sexta-feira, 16 de outubro de 2015

O CULTO DOS HOMENS




O CULTO DOS HOMENS


A idade do culto em nosso planeta é a idade do homem. Todas as pessoas cultuam, diz a antropologia.

Está na natureza do homem cultuar, todos os povos, em todas as épocas revelaram uma sensibilidade religiosa e uma tendência ao sobrenatural.

O homem primitivo temia os relâmpagos e os trovões pois julgavam ser, os mesmos, manifestações do desagrado por parte dos deuses.

O medo do desconhecido e a necessidade de dar sentido ao mundo que o cerca, impulsionou o homem a criar diversos sistemas de crenças, cerimônias e cultos.

Segundo Billy Grahan: "Há um vazio com a forma de Deus em nossos corações, porém muitas pessoas tentam enchê-lo com outras coisas."

Em nossos dicionários encontramos como sinônimo de culto as palavras: veneração, adoração ou um conjunto de atos que os homens utilizam para render homenagens à divindade. Sendo o culto, interno ou externo, individual ou coletivo.

"Culto é todo o processo pelo qual a pessoa se aproxima de Deus principalmente com adoração e louvor

O termo liturgia nos dias atuais assumiu uma nova conotação relativa à ordem de culto no que se refere à sua formalidade.

"Culto não é uma invenção humana, é uma oferta divina. Deus oferece a si próprio em relacionamento pessoal e o homem responde. A visão de Deus requer uma resposta em culto. Porque Deus é digno de ser cultuado."

O profeta Isaías viveu esta experiência (Isaias.6). Ao entrar no templo viu a majestade e a santidade do Ser Supremo, viu o trono excelso e elevado, viu os serafins que em altas vozes clamavam uns para os outros: "Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos, toda a terra está cheia da sua glória."

O profeta reconhece a sua pequenez, bem como a de seu povo e clama "Ai de mim, estou perdido!"

Mas Deus, em sua infinita misericórdia, providencia a purificação. Isaías recebe o perdão e ouve o apelo do Senhor, consagrando a sua vida: " Eis-me aqui, envia-me a mim."

" O culto da igreja é o Opus Dei, ou seja, o trabalho de Deus que é feito por si só. Quando tentamos cultuar por causa dos benefícios que receberíamos, o ato deixa de ser culto, porque começa a tentar usar Deus como um meio para conseguir alguma coisa.

Nós cultuamos a Deus unicamente por causa de cultuar a Deus." Cultuamos a Deus pelo que Ele é, pelos seus atos poderosos, pelos seus atributos eternos, pelo seu grande amor por nós demonstrado em Jesus Cristo, o nosso eterno Salvador.

O culto não é barganha para receber bênçãos. Deus está pronto a nos conceder bênçãos, a operar milagres em nossas vidas, porque ele é o mesmo de ontem, de hoje e será eternamente, mas Ele age de acordo com a sua vontade, soberania e a vontade dele é o nosso bem. Deus não age por nossa pressão ou determinação.

" Cultuar é despertar a consciência para a santidade de Deus, alimentar a mente com a verdade de Deus, abrir o coração ao amor de Deus e dedicar a vontade ao propósito de Deus."

Esta frase de Jesus, o mestre por excelência: " Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito e importa que os que o adoram o adorem em espírito e e em verdade. Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás." (João 4.23,24; e Mateus.4.10)

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...