quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A TEOLOGIA DA SEGURANÇA



A TEOLOGIA DA SEGURANÇA
O CENTRO DA VONTADE DE DEUS 

Você já deve ter ouvido falar que o lugar mais seguro para se estar é no centro da vontade de Deus. Tenho certeza de que esta promessa é bem-intencionada, mas é tão inverídica quanto inócua. 

Quando cremos que o propósito, a intenção ou a promessa de Deus é que estejamos a salvo de todo tipo de mal, estamos totalmente desligados do movimento e do poder de Deus

De alguma maneira, perdemos a noção de realidade e experiência Bíblica.

De Abraão a Paulo, aqueles que seguiam a Deus estavam sujeitos a grandes perigos. 

Todos os personagens bíblicos passaram sufoco e muita tribulação, TUDO por serem escolhidos para fazer a vontade de Deus

Paulo descreve sua jornada com Jesus como algo perigoso. Em 2 Coríntios 11:23-28, Paulo escreve coisas dramáticas, o caso deste homem de Deus é o mais interessante, com muito sofrimento pela causa de CRISTO, foi intenso:

"...Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;

Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? 

Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto. 

Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas pôs guardas às portas da cidade dos damascenos, para me prenderem. E fui descido num cesto por uma janela da muralha; e assim escapei das suas mãos. (2 Coríntios 11:23-33)

A verdade é que o centro da vontade de Deus não é um lugar seguro - Pelo contrário, é o mais perigoso do mundo!

Deus não teme nada e ninguém! Ele faz todas as coisas de maneira deliberada e poderosa. Viver fora da vontade de Deus nos coloca em situação de perigo. Viver dentro da vontade de Deus, além de ser perigoso, nos torna pessoas perigosas 

Muitos gostam de citar versículos fora de contexto, tipo estes aqui: "...aquele que está em nós é maior do que aquele que está no mundo" / "...tudo posso naquele que me fortalece" / "...sejam fortes e corajosos"

Poucos dizem assim, como Paulo: "...porque pra mim o viver é Cristo e o morrer é lucro"  

Esta é palavra de encorajamento de Paulo, em suas experiências de perigo. A mensagem de Paulo é evidente: Seguir Jesus é uma tarefa perigosa. Ele estava pronto para morrer em nosso favor. Deus não apenas estava disposto a permitir que ele morresse, como também lhe ordenou que fizesse isso

A única maneira que os cristãos pela qual possam verdadeiramente seguirem Jesus é morrendo para eles e vivendo para Ele. Só homens mortos para si mesmo, mortos para o mundo podem seguir o Deus da cruz

Como podemos considerar a fé cristã segura se a sua maior metáfora é um instrumento de morte?

Os cristãos adoram se concentrar naqueles personagens que foram atirados aos leões e viveram, que foram jogados no fogo e saíram ilesos, não se queimaram nenhum pouquinho.

Mas se esquecem que muitos outros heróis morreram de forma dramática: E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.


No entanto, as Escrituras são claras quando mostram que a segurança não é uma premissa da fé. O autor da carta aos Hebreus também afirma que: 
 
Muitos foram apedrejados, torturados, açoitados, serrados, tentados, enfrentaram zombarias, foram mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa (Hebreus 11:36-39)

O centro da vontade de Deus realmente não é um lugar seguro. Pelo contrário, continua sendo o mais perigoso do mundo

A única esperança é que Deus esta no controle de tudo. Ele prepara um cidade celestial aos que perseveram até o fim

TUDO TEM PROPÓSITO, DIREÇÃO, PROTEÇÃO E PROVISÃO DE DEUS

Alguns trechos foram retirados dos escritos de Erwin Mcmanus (livro:  Uma força em movimento)
 
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...