quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

O DESGOSTO MATA; O IDEAL VIVIFICA

 O DESGOSTO MATA; O IDEAL VIVIFICA:

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. (Eclesiastes 9:10)
No escritório de um cemitério, aproximou-se do secretário um motorista uniformizado e lhe disse: "Minha esposa está abatida demais para entrar, o senhor tenha a bondade de ir até o carro para conversar com ela".
Esperando no carro, estava uma senhora idosa, muito fraca, cujos olhos cansados pareciam conter uma tristeza permanente.
"Sou Amélia Adams", disse ela. "Há dois anos que lhe mando cada semana uma nota de 10 reais".
"Oh, sim", interrompeu o secretário, "para comprar flores".
"Sim, senhor. Flores para a sepultura do meu filho.
Vim aqui hoje pessoalmente falar com o senhor", a velhinha quase que não mais se ouvia, "porque os médicos dizem que tenho poucas semanas mais de vida. Não fico triste com isso.
Para mim não há razões para continuar a viver. Mas queria ver a sepultura do meu filho mais uma vez e agradecer ao senhor por sempre comprar as flores".
– O secretário olhou-a irresoluto e sorrindo timidamente, disse-lhe:
"A senhora sabe duma coisa? Fiquei triste em a senhora continuar a mandar esse dinheiro cada semana".
"Triste? Por que?"
"Triste, sim senhora. As flores murcham e morrem logo, e ninguém as vê por aqui".
"O senhor sabe o que está falando, moço?"
"Sei, sim senhora. Sou membro de uma instituição social, presto serviço em ajudar pessoas, meu trabalho é visitar hospitais do governo, hospícios, e asilos, creches, casas de recuperação.
O povo nesses lugares gosta muito de flores, e pode ver as lindas flores, pode sentir-lhe o perfume, e nos abraçam, conversam ,se sentem reanimadas.
Minha senhora, há nesses lugares, homens e mulheres vivos ainda".
A mulher ficou um momento em silêncio, pensativa. Então sem comentário algum, deu ao motorista o sinal de prosseguimento.
Passaram-se os meses, e um belo dia o secretário ficou surpreendido em receber uma outra visita, e contente, pois desta vez a senhora mesma estava guiando o carro e parecia bastante saudável.
Com um sorriso amável começou a falar: "Olhe, eu mesma levo as flores para o povo. O senhor tinha razão, o pessoal gosta das flores.
Eles ficam contentes, e eu também fico. Os médicos não podem descobrir porque estou melhorando tanto, mas eu sei: é porque agora tenho um propósito na minha vida – uma razão para viver."
Moral desta história linda: Assim, ajudando aos outros, esta senhora outrora muito doente e angustiada com sua crise existencial, encontrou um sentido para sua vida e consequentemente ajudou-se a si mesma.
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...