terça-feira, 14 de abril de 2020

A TIMIDEZ... E COMO VENCÊ-LA!


A timidez… E como vencê-la!

     Era uma vez uma menina que passava os dias sentada à beira de um lago olhando um sapo em cima de uma folha de nenúfar. Ora a menina sabia que o sapo era provavelmente um príncipe. E o sapo, que realmente era um príncipe, sabia que se a menina beijasse o seu focinho quebraria o feitiço com que uma bruxa malvada o tinha enfeitiçado. Mas a menina à beira do lago era muito tímida para começar uma conversa com o sapo, e o sapo simplesmente não conseguia dizer-lhe como queria tanto que ela beijasse o seu focinho. Então a menina continuou sentada olhando o sapo e assim acaba a estória!
     ...E o pior desta estória é que isto acontece todos os dias! Pense em todos os lindos romances que nunca desabrocharam, em todos os Romeus que nunca encontraram as suas Julietas por os dois serem tímidos demais para darem o primeiro passo! Além disso pense em todos os Carusos, Mozarts e Rembrandts que nunca o foram por serem tímidos demais para mostrarem aos outros a sua obra, e por isso nunca desenvolveram os seus talentos!
     Mais triste ainda é pensar em todos os milhões de almas que nós não veremos no Céu, só porque algum cristão foi tímido demais para lhes falar de Jesus! Você não está muito agradecido por alguém não ter sido tímido demais para lhe falar do Senhor?
     Você dirá: "Bem, eu sou tímido por natureza. é a minha personalidade, é assim que eu sou!" Bem, é possível que isso seja verdade. Enquanto algumas pessoas têm tendência a ser naturalmente muito abertas, extrovertidas e a falar pelos cotovelos, outros tendem a ser mais introvertidos, reservados, retraídos e tímidos. Mas, na verdade, a maioria das pessoas não querem ser tímidas. A maioria das pessoas que são caladas e reservadas gostariam de ser mais livres e gostariam de conseguir falar, comunicar e abrir mais o seu coração com os outros, mas precisam de ajuda para quebrarem os muros que as têm presas!
     Em quase todos os casos, a timidez é principalmente uma mistura de medo e da pessoa se sentir consciente de si mesma. Quando nós somos tímidos é muitas vezes por estarmos preocupados com as opiniões que as pessoas têm de nós, temos medo do que as pessoas poderão dizer ou pensar de nós!
     é claro que há certas ocasiões em que somos tímidos por razões aparentemente boas, por não querermos magoar os outros. Por exemplo, talvez tenhamos medo de dizer à pessoa que amamos que ele ou ela tem mau hálito, com medo de ofendê-lo ou ofendê-la. Mas como é que as pessoas vão saber a menos que a gente lhes diga? é claro que deveríamos ser diplomáticos e ter consideração pelos sentimentos da pessoa, mas se nós soubermos que estamos certos e falarmos com amor, então não deveríamos nos preocupar com o que as pessoas pensam ou dizem de nós! A Bíblia diz que não devemos temer as opiniões dos homens, que devemos servir e obedecer ao Senhor, "não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus!" — Efésios 6:6.
     Houve alguém que disse que "timidez" é simplesmente "timimdez", ou seja, pensar mais em "mim" do que nos outros! Timidez é na verdade "timimdez"! Geralmente a pessoa tímida fica tão ocupada pensando em si mesma que fica em silêncio e não fala de assunto nenhum! Grande parte da timidez é muito simplesmente estar consciente de si mesmo, estar consciente demais da sua pessoa. Talvez pensemos que somos muito magrinhos, feios ou seja o que for! Esse era o problema de Cass Daley, a famosa cantora e comediante: ela ansiava ser cantora, mas sentia-se muito consciente do fato de ter uma boca grande e dentes salientes! Quando cantou em público pela primeira vez numa boate de New Jersey, Cass tentou atuar com "glamor" e cobrir os dentes com o lábio de cima. O resultado foi que fez uma figura ridícula!
     Contudo, nessa boate estava um homem que ouviu Cass cantar e achou que ela tinha talento, mas não foi tímido para lhe dizer a verdade. "Sabe" — disse-lhe ele sem rodeios — "eu estive vendo você cantar e sei o que você estava tentando esconder. Você tem vergonha dos seus dentes!" Cass ficou embaraçada, mas o homem continuou: "E daí? é algum crime ter dentes salientes? Não tente escondê-los! Exiba-os! Abra a boca e o público vai adorá-la quando vir que você não tem vergonha! Além disso, esses dentes que você está tentando esconder poderão ganhar para você uma fortuna!"
