OOLÁ E OOLIBÁ - DUAS PROSTITUTAS EXPERIENTES
Veio mais a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, houve duas mulheres, filhas de uma mesma mãe. Estas se prostituíram no Egito; prostituíram-se na sua mocidade; ali foram apertados os seus seios, e ali foram apalpados os seios da sua virgindade. E os seus nomes eram: Aolá, a mais velha, e Aolibá, sua irmã; e foram minhas, e tiveram filhos e filhas; e, quanto aos seus nomes, Samaria é Aolá, e Jerusalém é Aolibá.
(Ezequiel 23:1-4)
No livro de Ezequiel no capítulo 23 há julgamento de Deus para o seu povo
I. JULGAMENTO SOBRE JUDÁ E JERUSALÉM (1.1-24.27).
A segunda série de visões, a vocação, os atos simbólicos e os discursos relacionados de Ezequiel (8.1-24.27).
l. A parábola das duas irmãs meretrizes (23.1-49).
Aqui neste capítulo veremos, nesses próximos 49 versículos, a parábola das duas irmãs meretrizes. Uma alegoria na qual Ezequiel apresenta Samaria e Jerusalém como duas irmãs meretrizes.
"Oolá" representava Samaria, a capital do Reino do Norte, enquanto "Oolibá" representava Jerusalém, capital do Reino do Sul (20.4).
Ao profeta de Deus veio a palavra do Senhor explicando que havia duas mulheres, filhas da mesma mãe, que se prostituiram no Egito, desde a sua mocidade.
Ezequiel descreve primeiro Oolá (vs. 4-10) e, depois, a sua irmã (vs. 11-35); ele, depois, resume a história delas e pronuncia a sentença de ambas (vs. 36-49).
Embora Ezequiel enfatizasse que cada pessoa e cada geração assumiria a responsabilidade pelos seus próprios pecados (18.1-32), ele também entendia a culpa como cumulativa e a punição como prorrogada.
Aqui os pecados pelos quais os dois reinos deveriam ser julgados haviam começado com a sua prostituição no Egito - 16.26; 20.4-9.
Oolá (vs. 4-10).
As irmãs eram as "esposas" do Senhor, isto é, tinham um relacionamento de aliança com ele e ambas enamoraram-se dos seus amantes.
Oolá enamorou-se dos assírios, os seus vizinhos, que se vestiam de azul, governadores e magistrados, mancebos cobiçáveis, cavaleiros montados a cavalo.
Alianças estrangeiras quebraram o juramento de Israel de fidelidade exclusiva ao Senhor tanto quanto a idolatria o fizera (vs. 5-10; 16.26-29; Oseias 8.9).
Sua prostituição não assegurou a admiração ou afeição dos amantes assírios - muito pelo contrário (23.9-10). A Assíria destruiu o Reino do Norte (2Rs 17.5-6).
Cometeu ela devassidões com eles, os assírios e contaminou-se com os ídolos de quem se enamorava. Também pudera, estava tão acostumada com os egípcios e suas prostituições. O resultado agora é que ela seria entregue nas mãos de seus amantes que descobririam a sua nudez e levariam os seus filhos, mas a ela matariam à espada.
Tornou-se, destarte, um provérbio entre as mulheres pois sobre ela foram executados os juízos de Deus.
Oolibá (vs. 11-35).
A sua irmã Oolibá, de quem se esperaria maior temor, praticou devassidões ainda maiores. Em vez de aprender com a experiência de Samaria, Jerusalém fez ainda pior.
Após a destruição do Reino do Norte, a Assíria foi a força política dominante em Judá durante o século seguinte (2Rs 15.29; 16.7-10; 17.3-6; 18-19; 2Cr 28.16-21; 30.6; 32.1-22; 33.11). Textos extra bíblicos também confirmam contatos com os reis da Assíria tanto por parte de Israel quanto de Judá.
Judá selou alianças contra a Assíria com a Babilónia (2Rs 20.12-18; 23. 29, 2Cr 33.11; Is 39.1). De vez em quando, a política a favor da Babilônia tornava-se contrária à Babilônia (23.7) e incluía aberturas em relação ao Egito (23.19-21).
Jerusalém que deveria ser fiel ao Senhor não resistiu aos encantos dos assírios, nem dos babilônios, nem dos egípcios e com eles todos se prostituiu. Era fraca a sua carne, vontade e desejos, por isso era abusada e se tornou devassa e totalmente alienada.
