, estaremos perdidos. Deus é o nosso refugio, a nossa fortaleza, socorro bem presente na angustia. (Sl 46; 1)

Davi conseguiu sair daquele lugar escuro, as cavernas sempre são frias e escuras. Ele agora toma a posição de um Líder que vai poder contar com seus valentes, treinar quatrocentos homens feridos pelos embates da vida e sem qualquer perspectiva de sobrevivência, não foi muito fácil, mas ele era um Líder apagado pelo medo e pela perseguição. Nós temos sido realmente homens valentes de Deus ou estamos indo em direção as cavernas? Pense nisso! 

Tende cuidado que ninguém se prive da graça de Deus, e que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por elas muitos se contaminem. (Hb 12:15). 


Mardoqueo Santiago de Araujo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...