terça-feira, 7 de abril de 2020

COOPERATIVISMO


COOPERATIVISMO

1. Como ser humano que sou, estou no mundo para cooperar. Nada cresce, nada vive nada se desenvolve sem cooperação.
2. Eu, como mãe, devo dizer que, em casa, sem cooperação, tudo fica em desordem. Pai, mãe, filhos, todos precisam de cooperação.
3. Eu sou o sol e coopero o mais que posso. Distribuo calor, energia, vida para todas as criaturas. Sem mim, o universo seria uma montanha de gelo.
4. Eu sou um galho de árvore e presto minha colaboração aos homens, aos animais, aos pássaros. Aos homens sirvo como lenha. Aos animais sirvo de sustento. Em mim os pássaros pousam sossegadamente. Em mim o papagaio, a arara, o sabiá põem seus ninhos.
5. Eu sou o vidro. Coopero para proteger a família, a casa, o rosto. Sirvo de espelho. Os homens vêem através de mim as coisas distantes. Estou em todas as casas. Estou nas lâmpadas, nos quadros, nas janelas, até bem perto dos olhos dos homens. Faço o que posso.
6. Na verdade todas as coisas foram criadas para cooperar. Todas as coisas têm um serviço, um papel próprio.
7. Eu sou a roda. Quanta cooperação já dei aos homens! Sem a roda os homens não teriam automóvel, caminhões, carroças, carrinhos. Carrinhos para as crianças.
8. Eu sou a rodovia. Coopero como posso. Deixo-me enterrar sob as pedras tributadas, sob o asfalto. Deixo-me pisar. Deixo-me encurvar, endireitar. Revestem-me de sinais, tabuletas, sinalizações, avisos, placas. Coopero em tudo. Com todos. Coopero no interior, nas cidades, nos campos.
9. Sou a rodoviária. Aqui acolho muita gente. É um lugar de encontro; de despedidas. Aqui vejo que os homens são peregrinos. Ao mesmo tempo percebo que eles se querem, pois se abraçam, se beijam. Ouço palavras de bondade: “Boa viagem”; Retorne logo”; Tudo corra bem”; “Saúde, meus amigos”; “Diga que vamos bem”! Coopero com aqueles que vêm e com aqueles que partem. Não faço distinção de pessoas. Coopero com todos.
10. Eu sou o ônibus. Em mim são transportados muitos passageiros. Sempre estou com visitas. Abro e fecho minhas portas às pessoas. Quando há um ponto de parada, eu abro minhas portas, acolho todos os que vêm a mim. Sou para todos. Coopero com o operário. Com a dona-de-casa. Com as crianças que vão para a escola.
11. O SOL - Coopero com todo o universo. Quando me deito para o Brasil, já levanto para os outros países. Sempre estou servindo e cooperado com o universo. Nasci para cooperar. Tenho uma missão importante: gerar calor, vida e energia ao universo. Não posso deixar de cooperar.
12. O HOMEM - vejo que os transportes cresceram. Antigamente tínhamos as barcaças, os navios a vapor. Hoje temos  os transatlânticos, os submarinos atômicos, os foguetes, os aviões, os elevadores, as escadas rolantes... tudo cooperando com todos. Eu também vou cooperar em minha casa, em minha escola.
13. A RODA - Quanta cooperação dou ao homem! Eu estou nos caminhões, nas carretas, na roda gigante, no automóvel, nas máquinas. Sem minha cooperação, o mundo pararia. Devo todas. Rodar. Rodar noite e dia. Sempre. Carrego em mim o progresso. Minha cooperação é indispensável.
14. A RODOVIA - Minha cooperação fez com que muitas cidades se conhecessem. Muito povo se uniu a outro povo. Muitas vilas se interligaram pela amizade, pela fraternidade. A rodovia liga as pessoas. Através das estradas os homens se encontram com a mesma alma irmã. A estrada aproxima os homens.
15. Obrigado, Senhor, por sermos capazes de cooperar. Nós vamos cooperar mais. Da cooperação nascem as descobertas. Da cooperação nasce a unidade dos povos. Da cooperação nasce a paz e o progresso do mundo.
AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...