sábado, 3 de outubro de 2015

INTROVERTIDOS & EXTROVERTIDOS



INTROVERTIDOS & EXTROVERTIDOS 

Muitas pessoas fingem ser extrovertidas, na realidade são introvertidos disfarçados passam batidos em parquinhos, clubes, festas, igrejas, bairros, escolas e corredores de empresas. 

Alguns enganam até a si mesmos. Mesmo as pessoas mais improváveis
consideram-se introvertidas. Faz sentido que tantos introvertidos escondam-se até de si mesmos.

Vivemos em um sistema de valores que exalta a Extroversão — A crença de que o homem/mulher/jovem ideal, sente-se confortável sob a luz dos holofotes.

O típico extrovertido prefere a ação à contemplação, a tomada de riscos à cautela, a certeza à dúvida.

Ele prefere as decisões rápidas, mesmo correndo o risco de estar errado. Ela trabalha bem em equipes e socializa em grupos.

Gostamos de acreditar que prezamos a individualidade, mas muitas vezes admiramos um determinado tipo de indivíduo — o que fica sempre confortável sendo o centro das atenções.

É claro que permitimos que solitários com talento para a tecnologia que criam empresas em garagens tenham a personal idade que quiserem, mas esses são exceções, não a regra, e nossa tolerância estende-se principalmente àqueles que ficaram incrivelmente ricos ou que prometem fazê-lo.

Introversão — com suas companheiras sensibilidade, seriedade, insegurança e timidez — é, hoje, um traço de personalidade de segunda classe, classificada em algum lugar entre uma decepção e uma patologia.

A extroversão é um estilo de personalidade atraente ao extremo, mas a transformamos em um padrão opressivo que a maioria de nós acha que deve seguir.

O Ideal da Extroversão tem sido bem documentado em vários estudos, apesar de essa pesquisa nunca ter sido agrupada sob um único nome.

Pessoas loquazes, por exemplo, são avaliadas como mais espertas, mais bonitas, mais interessantes e mais desejáveis como amigos.

A velocidade do discurso conta tanto quanto o volume: colocamos aqueles que falam rápido como mai s competentes e simpáticos que aqueles que falam devagar.

A mesma dinâmica aplica-se a grupos, em que pesquisas mostram que os eloquentes são considerados mais inteligentes que os reticentes — apesar de não haver nenhuma correlação entre o dom do falatório e boas ideias.

Até a palavra “introvertido” ficou estigmatizada — qualquer estudo informal
mostra que os introvertidos são descritos como “exóticos” "desleixados", “inseguros", "relaxados", "desastrados" “desajeitados”.

Mas cometemos um erro grave ao abraçar o Ideal da Extroversão tão inconsequentemente.

Algumas das nossas maiores ideias, a arte, as invenções — desde a teoria da evolução até os girassóis de Van Gogh e os computadores pessoais — vieram de pessoas quietas e cerebrais que sabiam como se comunicar com seu mundo interior e os tesouros que lá seriam encontrados.

Sem introvertidos, o mundo não teria: A teoria da gravidade; A teoria da relatividade; “O segundo advento”, de W.B. Yeats; Os noturnos de Chopin Em busca do t empo perdi do, de Proust; Peter Pan; 1984 e A revolução dos bichos, de George Orwell; “O Gato do Chapéu”, do Dr. Seuss; Charlie Brown; A lista de Schindler, E.T. e Contatos imediatos de terceiro grau, os ótimos filmes de Steve Spielberg; O hoje famoso e poderoso "Google" ;até o Harry Potter;

Estes gênios, entre muitos outros criadores, que daria para fazer uma imensa lista eram e ainda são INTROVERTIDOS... Qual é o segredo deles?

*** escrito por SUSAN CAIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...