terça-feira, 7 de janeiro de 2020

BRUXARIA


BRUXARIA 
Uma das obra da carne que está listada no texto de Gálatas é feitiçaria ou bruxaria. Certamente que nenhum cristão verdadeiro se envolveria com feitiçaria, mas a verdade é que a maioria é, mesmo que sem intenção. Como pode?
Primeiro, nós geralmente pensamos que bruxaria se resume a atos extremos de magia negra e adoração ao diabo. Mas, assim como muitas obras do mal, existem formas geralmente sutis e aparentemente sem dano, ou até benevolentes que são armadilhas para aqueles que não querem prejudicar ninguém. Eles podem até ter boas intenções, mas na realidade estão praticando uma forma de bruxaria.
Então nós precisamos começar pela definição do que é feitiçaria. Tais definições espirituais serão raramente encontradas em qualquer dicionário, mas nós precisamos considerá-las a partir do que Paulo escreveu em I Coríntios 2:12-16:
Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;
as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.
Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Por essa razão que eu procurei uma definição de bruxaria como obra da carne. Entretanto, quando Paulo diz aqui que “nós temos a mente de Cristo” (não pessoalmente), ele se referia a algo que nós deveríamos ter incorporado.  Isso resulta em sempre procurar por outras (mentes) para ter partes de uma definição que eu não tenha. Isso significa também que o que eu estou compartilhando com você pode estar incompleto, mas eu creio que é exato.
Bruxaria é uma falsa autoridade espiritual. Que usa outro espírito que não o Espírito Santo para manipular ou controlar outros. Isso pode ser feito para realizar nossos próprios propósitos, ou até um propósito nobre e talvez algo que nós sintamos chamados a fazer para o Senhor. Podemos imaginar como alguém poderia tentar usar bruxaria ou o poder da mente para realizar a obra de Deus, mas muitos tentam fazer isso, o que tem causado muitos dos piores desastres espirituais na história da igreja até o presente. Um propósito nobre não justifica maus intentos. Usar o nome do Senhor num projeto não significa que o Senhor está apoiando.
O Senhor, sendo Rei dos reis, sobre toda lei, autoridade, poder e domínio, age com muita dignidade e classe em tudo o que Ele faz e é muito superior a essas coisas como, tentar manipular outros, ou usar uma forma de controle dominador.  Assim são aqueles que se movem sob Seu Espírito na verdadeira autoridade espiritual.
Como afirmei, não é só possível, mas comum que alguém tente realizar os propósitos de Deus usando o que de fato é uma falsa autoridade espiritual ou bruxaria. Eles manipulam pessoas para suas causas ou usam formas de controle espiritual para mantê-los comprometidos e ter o trabalho feito. Essas são casas que nós podemos reivindicar como sendo feitas para o Senhor, mas Ele não vai abençoá-los com Sua presença manifesta. É como o rei Davi tentando trazer a Arca de Deus para Jerusalém sobre carro-de-boi. Os bois representam a força natural na Escritura e nós geralmente pensamos que podemos trazer Deus para onde estamos com nossa própria força. Davi pagou um preço por sua tolice e assim fazem muitos bem-intencionados, mas enganados, cristãos.
Minha filha e eu recentemente paramos em alguns lugares de carros usados para encontrar algo para ela dirigir para faculdade. Dois deles era uma alegria visitar e ótimos vendedores. Eles queriam nos vender um carro, mas nós não sentimos nenhuma pressão. O terceiro vendedor que visitamos era o oposto. Eu não me lembro de ter sido submetido tal tipo de manipulação em qualquer transação comercial em potencial. Assim que saímos, minha filha me disse que se sentiu “imprensada”. Toda essa experiência foi semelhante ao que eu creio ser como que ter sua mão dentro dum moedor de carne. Decidi nunca mais por meus pés naquela propriedade de novo e certamente nunca comprar um carro dele. Você pode se sentir inteiramente enganado e manipulado nesse negócio. Infelizmente isso em lembrou algumas igrejas em que estive. O vendedor agiu como alguns pregadores que conheci.