     Cass Daley acatou o conselho deste homem e deixou de pensar em ser tão tímida e tão consciente de si mesma por causa dos seus dentes! Desse momento em diante, ela só pensou na sua audiência! Ela abriu bem a boca e cantou com tanto gosto e tanto prazer que veio a ser uma grande estrela nos filmes e na rádio!
     Então como é que podemos vencer a timidez e o acanhamento? Uma maneira é, como Cass Daley, nos esquecermos de nós mesmos e pensar nos outros! Pare de se preocupar consigo mesmo! Pare de se preocupar! é como a história de uma mulher que costumava ser de grande relevo nos meios da alta sociedade cuja amiga um dia lhe perguntou: "Como é que você agora está sempre tão em paz e feliz, quando antes estava sempre transtornada, nervosa e preocupada?" Ela sorriu e respondeu: "Eu parei de me preocupar!" Ela simplesmente deixou de se preocupar com impressionar as pessoas e chamar a atenção! Ela deixou de tentar febrilmente ser todas as coisas que ela não era, e decidiu ser apenas ela mesma! O segredo da sua felicidade recém-encontrada foi que ela "deixou de se preocupar"! Quando nós paramos de nos preocupar com todas as coisas que nós pensamos que os outros gostariam que nós fôssemos — e que não somos — e em vez disso ficamos satisfeitos de ser como Deus nos fez ser, então paramos de ser tão tímidos, de estar tão conscientes de nós mesmos e preocupados com as opiniões dos outros!
     Outra razão para a timidez é que frequentemente as pessoas pensam que o que elas têm para dizer não pode ser de maneira nenhuma tão interessante para os outros como o que todos os outros no mundo estão dizendo. Se este for o seu problema, na próxima vez que você sair, procure escutar o que os outros estão dizendo uns aos outros e compare com o que você tem para dizer! Provavelmente vai descobrir que o tipo de assuntos que a maior parte das pessoas discute são temas sobre os quais você poderia falar com precisão, com inteligência e com o mesmo grau de sagacidade e humor que elas!... Se você somente falar!
     Além disso, a razão pela qual muitas pessoas são tímidas demais para começar uma conversa é simplesmente porque ninguém quer ser confrontado por um olhar frio e ser rejeitado! Isto é uma preocupação muito séria de muitas pessoas! Mas pense bem: se você passar a vida evitando ser rejeitado, você nunca ficará conhecendo nem se aproximará de ninguém! Por isso faça um esforço para se comunicar com os outros! Quem não arrisca não petisca!
     Na verdade é um fato que a maioria de nós sofre de um certo complexo de inferioridade. Pelo menos em algum aspecto nós achamos que "não somos tão bons como os outros"! Mas se lermos a Bíblia ficamos sabendo que todas as outras pessoas também são más, e que nós não somos piores do que os outros! Deus diz: "Não há um justo" — ninguém é bom — "nem um sequer!" — Romanos 3:10,23. Na verdade Jesus disse que até os líderes religiosos altivos, auto-justos e perfeccionistas dos Seus tempos era pecadores e que as prostitutas e os cobradores de impostos iriam entrar no Céu antes deles! — Mateus 21:31. Por isso não se deixe intimidar nem amedrontar por aqueles que agem como se fossem mais imponentes e superiores ao "insignificante você"! E não esqueça que ninguém pode fazer com que você se sinta tímido e inferior sem o seu consentimento!
     O famoso escritor e dramaturgo, George Bernard Shaw, é outro exemplo notável de alguém que venceu a timidez e o acanhamento para se tornar num dos oradores públicos mais sagazes e francos de todos os tempos! Quando lhe perguntaram como foi que ele fez isso, ele respondeu: "Fiz isso da mesma maneira que aprendi a patinar: fazendo de mim mesmo bobo persistentemente até me acostumar!" Quando jovem, Shaw era um dos homens mais tímidos de Londres. Acontecia frequentemente dele subir e descer uma rua durante 20 minutos antes de se atrever a bater na porta da casa de alguém com quem ele não estava acostumado! "Poucos homens" — ele confessou — "sofreram mais por timidez e pura covardia do que eu, ou poucos estiveram mais horrivelmente envergonhados dela do que eu!"
     Finalmente ele achou uma maneira de conquistar a sua timidez e os seus medos: ficou determinado a fazer do seu ponto mais fraco o seu maior recurso. Juntou-se a uma sociedade de debate! Assistiu a cada reunião em Londres onde iria haver um debate público e se forçava a se levantar e participar do debate! Com a prática falar em público, para ele, melhorou muito ao ponto de George Bernard Shaw se tornar num dos oradores mais brilhantes e dos mais seguros de si do princípio do século 20!
