terça-feira, 18 de outubro de 2016

NADA É POR ACASO

NADA É POR ACASO

O acaso não existe: nós fazemos escolhas, decidimos o que queremos e temos posturas diferentes diante dos fatos

Havendo, pois, estado a arca do SENHOR na terra dos filisteus sete meses,
Os filisteus chamaram os sacerdotes e os adivinhadores, dizendo: Que faremos nós com a arca do Senhor? Fazei-nos saber como a tornaremos a enviar ao seu lugar.
(1 Samuel 6:1,2)

A arca da aliança que simbolizava a presença de Deus no meio do povo Hebreu foi roubada

Como isso aconteceu?

Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor.
(1 Samuel 2:12)

Tudo começou com a negligencia dos filhso do sacerdote Eli. No tempo do profeta Samuel, Eli era o sacerdote e seus filhos trabalhavam no templo. Mas, eles não estavam fazendo o serviço correto

Era, pois, muito grande o pecado destes moços perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam a oferta do Senhor. (1 Samuel 2:17)

Eli sabia que seus filhos eram corruptos e desobedientes diante dos afazeres no tabernáculo e não os corrigiu. Os filhos de Eli além de desviarem as ofertas, se deitavam com as mulheres de frente ao templo móvel

Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.
E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois ouço de todo este povo os vossos malefícios.
Não, filhos meus, porque não é boa esta fama que ouço; fazeis transgredir o povo do Senhor.

E o jovem Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o Senhor, como também para com os homens.

Samuel ainda jovem, foi consagrado por sua mãe, para também ajudar Eli no santuário. Este menino crescia em sabedoria, disciplina e prudência, bem diferentedos filhos do sacerdote

Sameul estava aprendendo o oficio de sacerdote, depois ele se torna profeta e juiz da nação

Certo dia, um homem de Deus traz uma profecia dura de ouvir para o sacerdote Eli

E veio um homem de Deus a Eli, e disse-lhe: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa de Faraó?
E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel por sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso, e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel.
Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?
Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.
Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa.
E verás o aperto da morada de Deus, em lugar de todo o bem que houvera de fazer a Israel; nem haverá por todos os dias ancião algum em tua casa.
O homem, porém, a quem eu não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil.
E isto te será por sinal, a saber: o que acontecerá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia.

Eli fica preocupado com esta profecia. Uma certa noite Samuel também teve um sonho, onde Deus fala com ele a respeito de Eli. Era uma visão noturna, e Samuel também fica sabendo que Eli seria julgado com rigor, por causa dos atos vergonhosos de seus filhos

Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
E disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.
Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei.
Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.
Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos.

Nada acontece por acaso - Samuel conta a visão a Eli. Imagine o sacerdote recebendo a confirmação de duas pessoas, falando a mesma coisa a respeito da desgraça que iria acontecer

E veio a palavra de Samuel a todo o Israel; e Israel saiu à peleja contra os filisteus e acampou-se junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeque.
E os filisteus se dispuseram em ordem de batalha, para sair contra Israel; e, estendendo-se a peleja, Israel foi ferido diante dos filisteus, porque feriram na batalha, no campo, uns quatro mil homens.

Os filisteus entram em guerra com os israelitas e vencem a batalha. E mesmo com a Arca da aliança, Deus permitiu a derrota dos israelitas. Toda vez que a arca da Aliança ia pra guerra os israelitas venciam, mas, desta vez Deus não estava a fim de ajudar o povo, Ele iria cumprir a profecia contra Eli

Então pelejaram os filisteus, e Israel foi ferido, fugindo cada um para a sua tenda; e foi tão grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens de pé.
E foi tomada a arca de Deus: e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram.

Os dois filhos de Eli morrem para se cumprir o que foi dito pelo profeta, e o que fora visto por Samuel em sonho - Nada é por acaso

Eli também morre ao saber da notícia. Deus permite que a arca fosse levada para o território do inimigo. Tudo isto para dar uma lição de reverência e temor aos filisteus

A arca da Aliança no território dos filisteus só lhes causa aflições

Os filisteus, pois, tomaram a arca de Deus e a trouxeram de Ebenézer a Asdode.
Tomaram os filisteus a arca de Deus, e a colocaram na casa de Dagom, e a puseram junto a Dagom.
Levantando-se, porém, de madrugada no dia seguinte, os de Asdode, eis que Dagom estava caído com o rosto em terra, diante da arca do Senhor; e tomaram a Dagom, e tornaram a pô-lo no seu lugar.
E, levantando-se de madrugada, no dia seguinte, pela manhã, eis que Dagom jazia caído com o rosto em terra diante da arca do Senhor; e a cabeça de Dagom e ambas as palmas das suas mãos estavam cortadas sobre o limiar; somente o tronco ficou a Dagom.
Por isso nem os sacerdotes de Dagom, nem nenhum de todos os que entram na casa de Dagom pisam o limiar de Dagom em Asdode, até ao dia de hoje.

Deus estava mostrando aos filisteus que ele está no controle de todos os acontecimentos - Nada é por acaso

Os filisteus começam a temer a Deus. A arca começa a ser uma preocupação constante. Os filisteus começam a ficar doentes, tumores e hemorróidas começam a contagiar todo mundo. Eles começaram a clamar por cura

E enviaram, e congregaram a todos os príncipes dos filisteus, e disseram: Enviai a arca do Deus de Israel, e torne para o seu lugar, para que não mate nem a nós nem ao nosso povo. Porque havia mortal vexame em toda a cidade, e a mão de Deus muito se agravara ali.
E os homens que não morriam eram tão atacados com hemorróidas que o clamor da cidade subia até o céu.

