terça-feira, 24 de abril de 2018

DEMAS E ALEXANDRE, O LATOEIRO



DEMAS E ALEXANDRE, O LATOEIRO 

Segundo a Bíblia Sagrada, Demas e Alexandre o Latoeiro foram Obreiros do Apostolo Paulo, por volta do ano 60 do Século I.

Nessa época, Demas teria sido um Obreiro de valor, pois se dedicava à obra de Deus, tendo sido até elogiado pelo Apóstolo Paulo (Colossenses cap. 4, vers. 14 – Filemon cap. 1, vers. 24).

Mas, conforme todos nós sabemos, as perseguições para quem é da fé são muitas e não foi diferente com os Obreiros Demas e Alexandre.

Após se passarem aproximadamente 06 ou 07 anos de Ministério, Demas caiu fora da Obra e abandonou o seu Ministério.

A história relata que, durante o Governo do Imperador Nero, as perseguições foram enormes contra os cristãos e por isso, Demas e Alexandre, o Latoeiro, desanimaram e saíram da Obra do Senhor.

Observe que, na segunda Carta que Paulo escreveu à Timóteo, já por volta dos anos 66 ou 67 D.C, ele relatou que Demas o abandonou e saiu da Obra
(2ª Timóteo cap. 4, vers. 10).

Já Alexandre, o latoeiro, foi pior que Demas!

Apesar de também ter saído da Obra, ele passou a perseguir o Apóstolo Paulo, chegando a ponto de interferir na sua sentença em Roma, causando-lhe muitos males (2ª Timóteo, cap. 4, vers. 14).

Mesmo assim, Paulo orou por ele e entregou o caso nas Mãos de Deus, pedindo justiça. Paulo perdoou a todos, mesmo com tanto sofrimento causado pelos seus amigos de ministério

Nesse período, o Apóstolo Paulo se encontrava preso e sendo julgado em Roma e foi severamente prejudicado por esse ex-obreiro chamado Alexandre.

Alexandre, tinha esse apelido de Latoeiro, porque como é do conhecimento de todos, latoeiro é uma espécie de artesão, que trabalha com metais, cobres, etc.

Ele se tornou um inimigo da Obra de Cristo, um verdadeiro empecilho.

Qual líder (Pastor) que já não tenha sofrido com algum "Alexandre da vida", que causa tantos males?

Quantos Obreiros ou evangelistas que conhecemos, que hoje estão parados, sem forças, sem ânimo e na maioria das vezes, fracassados espiritualmente?

Então vigiemos e oremos para que Deus nos dê forças para continuarmos firmes neste Ministério e jamais nos deixe cair na fé.

2 comentários:

  1. Olá, Boa tarde meu nome é gustavo sou de paço do lumiar, nesse momento que estou comentando estou lendo segundo Timóteo e me deparei com Alexandre o latoeiro e li sobre ele e Demas obreiros do apostostolo Paulo no seu texto, não quero te questionar irmão você com certeza tirou da bíblia todos esses fatos mais sinto que falta mais conjecturas, por exemplo qual foi a acusação pela qual Paulo foi acusado e como exatamente alexandre o prejudicou, dando falso testemunho? caso você não tenha uma fundamentação historica-teologica para detalhar os fatos tudo bem.
    Paz do Senhor pois Jesus Cristo é o nosso Senhor.
    A vitória vem com a manifestação de cristo em nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PROVAVELMENTE Alexandre prejudicou Paulo, o entregando para Nero, lembrando que esta carta 2 Timóteo, foi escrita na segunda prisão de Paulo. A primeira prisão em Roma foi numa casa, onde paulo podia receber visitas e falar do evangelho abertamente, esta primeira prisão foi por motivos religiosos, a perseguição dos Judeus. Paulo foi solto por um breve período, mas Nero põe fogo em Roma e culpou os cristãos, como Paulo era um líder, a perseguição politica contra os cristãos ficou acirrada, agora era todos os romanos contra os cristãos. Alexandre deve ter sido pego e falou onde Paulo estava, assim desta maneira, Alexandre mais uma vez prejudicando Paulo, causando-lhe tantos males, ele foi parar num calabouço, sozinho e abandonado, só esperando pela morte...

      Excluir

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...