     Nós, como Cristãos, temos maneiras muito mais infalíveis de vencer o acanhamento e a timidez, porque nós temos Jesus, o Espírito Santo e a Palavra de Deus!
     Como é que isto pode nos ajudar? Bem, como nós já vimos, o acanhamento, a timidez e a vergonha são basicamente medo misturado com orgulho. O medo é o oposto da fé. Então, para vencer o medo você precisa de ter mais ! Como é que se consegue mais fé? Através de ler a Bíblia e as Palavras de Deus! "A fé vem por ouvir a Palavra de Deus!" — Romanos 10:17. Quanto mais em Deus você tiver, mais Amor de Deus você terá e mais amor terá pelos outros! Você fica mais interessado nas outras pessoas do que em si mesmo, e isto faz com que você fique menos consciente de si mesmo e mais consciente de Cristo!
     Isaías 26:3 diz: "Tu conservarás em perfeita paz aquele cuja mente está firme em Ti." Então mantenha os seus pensamentos em Jesus! Mergulhe-se em Jesus e Ele ajudará você a esquecer de si mesmo. Dedique-se de todo coração a agradar ao Senhor e a compartilhá-Lo com os outros, e o Senhor ajudará você a deixar de estar tão consciente de si mesmo para que fique apenas consciente de Jesus, da Sua Mensagem, do Seu Amor e do amor que você tem pelos outros!
     Uma coisa que também é necessário dizer é que existe uma grande diferença entre timidez e mansidão. Qualquer pessoa que tenha lido a história de Moisés na Bíblia, ou que tenha visto o filme "Os Dez Mandamentos", sabe que Moisés era tudo menos tímido ou acanhado! Mas a Bíblia diz que ele era "muito manso (humilde), mais do que todos os homens." — Números 12:3. A Bíblia nos diz que devemos ter "o trajo de um espírito manso (humilde) e quieto, que é precioso diante de Deus." — 1Pedro 3:4.
     Então, quando nós dizemos que você não deve ser tímido, não estamos querendo dizer que você deve falar alto, ser arrogante, sabichão e ficar se exibindo! Estamos dizendo apenas que você não devia estar tão consciente de si mesmo que isso te impeça de falar, testemunhar e ser sincero e aberto com os outros! Uma pessoa humilde e mansa está bem ciente dos seus defeitos, fraquezas e imperfeições, mas está muito mais ciente da graça, da força e do poder do Senhor e, por conseguinte, extrai a sua força e coragem não da sua própria personalidade, mas sim de uma fé tranquila e da confiança em Deus! A mansidão não é fraqueza mas sim força controlada!
     Finalmente, eu gostaria de contar um pouco do testemunho da minha vida, de como o Senhor me ajudou a vencer a timidez, porque eu também era muito tímido quando era novo. Eu era uma daquelas criancinhas que corre para se esconder atrás da mãe e se agarra à saia dela quando um estranho vem bater na porta! Quando eu tinha 9 anos, lembro-me que os meus amigos fizeram para mim uma festa-surpresa de aniversário. Assim que eu entrei pela porta, de repente todas as luzes se acenderam e 50 crianças saltaram e gritaram: "Surpresa! Parabéns!" Eu dei meia volta e saí pela porta como um foguete, como uma lebre assustada e eles não voltaram a ver-me nesse dia! Isso é o que a timidez pode nos fazer! Eu perdi uma festa maravilhosa e todos os meus amigos perderam o convidado de honra! Que tristeza!
     Para mim a escola era um inferno! Eu era um "patinho feio" tímido e embaraçado, e os rapazes "durões" pressentiam isso e implicavam comigo! Eu era constantemente o alvo de piadas dos brutamontes ordinários, rudes e sem consideração nenhuma. Eu gostava das pessoas e queria ser sociável, mas tinha medo de estar com elas porque era tão consciente de mim mesmo e me preocupava muito com o que os outros pensavam de mim. E, puxa! Eu tinha medo das garotas! Eu achava que elas eram maravilhosas, lindas e eu as adorava, mas tinha medo de chegar perto de uma sequer!
     Eu estou lhe contando tudo isto para seu encorajamento, porque tenho certeza que poucas pessoas são tão tímidas como eu era! Eu era tímido quase ao ponto de ser uma fobia ou psicose ou algo assim!
     Eu fui extremamente tímido até por volta dos 19 anos! Durante todos esses anos eu estava salvo e tentava falar de Jesus aos outros, mas era muito difícil para mim! às vezes eu tinha que dar um discurso diante do meu grupo de jovens na igreja. Eu trabalhava no discurso dias a fio e escrevia tudo de antemão e depois quando me levantava para falar ficava tão nervoso que quase não conseguia dizer uma única palavra!
