terça-feira, 7 de maio de 2013

... E SE NÃO HOUVESSE JUSTIÇA




O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra. (Provérbios 21:21)

Conta-se que Frederico, "o Grande", rei da Prússia, pretendeu, certa vez, estender os limites de seus jardins. Ao lado havia uma propriedade pertencente a um moleiro.

Funcionários do palácio procuraram o modesto produtor de farinha, dizendo-lhe que o rei precisava de sua terra e lhe perguntaram por quanto queria vendê-la.

O moleiro respondeu que não venderia sua propriedade, porque o moinho era tanto dele quanto a Prússia era do rei.

Frederico mandou chamá-lo e fez o possível para efetuar a compra. O moleiro respondeu que ali havia morrido seu avô e nascido seus filhos. Não venderia, qualquer que fosse o preço.

Perdendo a paciência, perguntou o poderoso monarca:

- Você não sabe que posso tomar suas terras sem pagar?

- Poderia, se não houvesse justiça - retrucou o produtor de farinha.

Frederico, encantado com a resposta, disse ao moleiro:

- Vizinho, fique com as suas terras.

Um século depois, um bisneto do moleiro, estando em dificuldades financeiras, fez saber ao governador de então que estava disposto a vender seu moinho. O rei, descendente de Frederico, enviou-lhe o seguinte bilhete:

_ Meu caro vizinho, o moinho não é meu nem seu. Ele pertence à História. É para nós, portanto, impossível a você vendê-lo e a mim comprá-lo. Como, entretanto, os vizinhos devem se ajudar uns aos outros, remeto-lhe uma ordem de pagamento, que você poderá receber na casa do tesouro.

É provável que hoje, após séculos transcorridos, não exista mais aquele moinho, que ficou para sempre na História, como símbolo do sentimento de justiça que deve prevalecer no coração dos grandes homens

A justiça de Deus é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.(Salmos 119:142)

Deus é justiça. Sua palavra nos guia no caminho de uma vida onde sempre haverá justiça entre os homens, entre todos os tipos de relacionamentos. Somos inflamados por Deus para uma vida de responsabilidade e sensibilidade para com o próximo

Porquanto, muitos não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. (Romanos 10:3)

A palavra de Deus educa a humanidade no caminho da justiça, que é uma das virtudes mais carentes da vida humana.

E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre. (Isaías 32:17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...