Os filisteus fizeram uma reunião com as principais autoridades do povo e decidiram o que fazer com a Arca

Eles fizeram um teste simples, o TESTE DO ACASO:  

Agora, pois, tomai e fazei-vos um carro novo, e tomai duas vacas com crias, sobre as quais não tenha subido o jugo, e atai as vacas ao carro, e tirai delas os seus bezerros e levai-os para casa.
Então tomai a arca do Senhor, e ponde-a sobre o carro, e colocai, num cofre, ao seu lado, as figuras de ouro que lhe haveis de oferecer em expiação da culpa, e assim a enviareis, para que se vá.
Vede então: Se ela subir pelo caminho do seu termo a Bete-Semes, foi ele quem nos fez este grande mal; e, se não, saberemos que não nos tocou a sua mão, e que isto nos sucedeu por acaso.
E assim fizeram aqueles homens, e tomaram duas vacas que criavam, e as ataram ao carro; e os seus bezerros encerraram em casa.
E puseram a arca do Senhor sobre o carro, como também o cofre com os ratos de ouro e com as imagens das suas hemorróidas.
Então as vacas se encaminharam diretamente pelo caminho de Bete-Semes, e seguiam um mesmo caminho, andando e berrando, sem se desviarem, nem para a direita nem para a esquerda; e os príncipes dos filisteus foram atrás delas, até ao termo de Bete-Semes.
E andavam os de Bete-Semes fazendo a sega do trigo no vale, e, levantando os seus olhos, viram a arca, e, vendo-a, se alegraram.
E o carro veio ao campo de Josué, o bete-semita, e parou ali onde havia uma grande pedra. E fenderam a madeira do carro, e ofereceram as vacas ao Senhor em holocausto.
E os levitas desceram a arca do Senhor, como também o cofre que estava junto a ela, em que estavam os objetos de ouro, e puseram-nos sobre aquela grande pedra; e os homens de Bete-Semes ofereceram holocaustos e sacrifícios ao Senhor no mesmo dia.
E, vendo aquilo os cinco príncipes dos filisteus, voltaram para Ecrom no mesmo dia.
(1 Samuel 6:7-16)

Pegaram dois bezerros recém nascidos e afastaram eles das suas mães. Amarraram a Arca da Aliança no lombo das vacas. Se as vacas fossem em direção aos bebês (bezerros), que era a lógica, pelo instinto animal, o que estava acontecendo não tinha nada aver com a arca

Mas se as vacas tomassem outra direção e levassem a Arca a outro lugar, aí sim, as hemorróidas não estava acontecendo por acaso, era mesmo Deus que estava enviando esta desgraça

Pois bem, as vacas que nunca levaram cargas, tomaram rumo diferente, foram em direção ao território israelitas

Chegando lá, o povo de Deus ficou contente em ver a arca de volta e sem temor e reverência, olharam para dentro dela, como se fosse algo místico, em vez de só contemplarem ela como a santa presença de Deus, fizeram tudo com falta de temor e reverência

Muitos Israelitas foram mortos neste dia. Quando a arca estava de possedo povo filisteu, eles não olharam dentro dela, só observaram de longe, nem colocaram a mão, já o povo de Deus sem temor quiseram olhar como se fosse algo mágico 

Resultado, mais uma tragédia!

E o Senhor feriu os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor; feriu do povo cinqüenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o Senhor fizera tão grande estrago entre o povo.
Então disseram os homens de Bete-Semes: Quem poderia subsistir perante este santo Senhor Deus? E a quem subirá de nós?
Enviaram, pois, mensageiros aos habitantes de Quiriate-Jearim, dizendo: Os filisteus remeteram a arca do Senhor; descei, pois, e fazei-a subir para vós.
(1 Samuel 6:19-21)

Nada é por acaso - Só pessoas consagradas podiam tocar na ARCA. Pessoas consagradas, se santificam, renunciam tudo, para ficarem próximas de Deus e levarem a Arca

Então vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do SENHOR, e a trouxeram à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR.
E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram que até chegaram vinte anos, e lamentava toda a casa de Israel pelo Senhor.
(1 Samuel 7:1,2)

A Arca fica 20 anos em Quiriate-Jearim até que Samuel se torna sacerdote, juiz, líder e profeta da nação

Eli morreu, seus filhos também e agora Deus faz com que Samuel exerça asua liderança exortando o povo ao arrependimento

Nada é por acaso - O povo arrependido, consagrado e santificado fica pronto mais uma vez para as próximas batalhas e onde a Arca ia o povo vencia

Ouvindo, pois, os filisteus que os filhos de Israel estavam congregados em Mizpá, subiram os maiorais dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, temeram por causa dos filisteus.
Por isso disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor nosso Deus por nós, para que nos livre da mão dos filisteus.
Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor; e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe deu ouvidos.
E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o Senhor aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.
(1 Samuel 7:7-10)

De alguma forma sobenatural, quando o povo de Deus estava posicionado em Deus, em humilde obediência, Ele garantia as vitórias - Nada é por acaso


***


 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...