     Por isso, eu sei o que é ser tímido! Mas nunca esquecerei o dia em que perdi a timidez! Foi uma mudança milagrosa, quase de um dia para o outro, e se isso pôde me acontecer, então pode também acontecer a você!
     Embora toda a minha vida eu tenha sido um cristão nascido de novo, eu na realidade nunca recebi a unção total ou o "batismo" do Espírito Santo até uma querida senhora missionária vir ao clube de jovens da nossa igreja onde eu era, relutantemente, quem dirigia o grupo coral. Ela explicou-nos sobre o Espírito Santo e que para recebê-lo tudo que tínhamos que fazer era pedir! Lucas 11:13 diz: "Se vós, sendo maus, sabeis dar bons presentes aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai no Céu o Espírito Santo àqueles que Lhe pedirem?"
     Foi um tanto humilhante para mim admitir que, como cristão, ainda me faltava alguma coisa mas, mesmo assim, fui lá na frente e fervorosamente orei com ela e pedi ao Senhor para me encher com o Seu Espírito Santo. Imediatamente depois desta experiência, para minha absoluta surpresa, eu descobri que tinha uma nova ousadia, um destemor e uma coragem maior que eu sabia que me tinham sido dados unicamente por Deus! Nunca esquecerei como na reunião de jovens seguinte eu fiquei absolutamente espantado com a minha despreocupação e liberdade total! Em vez de enterrar o nariz no livro de canções e de procurar não olhar para as pessoas, eu coloquei o livro em baixo e coloquei todo meu coração nas canções, acenando com as mãos e estava praticamente saltando e gritando de alegria, eu estava tão cheio do Espírito!
     Já não me importava mais se as outras pessoas pensassem que eu era bom ou mau, desde que eu soubesse que eu estava dizendo o que Deus queria que eu dissesse e fazendo o que Deus queria que eu fizesse! Desde que eu estivesse na vontade de Deus, o Espírito de Deus me dava coragem, e quase que de um dia para o outro eu fiquei corajoso como um leão!
     Desde esse dia, há muitos anos, eu deixei de me importar comigo mesmo, simplesmente não importava! Eu já não estava mais consciente de mim mesmo, mas sim consciente de Cristo! Eu encontrei um novo poder, e comecei a testemunhar e a falar ousadamente da Palavra de Deus para os outros! Por isso, estou muito agradecido ao Senhor por ter me libertado da timidez e do acanhamennto pelo poder do Espírito Santo de Deus! Se Ele pôde me transformar — eu, que era tão tímido e tão retraído — então certamente que Ele pode transformar você!
     Você também pode ser cheio com o Espírito Santo da mesma maneira que os discípulos no dia de Pentecostes quando se levantaram ousadamente e pregaram para as pessoas, e Pedro ganhou 3.000 almas para o Senhor! (Atos 2). Este era o mesmo Pedro que tinha sido tão tímido e tinha tido tanto medo quando Jesus foi preso que O negou três vezes! (João 18:25- 27). Mas assim que foi cheio com o Espírito de Deus, Pedro de repente ficou muito corajoso e ousado e pregou destemidamente para as multidões! Atos 1:8 diz: "Recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós; e sereis Minhas testemunhas"!
     E esta é a razão principal do batismo do Espírito Santo: para nos ajudar a vencer os nossos sentimentos naturais de timidez e para nos dar o poder, a ousadia e a coragem para testemunhar e compartilhar o Amor de Deus com os outros!
     Se o batismo do Espírito Santo é alguma coisa, é um batismo de Amor! E uma vez que você tenha no seu coração esse interesse e amor pelos outros, você vai querer naturalmente estender as mãos para os outros em amor e compaixão, e fará isso ousadamente! é possível que você não seja transformado num orador público fogoso como São Pedro, mas pelo menos, pelo poder e mágica transformadora do Espírito de Deus, você conseguirá quebrar a prisão do medo, do orgulho e da timidez, e livremente transmitir aos outros o amor do Senhor! é uma experiência tão linda e libertadora esquecer-se de si mesmo, esquecer as opiniões dos outros e sentir Jesus amando os outros através de você! Experimente!
     Jesus já libertou você do orgulho e do embaraço da timidez e do acanhamento? Se não, receba AGORA o Batismo do Poder do Espírito Santo! E você será livre do acanhamento e da timidez! Basta orar e pedir para Jesus encher você com o Espírito Santo e lhe dar um amor transbordante pelos outros, e Ele dará! E você será mais livre e mais ousado do que nunca antes! Glória ao Senhor! Deus abençoe você! 

Receba AGORA o Espírito Santo!






















 




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...