A descrição é tão forte que no verso 20, Ezequiel fala dos membros e dos fluxos de seus amantes, como que fazendo uma alusão à bestialidade, uma ofensa capital em Israel (veja Ex 22.19).
No entanto, ela era viciada na luxuria desde a sua mocidade quando esteve no Egito que lhe fazia carícias que ela tanto gostava. Por isso, o Senhor Deus contra ela suscitaria os seus amantes com as quais sua alma se alienara e os traria de todos os lados, de Pecode, Soa, Coa.
Lugares identificados corno tribos arameias que ocupavam áreas a leste do rio Tigre. Tribos com nomes aproximadamente semelhantes a esses são conhecidas nessa região a partir de inscrições assírias e babilônias.
E eles viriam contra ela com armas, carros e carroças e com ajuntamento de povos prontos a executarem nela os seus juízos que eram da parte de Deus.
Deus estaria contra ela, por isso viriam contudo contra Jerusalém e tomariam os seus filhos e filhas e depois poriam fogo que queimariam os seus vestidos e tomariam as suas joias de adorno e assim, o Senhor faria cessar toda a sua luxuria e a sua prostituição trazida desde a sua mocidade, trazida dos tempos do Egito, de modo que seria realmente forte a ponto de fazê-la esquecer de tudo isso do passado.
Eles, os seus amantes, iriam fazer tudo isso com ela com grande zelo e ódio, levando todo o fruto do trabalho dela e deixando-a nua e despida, descoberta e exposta a vergonha da sua prostituição. Tudo isso aconteceria porque ela se prostituiu após as nações e se contaminou com os seus ídolos – vs. 30.
Dos versos 31 ao 34, uma exposição do cálice da ira do Senhor contra ela que andou no caminho das prostituições de sua irmã. Ela iria beber o cálice da irmã que tinha as seguintes e interessantes características:
· Era fundo e largo.
· Serviria de riso e escárnio, pois que era muito grande.
· Provocaria embriaguez, mas também tristeza por causa da dor decorrente.
· Seria sorvido com espanto e assolação.
· Até a última gota seria bebido e esgotado.
· Roeria os seus cascos e rasgarias os seus próprios peitos.
O copo ou a taça se refere a uma metáfora comum na Bíblia, algumas vezes simbólica das bênçãos de Deus (SI 16.5; 23.5; 116.13; 1Co 10.16), e outras vezes da sua fúria e ira (75.7-8; Is 51.17-20; Jr 25.12-29; 49.12; 51.7; Lm 4.21; Hc 2.16; Zc 12.2; Ap 14.9-11).
O cálice da ira de Deus era o cálice a respeito do qual Jesus orou no jardim do Getsêmani (Mt 26.39,42) e foi o foco principal no relato de João sobre a crucificação (Jo 18.11; 19.28-30).
Tudo aconteceria porque o Senhor falou! Se tivessem prestado atenção, teriam sidos poupados dessas desgraças. Porque se esqueceram dele, do Senhor e o lançaram para trás, também agora carregariam a sua própria luxuria e as suas próprias devassidões. Isso nos remete a Romanos 1 quando o Senhor resolve entregar cada um a si mesmo por causa da rejeição dele.
Resumo da história de Oolá e Oolibá – Pronunciamento da Sentença de ambas (vs. 36-49).
No verso 36, uma pergunta retórica a Ezequiel que haveria de julgar Oolá e Oolibá por causa de suas abominações.
Elas tinham se adulterado e sangue se achava em suas mãos. Com seus ídolos adulteraram e até seus filhos, que do Senhor tinham sido gerados, foram oferecidos em holocausto para serem consumidos – vs. 37.
Também contaminaram o seu santuário e profanaram os seus sábados,
no meio do dia, a plena luz do dia, sem demonstrarem nenhuma reverencia ou temor a Deus. As descrições de suas abominações continua a ser citada, até o verso 45 de Ezequiel 23.
O Senhor diz então que faria subir contra ela uma hoste e entregá-la-ia ao tumulto e ao sangue. Essa hoste haveria de apedrejá-la, matá-la à espada, trucidar os seus filhos e filhas e queimar as suas casas ao fogo.
Somente assim, entendia Deus que faria cessar da terra a lascívia e provocaria nas outras mulheres um temor e uma reverência que as afastaria de toda lascívia.
Ela receberia a devida paga de seu procedimento lascivo e levaria os pecados dos seus ídolos. Somente assim, infelizmente, poderiam saber que Deus é o Senhor.
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