Não estou sendo negativo para o futuro da igreja, porque, tal como os dois vendedores anteriores em que fomos muitos não são como o terceiro. Entretanto, a razão pela qual o vendedor de carro permanece no mercado e a razão pela qual igrejas que são como ele, permanecem abertas, é porque um grande número de pessoas que permitem eles mesmos serem manipulados e controlados. Como o apóstolo Paulo lamentou em II Coríntios 11:20:
Pois se alguém vos escraviza, se alguém vos devora, se alguém vos defrauda, se alguém se ensoberbece, se alguém vos fere no rosto, vós o suportais.
A igreja de Corinto continua sendo vista como a ‘igreja carnal’ e principalmente pela carnalidade ou obras da carne manifestadas nesta igreja. Eram provavelmente o resultado do tipo de autoridade que tinham – pessoas carnais correspondem à autoridade carnal.
Agora podemos continuar a reprovar a igreja de Corinto em nossos corações e ensinamentos, mas é provável que se eles existissem hoje seria a igreja mais espiritual no planeta apesar de suas muitas falhas.  Porque muitas pessoas de fato vivem num lugar de carnalidade, incluindo muitos cristãos, como recentes estudos têm provado, vendedores de carros e igrejas, como brevemente descrevi, não apenas continuam no negócio, mas na verdade prosperam. Todavia uma coisa podemos contar, muitos sucessos temporários irão terminar em falhas fatais, como lemos em I Coríntios 3:10-13:
Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Obras ou realizações que são frutos das obras da carne ou força carnal irão ter que ser mantidos pela carne. O quanto maiores as obras ficarem, maior empenho será requerido mantê-los e assim a manipulação e controle crescem, até que os líderes e as pessoas quebram sob a pressão. É onde você encontra o longo trilho histórico de obras devastadoras e pessoas que supostamente estavam fazendo a obra do Senhor.
Na política, negócios e algumas vezes até em relacionamentos familiares, essas formas de manipulação e controle podem parecer ser a tela onde todas as relações humanas são construídas. Isso é verdade num largo grau nessa era. Isso não será verdade no Reino, ou naquelas obras que realmente estão sendo feitas pelo Rei.
Eu lidei com esse tipo de bruxaria bem superficialmente, tal como nós lidamos com as outras obras da carne superficialmente. Nós não podemos avançar, contudo, tão profundo num formato curto como este. Entretanto, eu quero tocar numa forma de bruxaria cada vez mais popular, que é o uso de drogas.
Ambas as palavras “magia” e “bruxaria” significam convidar ou invocar outros espíritos, o que o povo de Deus está estritamente proibido de fazer. Nós não podemos ao Senhor e aos demônios. É notável que a palavra grega para “magia” e “bruxaria” no Novo Testamento é pharmakeia, de onde deriva em português a palavra “farmácia”.
Há uma razão porque uma grande parte da magia negra envolve produção de concocções que supostamente dão poder àqueles que os toma com poderes sobrenaturais. E funciona. Isso significa que usar drogas pode nos abrir para os demônios? Nós precisamos distinguir entre as drogas (medicamentos) que são feitos para prover cura aos nossos corpos e aqueles que têm o propósito de alterar nossa consciência. Entretanto, se nós propositalmente usarmos drogas alucinógenas, podemos estar nos abrindo a opressão demoníaca. Prática contínua pode levar a um aumento da opressão que levará a possessão demoníaca ao grau que nós não teremos mais controle sobre nós mesmos, mas o demônio o terá.
É claro que esse estudo pode ele mesmo ser um livro e merece mais atenção do podemos dar aqui. Há uma correlação entre o aumento da devassidão em nosso tempo e o aumento do uso ilegal de drogas. É um portão do inferno através do qual o demônio está derramando completamente. Não abra esse portão para ele em sua vida
Vamos também decidir que nós não vamos querer uma coisa para nossas vidas que Deus não queira para nós. Como conseqüência nós iremos perseguir aquilo que nós temos que ter, e as obras que iremos fazer pelo Seu Espírito, o que é sempre reconhecido pelo fruto do Espírito.

por Rick Joyner*


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...