sexta-feira, 16 de maio de 2014

ABORDAGEM


Abordagem em todo o universo 


Você frequenta o mundo, por isso nunca vai estar sozinho, vai ser abordado por uma grande multidão: "ninguém é uma ilha perdida sem conexão, existem continentes que vem em nossa direção (Wander Tafffo)""


Todos os dias somos abordados por alguém: uns pedem esmolas, alguns pedem comida, outros pedem informações, alguém nos cumprimenta, caminhos são oferecidos, conselhos são dados, alguém nos oferece uma proposta indecente, alguém nos convida para uma festa, outros dizem más notícias, alguém nos deseja paz, alguém nos conta novidades, alguém nos conta mentiras, fofocas, boatos...

Enfim as abordagens nunca cessam, todo dia tem novidades, e no encontro com as pessoas, nossa vida se enriquece com experiencias, sejam elas boas ou más, é só parar para ouvir as pessoas e refletir em nossas atitudes. 

Estamos constantemente em contato com as pessoas e diante das nossas decisões, sempre devemos tomar um rumo, na nossa frente tem sempre uma encruzilhada, indicando somente dois únicos caminhos: fazer o certo ou errado, praticar o mal ou o bem, ajudar ou não ajudar a quem mais precisa de nós... isso constrói as nossas decisões de hoje

Uma das pessoas que viveu na terra e mais foi abordada era Jesus, ninguém foi mais abordado do que ele,  multidões apareciam na frente dele, para ouvir, para aprender, para analisar seu modo de falar, seu comportamento...

Uns queriam investigar, outros condenar, muitos queriam perseguir, outros queriam se aproximar, muitos queriam ser curados, muitos queriam ser seu amigo,  muitos queriam entender...  

Em todas as abordagens que fizeram a Jesus, todos tiveram respostas sábias, ninguém ficou sem conhecer as verdades da vida.

Jesus não desfez de ninguém, atendeu a todos de forma justa e sincera, sem acepção de pessoas, nem mesmo desprezou aqueles que agiram com hipocrisia, sempre alguém teve respostas.

Sua vida era repleta de relacionamentos, em cada abordagem uma resposta diferente, sempre visando o bem estar das pessoas.

As escolhas de trilhar um caminho bom é sempre nossa, as decisões precisam ser tomadas, o dia inteiro é assim, acordamos e decidimos o que fazer, a cada momento, uma nova decisão: ir para a direita ou a esquerda, fazer isso ou aquilo, pensar nisso ou naquilo. 

Diante de tudo isso, como tomar sempre sábias decisões?   

Eis o nosso desafio para se dar bem na vida e com os outros.  As escrituras nos dão exemplo de sábias e tristes decisões:

O filho prodigo, que decidiu sair da presença do pai, queria seguir seu rumo, ser independente, que andou por tantas partes do mundo, gastando dinheiro, comendo e bebendo, curtindo a vida, mas voltou aos braços do Pai, pois teve convicção que dependia inteiramente dele quando o dinheiro acabou, as amizades sumiram e a solidão apareceu.

Aquele moço tomou a decisão certa, no momento em que se sentiu vazio, numa vida em sentido, voltou ao contato com o pai, ele com certeza foi abordado por várias pessoas, teve várias experiencias boas ou ruins, que fizeram com que voltasse aos conselhos do pai, aceitando a sua proteção, provisão e direção.

Pilatos foi outro exemplo de pessoa que tomou uma decisão: ele tinha nas mãos o poder de livrar ou condenar Cristo, ele teve também de fazer a sua própria decisão, lavou as suas mãos, fato que ficou marcado na história. Assim como Pilatos as vezes tomamos decisões importantes. 

Mas Pilatos tomou a decisão errada, para não perder a sua posição politica, entregou Jesus a morte para não perder o poder, manteve a sua posição, preferindo ficar do lado da injustiça, condenou alguém inocente, mesmo sabendo que estava errado.

Pilatos é o tipo de pessoas que sabe o que tem que fazer e não faz, entende que poderia fazer o bem e não fez, é o tipo de pessoa que fica com a consciência pesada. Seu gesto de lavar as mãos, se isentar do problema, com se não tivesse nenhuma culpa, de modo nenhum o inocentou. 

