quinta-feira, 1 de outubro de 2015

OS LUGARES TORTUOSOS


OS LUGARES TORTUOSOS 
Há pessoas que são naturalmente fortes. Outras sofrem de timidez e fraquezas. Mas, há também aquelas cujas vidas têm sido emaranhadas pelo inimigo.
Em algum instante de suas vidas, provavelmente na infância, experimentaram algo devastador, que deixou uma cicatriz emocional em seu caráter.
Para algumas, isto pode ter sido abuso sexual ou estupro. Para outras, pode ter sido maus tratos físicos. Outros, ainda, foram psicologicamente traumatizados por contínuo abuso verbal e/ou rejeição.
O divórcio de seus pais, por exemplo, freqüentemente proporciona este tipo de devastação na personalidade das crianças.
Estas coisas e muitas outras deixam as pessoas que as experimentaram com um tipo de ponto de vista “tortuoso” da vida. Elas têm cicatrizes emocionais profundas.
Quando o curso normal da vida as põe em contato com estas danificadas áreas internas de sentimentos, elas fogem ou exibem reações peculiares.
Elas evitam qualquer situação que possa lhes lembrar destas experiências ou que lhes faça revivê-las outra vez.
Assiduamente, maridos, esposas ou outros ao redor desses pessoas, não conseguem entender porque eles reagem à vida, da maneira como o fazem. Essas são áreas danificadas através das quais Deus não pode Se mover.
Tais indivíduos usualmente não querem que Deus ou ninguém mais esteja mexendo com estas partes interiores. Freqüentemente, há uma grande dor associada àquilo que causou esta distorção psicológica.
Portanto, eles evitam qualquer transação pessoal, que possa tocá-los na área de dor. Suas vidas manifestam um tipo de comportamento enrolado e estranho. Ao invés de reagir normalmente às situações do dia a dia, muitas vezes enxergam nelas um perigo escondido.
Assim, pelo menos internamente, eles se fecham, voltando-se para se esconderem atrás de alguma barreira emocional frágil que erigiram em suas mentes e que, acham, irá protegê-los de mais dores.
Entretanto, isto não funciona. Vendo estas reações peculiares, aqueles que estão ao redor deles, com freqüência, são estimulados a fazer ou dizer as coisas exatas que irritam o ferimento. Tentando ajudá-los a se libertar destes estranhos modos, acabam por feri-los mais.
A solução de Deus para estes ferimentos profundos é trazê-los para a luz. Precisamos abrir nossas vidas para Jesus e deixá-Lo “ver” o que nos aconteceu.
Precisamos deixá-Lo tocar e curar nossos ferimentos mais profundos. Mais uma vez, a fé é requerida. Precisamos saber e confiar que Deus nos ama completamente e sem reservas. Precisamos crer que Ele nos tratará, com a mais tenra bondade.
Precisamos ter fé que, porque Ele nos fez, sabe como curar nossas feridas e que o fará com o mínimo de sofrimento.
A menos que sejamos capazes de abrir essas áreas de nossas vidas inteiramente a Ele, nunca poderemos experimentar Sua cura.
É absolutamente imperativo para nós, abrirmos totalmente cada “porta” interna a Ele, permitindo que veja tudo. Tudo o que aconteceu, tudo o que nos foi dito ou feito, todas as nossas dores e lágrimas devem ser colocados aos Seus pés. Deste modo, o Grande Médico virá, colocará Sua mão sobre você e o curará.
Em alguns casos, indivíduos feridos emocionalmente sepultaram tão profundamente sua ferida que mesmo suas próprias mentes “esqueceram” o que aconteceu.
Eles reprimem os sentimentos tão severamente – tornando-se um aleijado emocional, no processo – que encobrem completamente o que aconteceu. Isto pode ser especialmente verdadeiro em casos de estupro ou abuso sexual de criancinhas.
Mas, à medida que crescemos espiritualmente, e somos mais e mais íntimos de Jesus, Ele pode e vai trazer estas coisas à mente. Ele irá fazer brilhar Sua luz sobre elas. Não quero dizer que devemos tentar pensar ou imaginar que algo ocorreu, quando realmente não foi assim.
Apenas sei que, em Seu tempo e a Seu modo, Ele pode revelar “memórias esquecidas”, sepultadas, que estão impedindo nosso progresso espiritual.
Então, com Sua luz, Ele pode curar essa área para que Sua Vida possa fluir por meio de nós, de maneira nova.
Um segredo para a cura emocional é o perdão. Jesus pode nos capacitar a dar o perdão genuíno e profundo, para aqueles que nos machucaram.
Este é um fator extremamente importante no processo de cura. Quando somos capazes de perdoar aos outros, experimentamos uma libertação maravilhosa.
À Sua luz, podemos ver como aqueles que nos feriram eram apenas fantoches do inimigo de Deus. Podemos entender como eles também, talvez, sofreram coisas semelhantes e que, vivendo e agindo nas trevas, simplesmente foram instrumentos do diabo.
O perdão de Cristo pode inundar nossa alma e libertar a ambos, a nós e àqueles que nos feriram, da escravidão dos nossos próprios sentimentos. Este perdão sobrenatural abre caminho para a cura divina em nossas almas.
Após trazer tudo para a luz de Deus e, então, perdoar aos outros, há ainda um outro passo. Estes indivíduos feridos e emaranhados, precisam abrir estas áreas de suas vidas para Jesus preencher. Eles, como aqueles com vales de fraquezas e medos, precisam, pela fé, desejar pisar nestes territórios que antes eram apenas dor. Precisam, confiando na proteção de Jesus, acelerar os passos em obediência, para experimentá-Lo no que, talvez, fosse apenas uma “carne moída” emocional.
Eles precisam derrubar suas frágeis barreiras psicológicas protetoras, que erigiram em suas mentes; precisam parar de correr de relacionamentos íntimos e emocionais e começar a deixar a Vida de Jesus preencher essas áreas.
Precisam desejar deixá-Lo agir e reagir, deixá-Lo amar e ser amado. Apenas arriscando tudo e caminhando por fé nestas áreas emocionais feridas, alguém pode ser liberto e curado completamente.
Evitar tal abertura da alma somente causará mais dor a si mesmo e aos outros.
Através do perdão e do toque curador de Jesus, as áreas danificadas de nossas vidas, então, se tornam abertas para a Vida de Deus viver e morar dentro de nós. Talvez isto tome algum tempo, talvez mesmo alguns anos, nos abrindo para o nosso Curador. Não há regra aqui. Cada vida é diferente, e Jesus sabe o que é melhor.
Sem dúvida, com o tempo e fé, poderemos experimentar a nova Vida enchendo estas áreas feridas. Elas também podem ser usadas por Deus para manifestá-Lo. Os modos tortuosos podem se tornar retos, para que
Ele possa Se mover por meio de nós. Além disso, é através destas determinadas áreas onde somos atacados e feridos pelo diabo, usando outras pessoas, que podemos ter o impacto mais poderoso. Estas partes de nossas vidas, depois de terem sido curadas e preenchidas por Deus, tornam-se armas poderosas contra o maligno que tentou nos destruir. Certamente, “...até o aleijado levará sua presa” (Is 33:23 NVI).
escrito por David W. Dyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...