Graça Comum
Além dessa
graça especial que resulta na salvação dos seus objetos, há o que podemos
chamar de "graça comum", ou influências gerais do Espírito Santo que,
a um nível maior ou menor são experimentadas por todos homens. Deus faz com que
o Seu sol nasça sobre o mau e sobre o bom, e manda chuva sobre o justo e sobre
o injusto.
Ele provê estações
frutíferas e dá muitas coisas as quais contribuem para a felicidade da
humanidade em geral. Entre as bênçãos mais comuns que devem ser atribuídas à
esta fonte, podemos enumerar a saúde, a prosperidade material, a inteligência
em geral, os talentos para a arte, música, oratória, literatura, arquitetura,
comércio, invenções e etc. Em muitos casos, os não eleitos recebem estas
bênçãos em abundância maior do que os eleitos, pois muitas vezes vemos que os
filhos deste mundo são para a sua própria geração mais sábios que os filhos da
luz. A graça comum é a fonte de toda a ordem, o refinamento, a cultura, a
virtude comum, etc., que encontramos no mundo, e através dela é que o poder
moral da verdade no coração e na consciência é aumentado, e as paixões
maléficas dos homens são restringidas. Ela não leva à salvação, mas livra esta
terra de transformar-se em inferno. Ela prende a efetivação do pecado, tanto
quanto o discernimento humano prende a fúria de bestas selvagens. Ela previne o
pecado de ser manifestado em toda sua hedionda expressão, e assim bloqueia a
explosão das chamas da fogueira fumegante. Como a pressão da atmosfera, é
poderosa e universal, ainda que não sentida.
A graça comum, no
entanto, não mata essência do pecado, e portanto não é capaz de produzir uma
conversão genuína. Por intermédio da luz da natureza, das obras da consciência,
e especialmente por intermédio da apresentação exterior do Evangelho é possível
ao homem saber o que ele deveria fazer, mas isto não proporciona o poder do
qual o homem necessita. As Escrituras Sagradas ensinam constantemente que o
Evangelho torna-se efetivo somente quando é auxiliado pelo poder iluminador do
Espírito, e sem este poder ele é pedra de tropeço para os Judeus e tolice para
os Gentios. Assim é que o homem não regenerado nunca pode conhecer a Deus,
exceto de uma maneira exterior, e por este motivo a retidão exterior dos
escribas e dos Fariseus é declarada não ser retidão de forma alguma. Jesus
disse aos Seus discípulos que o mundo não poderia receber o Espírito da
verdade, "...porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque
ele habita convosco, e estará em vós."[João 14:17]. A doutrina Arminiana
acaba com a distinção entre graça comum e graça eficaz (vocação eficaz), ou
quando muito faz com que a graça eficaz seja uma assistência sem a qual a
salvação é impossível, enquanto que a doutrina Calvinista faz dela uma
assistência pela qual a salvação é certa.
Com relação às
transformações, às reformas produzidas pela graça comum, o Dr. Charles Hodge
diz: -- "Freqüentemente acontece de os homens que têm sido imorais em suas
vidas mudarem completamente o curso de suas vidas. Eles passam a ser
exteriormente corretos em seu comportamento, em sua têmpera, passam a ser
puros, honestos e bondosos. É uma grande e louvável mudança. É extremamente
benéfica àqueles que dela são objetos, e a todos quantos eles estiverem
ligados. Pode ser produzida por diferentes causas, pela força da consciência,
ou por uma consideração pela autoridade de Deus e um temor da Sua desaprovação,
ou por uma consideração ao bom conceito de homens, ou pela mera força de uma
consideração iluminada de interesse próprio. Mas qualquer que seja a causa próxima
de tal reforma, de tal transformação, ela está sempre bem longe de
santificação. As duas coisas diferem em natureza tanto quanto um coração limpo
difere de uma roupa limpa. Tal transformação externa pode deixar o caráter
íntimo do homem não transformado, não modificado à luz de Deus. Ele pode
permanecer destituído de amor para com Deus, ou de fé em Cristo, e de todos os
santos exercícios ou afeições." 11 E diz o Dr. Hewlitt: "Poderia o
cadáver no cemitério ser levantado através da mais doce música já composta, ou
pelo ribombar do maior trovão, que parece estremecer os pólos da Terra? Assim
que o pecador, morto em pecado e ofensas, possa ser movido pelo trovão da lei,
ou pela melodia do Evangelho; poderá então o Etíope mudar a cor da sua pele, ou
o leopardo as suas malhas." "...então podereis também vós fazer o
bem, habituados que estais a fazer o mal..."[Jeremias 13:23]. 12
O parágrafo seguinte,
escrito pelo Dr. S. G. Craig estabelece de maneira muito clara as limitações da
graça comum: -- "O Cristianismo entende que educação e cultura, que deixam
Jesus Cristo fora de consideração, enquanto possam fazer homens mais
inteligentes, polidos, brilhantes, não têm o poder para mudar dos seus
caracteres. Quando muito tais coisas em si mesmas podem limpar o exterior do
recipiente, sem no entanto afetar a natureza do seu conteúdo. Aqueles que
depositam a sua confiança na educação, na cultura e em coisas afins, assumem
que tudo o que seja necessário para transformar uma oliveira selvagem numa
oliveira boa é regar, podar, cultivar e assim por diante, enquanto que o que a
árvore precisa, em primeiro lugar, é seja enxertada com um broto de uma
oliveira boa. E até que isto seja feito, todo trabalho dispensado à árvore é na
maior parte jogado fora. Nós não subestimamos o valor da educação e da cultura,
e todavia alguém poderia tanto supor-se capaz de purificar as águas de um rio
simplesmente em melhorando as margens do mesmo, como também supor que estas
coisas, próprias de si mesmos são capazes de transformar os corações dos filhos
dos homens .... como um antigo provérbio Judeu diz: "pegue uma árvore de
frutos amargos e plante-a no jardim do Éden e regue-a com as águas dali; e
deixe o anjo Gabriel cuidar dela, e a árvore ainda assim produzirá frutos
amargos."
Loraine Boettner.
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