Pilatos escolheu tomar suas decisões da maneira que só lhe convém, pois somos livres para tomar qualquer decisão, mas tudo tem seu preço, há caminhos de bençãos e maldição, somos livres para escolher a vida ou a morte, mas Jesus Cristo aponta sempre na direção da vida e diz: “escolhe a vida para que vivas”

Mantenha o bom senso, tome decisões inteligentes:  “ escolha fazer o que é certo e correto” “tenha uma boa consciência diante da vida e dos homens” “ Descanse sua mente em paz”

Outros exemplos de pessoas que tomaram tristes decisões: Judas tomou a decisão de trair Jesus por algumas moedas, percebe-se que ele tinha uma certa tendencia de conquistar algumas vantagens financeiras, poderia ter pensado: “vou entregar Jesus, depois ele com seu poder sobrenatural pode se salvar e eu fico com o dinheiro numa boa, mas, mal sabia ele que o objetivo de Jesus era mesmo ser condenado e morto, para se cumprir os planos de Deus” 

Ele só colaborou com os planos de Deus mesmo fazendo as coisas de modo errado

Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta. Provérbios 16:1

O Jovem rico foi outro cara que tomou uma triste decisão, teve seu encontro com Jesus, conseguiu falar com Jesus, queria ter a certeza da vida eterna e seguir o mestre, pensava ter as qualidade necessárias de um bom moço...

O jovem era trabalhador, amoroso, bondoso, mas estava tão apegado as coisas materiais que não conseguiu decidir trilhar o melhor caminho, não quis dividir com alguém, tudo aquilo que ganhou, não se importou em interagir com as outras pessoas, não queria dividir seus dons, talentos, tempo e dinheiro com os outros, não sabia o que era amar e isso poderia mudar a sua vida para melhor e para sempre. 

Que triste decisão, resolveu se retirar da presença de Jesus

Nicodemos também tomou uma decisão, primeiro ele acertou, reconheceu Jesus como filho de Deus, sabia quem Jesus era, mas não aceitou o convite de mudar de vida, e tornar-se uma nova criatura, não entendeu que podeira ter uma nova oportunidade de vida. 

Outro personagem que errou feio, foi simão, um fariseu, que convidou Jesus para entrar em sua casa,  com a intenção de medi-lo, de acusá-lo de humilha-lo, mas se deu mal, pois Jesus lhe explicou coisas importantes, algumas lições sobre misericórdia e perdão que jamais ele esqueceria

Jesus também disse: Mateus 6:33 “ Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas

Mas não só de tristes decisões os personagens da Biblia viveram; teve alguns que tomaram as decisões mais certas, temos o exemplo de Zaqueu, um corrupto cobrador de imposto, que se arrependeu da sua vida fácil, de tirar vantagens, que decidiu restituir a quem ele tinha roubado e por isso teve um encontro maravilhoso com Jesus, que encheu sua casa e seu coração de alegria. 

A mulher com fluxo de sangue tomou a decisão de tocar em Jesus a qualquer custo em meio a uma grande multidão e foi curada, teve alguns leprosos que foram ao encontro de Jesus para serem curados porque tinham fé, também houve a atitude de uma mulher estrangeira que perseguiu e insistiu com Jesus, pois sabia que ele poderia dar um jeito na enfermidade de sua filha

Teve também o centurião, que recorreu a Jesus para salvar a vida de seu servo, Paulo de Tarso também teve uma decisão que mudou toda a sua vida, de perseguidor da igreja, passou a ser fundador de igrejas. 

O apostolo Pedro teve experiencias de tomar decisões erradas, no momento de tensão, de medo, negando Jesus,mas depois aprendeu duras lições, acertando em suas futuras decisões, se tornando um lider da igreja primitiva

É interessante saber que justamente nas abordagens da vida, é que conhecemos as pessoas, que aprendemos sábias lições com elas, que decidimos fazer o que é certo e correto, nos relacionamentos com os mais diferentes tipos de pessoas que aprendemos sobre felicidade e paz de espirito. 

Lembre-se da próxima vez que alguém lhe abordar na rua, saiba o que falar, saiba o que pensar e tome sábias decisões, pois isto depende toda a sua felicidade para o resto de sua vida. 

Jesus nos deu o exemplo de como se faz para ter bons relacionamentos, e permanecer com a conciência tranquila, quando for abordado por todo tipo de pessoa. Ele revelou grandes verdades para nós. Ele voltará para analizar as nossas decisões, por enquanto estamos sendo vigiados e cada um terá sua recompensa:

                                                   Mateus 25:31

E quando o Filho do homem vier em sua glória, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. 

Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna


****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...