segunda-feira, 15 de agosto de 2016

O BODE EXPIATÓRIO




O BODE EXPIATÓRIO
O que significa bode expiatório [na Bíblia]?
Este termo que vem da Bíblia é muito usado também em nosso país como um ditado popular.
No ditado popular, bode expiatório é alguém que leva a culpa por algo que, normalmente, não cometeu.
Ou é usado para alguém que é pego como exemplo numa situação onde várias pessoas participaram, mas somente uma é punida.
Mas e na Bíblia, o que significa bode expiatório?
No Antigo Testamento vemos Deus ordenando que uma vez ao ano o povo celebrasse uma espécie de ritual onde o sumo sacerdote deveria, numa cerimônia ritual, oferecer sacrifícios a Deus pelos pecados de todo o povo de Israel. (O relato sobre essa cerimônia encontra-se em Levítico 16. 5-28).
Esse sacrifício promovia a expiação, ou seja, o perdão dos pecados do povo arrependido, que se dava mediante a oferta de uma vitima inocente que sofria a punição pelo pecado no lugar deles.
No Antigo Testamento alguns tipos de animais faziam esse papel.
Nessa cerimônia, dois bodes eram escolhidos para o ritual. Um deles era oferecido em sacrifício pelos pecados de todo o povo.
“Assim, fará expiação pelo santuário por causa das impurezas dos filhos de Israel, e das suas transgressões, e de todos os seus pecados. Da mesma sorte, fará pela tenda da congregação, que está com eles no meio das suas impurezas.” (Levitico 16. 16).
O outro bode era chamado de bode emissário e também ficou conhecido como bode expiatório.
Esse bode era solto no deserto e representava que os pecados de todo aquele povo estavam sendo enviados para longe, tinham sido esquecidos e perdoados por Deus.
“Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem à disposição para isso. Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles para terra solitária; e o homem soltará o bode no deserto.”
(Levitico 16. 21-22).
Com certeza este bode, sozinho no deserto, morria de inanição, com fome e sede, e com ele todos os pecados do povo embutidos no coitado, também morriam junto
O bode emissário não mais vinha ao acampamento de Israel, e exigia-se que o homem, que o levara, lavasse com água a si e suas vestes, antes de voltar ao acampamento.
Toda esta cerimônia tinha por fim impressionar os israelitas com a santidade de Deus e o Seu horror ao pecado; e, demais, mostrar-lhes que não poderiam entrar em contato com o pecado sem se poluir.
Exigia-se que, enquanto a obra de expiação se efetuava, cada homem afligisse a alma. Todas as ocupações deviam ser postas de parte, e toda a congregação devia orar, jejuar e fazer um exame intimo, cada um examinando a si mesmo e observando as leis de Deus que eram sérias
Assim, na Bíblia, o bode expiatório era um animal escolhido para levar sobre si os pecados confessados de todo o povo de Israel, representando o perdão de Deus a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...