quinta-feira, 23 de outubro de 2014

OS LEVITAS



OS LEVITAS

Hoje em dia nas igrejas, entendemos como LEVITAS todos os participantes dos vários grupos musicais, de louvor e principalmente os músicos e cantores da CASA DO SENHOR


Quando os LEVITAS foram estabelecidos, por uma pessoal escolha do SENHOR, tinham a responsabilidade de cuidar de todos os aspectos relacionados à adoração, sacrifícios, administração, limpeza, zelo pelas coisas sagradas do então tabernáculo construído no deserto após a libertação do povo de DEUS do Egito e após, do Templo de Deus construído por Salomão.


Tudo deveria ser feito segundo as ordens expressas da Lei, seguindo-se todos os mandamentos do Senhor


Hoje em nossas igrejas aqueles que estão inseridos nos departamentos musicais, sejam músicos ou cantores evocam para si o título de "LEVITAS"


Aqueles que verdadeiramente assumiram para si esta nobre função "LEVITICA" e a cumprem com dedicação, devoção e compromisso sério pagam o preço da renúncia e da consagração. São verdadeiros instrumentos de DEUS que se deixam usar nos prelúdios dos cultos, criando um ambiente celestial ,que traz vida, cura, milagres, conversão, presença de DEUS, traz o céu na terra


Por outro lado, é interessante ressaltar isto, há uma proliferação dos chamados "LEVITAS" nas igrejas atuais, que levam este ministério de forma descomprometida, na maior parte das vezes se acham os artistas da igreja. Não tem vida devocional, são irresponsáveis aos compromissos de ENSAIOS, são inconstantes na igreja, são mundanos, amantes de si mesmo e dos prazeres, pois nunca SE CONVERTEM, são carnais, não se consagram à nobre função; a bem da verdade não leêm e nem levam sequer suas BÍBLIAS para o culto, não se interessam por estudos bíblicos. São imaturos, insubordinados, pretensiosos, arrogantes...


Alguns fazem questão de que seus acordes e suas vozes se sobreponham aos dos demais, afinal, muito mais IMPORTANTE do que executar a partitura, o louvor em si, é poder mostrar a todos que são competentes, que suas habilidades estão acima de qualquer regra


"BOM MÚSICO NÃO É AQUELE QUE TOCA BEM, MAS SIM O QUE COMPARECE AOS ENSAIOS E SE ENTROSA BEM COM O RESTANTE DO GRUPO"


Por mais técnicas que venhamos a adquirir, não devemos sequer tentar ser o que não é, jamais o NOSSO EU venha sobrepor o grande EU SOU, pois tudo é para ELE, tudo vem DELE, tudo é DELE e tudo deve voltar em forma de cheiro suave para ELE, nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO


Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.  (Hebreus 13:15-17)


VEJA AGORA BIBLICAMENTE FALANDO DE ONDE ENTÃO VEM O CONCEITO DE "LEVITA"? 

Muitas vezes, os ministros de louvor e músicos evangélicos são chamados de "levitas". Tal costume não é muito antigo, mas parece que já está se tornando tradição. No Novo Testamento não temos referência a ministros de louvor nem a instrumentistas na igreja. Jesus disse que o Pai procura adoradores (João 4:24). O ensino apostólico, por sua vez, incentiva todos os cristãos a prestarem culto ao Senhor, com salmos, hinos e cânticos espirituais (Ef 5:18-20; Col 3:16).

De onde então vem o conceito de "levita"? Tomamos por empréstimo de Israel e do Velho Testamento. Originalmente, "levita" significa "descendente de Levi", que era um dos 12 filhos de Jacó. Os levitas começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êx 32:26). 


Daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Dentre eles, alguns eram sacerdotes (família de Aarão) e os outros, seus auxiliares. Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos. Então, muitas das vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência se aplica aos ajudantes dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números capítulos 3, 4, 8, 18).

Naquele tempo, os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo. Afinal, não havia uma parte musical no culto estabelecido pela lei de Moisés, embora as orações e sacrifícios incluíssem o sentido de louvor, adoração e ações de graças.

Muito tempo depois, Davi inseriu a música como parte integrante do culto. Afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (I Sm 16:23). Então, atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. Em I Crônicas (9:14-33; 23:1-32; 25:1-7), vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas (II Crônicas 5:13; 34:12).

Considerando o paralelo existente entre Israel e a Igreja de Jesus Cristo, podemos até utilizar o nome "levita", embora não sejamos descendentes de Levi. Mas, se queremos assim considerar, então todos os que servem em qualquer ministério podem ser chamados "levitas". O levita é aquele que executa qualquer serviço ligado ao culto. O levita é simplesmente um servo e não alguém que esteja na igreja para ser alvo da glória humana.


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...