terça-feira, 14 de julho de 2015

A DIFERENÇA DE CARÁTER


A DIFERENÇA DE CARÁTER


A vida de dois reis de Israel SAUL e DAVI apresentam uma enorme diferença de caráter um do outro

Davi sempre preocupado com seu estado espiritual. Ele parava, pensava e agia segundo a vontade de Deus

Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim.
(Salmos 26:11)


Saul sempre preocupado com a sua vida, seu poder, sua fama, seus status. Saul não tinha tempo de parar, pensar e agir segundo a vontade de Deus

Davi assumia culpa e orava: “Não retires de mim Senhor a tua presença, Não retires de mim o Teu espírito”

Saul dizia não retires de mim o meu reino. Saul tinha o caráter voltado pata as coisas exteriores

Deus atende aqueles que Nele confiam

Saul confiava nas posses, riquezas: "eu sou, eu posso, eu tenho"

Davi confiava em Deus: "sem ti eu não sou nada"

A ARCA DA ALIANÇA representava a presença de Deus, ela ficou esquecida no reinado de Saul - O rei Saul nunca demonstrou interesse em trazê-la de volta a Jerusalém, mas Davi pensou diferente. 

Davi desejava, ardentemente, ver a presença de Deus restaurada no lugar de origem, em Jerusalém. Ele queria viver sob a sombra da glória de Deus.

Saul foi um rei segundo a carne, Davi foi um rei segundo o Espírito. 

Saul foi escolhido pela aparência porque "desde os ombros para cima, sobressaía a todo povo" (1 Samuel 9.2). 

Por sua estatura e beleza, ele "pareceu" ser o mais indicado. 

Deus tinha o melhor para o povo, mas em Seu devido tempo. O povo insistiu e quis algo menos do que "o melhor" e Saul foi nomeado rei.

Saul perdeu, rapidamente, seu mandato dado por Deus, pois seu governo pretendia agradar aos homens e não a Deus. 

Não há lugar para "políticos" na obra de Deus. Enquanto filhos de Deus, o nosso "público" é composto de um só: nossa platéia é Aquele que nos criou para o louvor de Sua glória.

Davi, por outro lado, foi o rei escolhido por Deus, um homem que tinha sido equipado e treinado através de um íntimo relacionamento com seu Senhor.

Davi foi moldado, Davi deixou que seu caráter fosse transformado de experiência em experiência com Deus 

Quando Deus tirou o reinado das mãos de Saul e o colocou nas mãos de Davi (Veja 1 Samuel 28.17), este disse, através de suas ações: "Não usaremos caminhos humanos para buscar a Deus."

Ambos tiveram o final que mereceram, Saul um triste fim, Davi um reinado de glórias 

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...