segunda-feira, 12 de maio de 2014

O URIM E O TUMIM

O que é Urim e TumimO Urim e Tumim, tem sido tema que há despertado certa curiosidade dos estudiosos da Bíblia. É de grande valia dizer que; aceitação geral quanto a interpretação do assunto não tem acontecido, por isso, vale a pena mais uma análise deste assunto.

Urim e tumim é o nome dado a um processo e adivinhação utilizado pelos antigos israelitas
para descobrir a vontade de Deus sobre determinado evento

É uma expressão proveniente do hebraico, e significa luzes e perfeições.

De acordo com a visão judaica, Urim e tumim remontam o Sumo Sacerdote de Israel. Os cristãos crêem que Urim e Tumim eram duas pedras colocadas  no peitoral do Sumo Sacerdote de Israel, contendo em uma face resposta positiva e em outro resposta negativa, então fazia-se uma pergunta, jogavam-se as pedras, e de acordo com os lados que caíssem era confirmado uma resposta negativa, positiva ou sem resultados. 

Há a possibilidade de essas duas pedras serem apenas um elemento simbólico que representava um dom especial concedido ao Sacerdote. O sumo-sacerdote do povo de Deus levava sobre o peito estes misteriosos Urim e Tumim, que são palavras plurais em hebraico e significam "As luzes" e "As perfeições. 

A antiga tradição hebraica afirma que o sacerdote usava o Urim e o Tumim, e ao ser positiva a resposta de Deus, luzes sobrenaturais de variadas cores acendiam-se nas doze pedras preciosas, com os nomes das doze tribos de Israel, que se encontravam no peitoral do sacerdote.

Como se tratava de certo objeto, ou de mais um objeto. Porém não existe uma clara definição de como era o objeto, ou objetos. Quanto a cor, tamanho, e também  a substancia do Urim e do Tumim, realmente não sabemos, são desconhecidas.  Talvez fossem dados, ou até bastões, que deveriam estar na dobra do peitoral dos sacerdotes. A atribuição desse legado pertencia a então tribo de Levi.

Pelos textos apresentados na Bíblia com relação ao uso do Urim –Tumim, percebe-se que eram pequenos objetos, alguns opinam serem pedras, já que estavam no peitoral dos sacerdotes. Mas o que nos chama atenção era o uso que se fazia do Urim –Tumim.
         A vontade de Deus era conhecida, tirando-se ‘sortes’, alguns sugerem que poderia ser uma única pedra com duas faces, que tinham gravadas as palavras Urim e Tumim, uma palavra em cada lado.

        Se observarmos no livro de Números (Nm 27.21) diz: “Ele deverá apresentar-se ao sacerdote Eleazar, que lhe dará diretrizes ao consultar o Urim perante o Senhor. Josué e toda a comunidade dos Israelitas seguirão suas instruções quando saírem para a batalha”(NVI). 

A versão revista e corrigida traz: “e se porá perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o Senhor, conforme o seu dito, entrarão, ele e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação”.(RC).

        Aí está o uso do Urim –Tumim, servia de consulta pelos sacerdotes, para saber qual a vontade de Deus, obter direção, orientação divina para determinadas questões que envolvia o povo de Deus.

        Outra referência curiosa é quando o Rei Saúl fez uso do Urim – Tumim( de forma indevida), I Samuel 28.6 “ 

Ele consultou o Senhor, mas este não lhe respondeu nem por sonhos nem por Urim nem por profetas”. Então o Rei Saúl foi a procura da feiticeira, pitoniza de En-Dor.

Segundo estudiosos do assunto, caiu em desuso este método de lançar sortes por mei do Urim – Tumim, já nos tempos de Ésdras e Neemias, ou seja, depois do rei Davi, já não mais aparecem referências claras ao Urim e ao Tumim no Velho Testamento. (Ed 2.63; Ne 7.65).

        Existem outras passagens na Bíblia, quanto ao uso de se lançar sortes, porém não obrigatoriamente ao uso do Urim – Tumim. Por exemplo, podemos recorrer ao episódio do profeta Menor Jonas (Jonas 1.7).

        É sabido que a prática de lançar sortes era comum no Antigo Oriente Médio, e na maioria das vezes, pedrinhas ou pequenos pedaços de madeira marcados, eram colocados num vasilhame e quando tirado, assim sabia-se em quem caiu a sorte, para culpa ou não.

        A última vez que vemos sobre a prática de se lançar sortes é já no Novo Testamento, quando da escolha da Matias para o colégio apostólico, no lugar de Judas, em Atos 1.26. mas o texto não alude ao uso do Urim – Tumim.

        Há quem ainda queira entender que o Sumo Sacerdote Caifás, quando formou conselho para deliberar a respeito de julgar a Cristo, mas a verdade é que o sumo sacerdote profetizou, algo que depois se cumpriu. Quanto ao uso de Urim – Tumim, é apenas especulação. (Jo 11. 49-51).

Em todo caso, a pratica do Urim – Tumim era um meio de se apelar a respeito de se saber a vontade de Deus, em casos que haviam mais de uma alternativa, porém essa prerrogativa era exclusivamente dos sacerdotes.

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...