terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

QUEM MATOU JESUS?


QUEM MATOU JESUS?

Quem é responsável pela morte de Jesus?


Recentemente assisti um documentário no canal "Discovery" sobre a morte de Jesus

Afinal que matou Jesus?  Este era o tema. Neste documentário de 2 horas de duração, cientistas, filósofos, ateus, religiosos, poetas, pastores, padres, teólogos e pessoas comuns discutiam entre si, cada um dava sua opinião.  


Quem foi o responsável pela morte de Jesus? Será que a culpa foi de Pilatos, Judas ou dos judeus, especialmente seus líderes fariseus e saduceus. Ou seria ainda o sacerdote Caifás, os romanos, o rei Herodes, a multidão? 
A responsabilidade pela crucificação de Jesus, no entanto, é muito mais abrangente; não se limita a apenas um grupo de pessoas.
Os evangelistas deixam claro que Judas, os sacerdotes, Pilatos, a multidão e os soldados, todos desempenharam um papel significativo no drama. 
Além disso, sugere-se em cada caso mais de um motivo. Judas foi movido pela ganância; os sacerdotes, pela inveja; Pilatos, pelo medo; a multidão, pela histeria; e os soldados, pela obrigação insensível. 
Reconhecemos a mesma mistura de pecados em nós. Se todos lêssem a Bíblia corretamente não precisariam ficar discutindo 2 horas sem parar, logo as profecias de Isaias 700 anos antes da morte de Jesus mostrava o motivo da morte de Jesus: 

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. ¶ Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.  (Isaías 53:3-12)

Esta aqui a melhor resposta para a morte de Jesus. Foram todos os pecados da humanidade que lhe tiraram a vida, ou melhor, Jesus resolver assumir esta culpa e se entregou no nosso lugar
O mesmo verbo grego é usado em cada etapa da morte de Jesus. 

A palavra grega (paradidômi), que pode significar entregar, liberar, desistir ou mesmo trair. 
Judas entregou Jesus aos sacerdotes. Estes o entregaram a Pilatos, que o entregou à vontade da multidão, que, por sua vez, o entregou para que fosse crucificado.
Mas esse é apenas o lado humano da história. Jesus insistiu que sua morte era um ato voluntário de sua parte, de modo que Ele se entregou a ela: “Ninguém tira a minha vida, mas eu a dou por minha espontânea vontade” 
(João 10.18).
 E em algumas passagens o verbo paradidômi/entregar  reaparece. Por exemplo, “o Filho de Deus… me amou e se entregou por mim” (Galatas 2.20). 
Entretanto, há ainda mais uma perspectiva a ser considerada, a saber, a ação de Deus, o Pai ao entregar seu Filho à morte.

 Por exemplo, Deus é descrito como “aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós” (Romanos 8.32).

Em todo Evangelho Jesus se refere a Deus como PAI: " Eu só faço o que o PAI me manda fazer", " eu e o PAI somos um", "quem vê a mim, vê o PAI", "PAI, perdoai-vos porque eles não sabem o que fazem", "se vós conheceis a mim, conhecerá meu PAI", enfim, JESUS trata DEUS como PAI o tempo todo

A única vez que Jesus deixa de chamar DEUS de seu PAI foi na cruz, na hora de sua maior agonia, ele diz em aramaico, para todos os expectadores ouvirem: 

E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Marcos 15:34)

Igualmente, ele repete um dos Salmos de Davi, onde o rei também se sente desamparado pelo PAI em seus momentos de dor, fracasso e desobediência


Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido? (Salmos 22:1)


Os pecados da humanidade embutidos no corpo, na alma e na mente de Jesus, fizeram com que ele ficasse totalmente desamparado do seu PAI, não tinha como o PAI lhe ajudar naquele momento, porque Deus apesar de amoroso é justo e não tem parte com o pecado. 

DEUS estava vendo tudo, porém, Ele permanece fiel a sua palavra que diz:

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade. Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade.  (Isaías 59:1-4)

Jesus morreu por causa dos pecados de muitos. Quem matou Jesus?  Agora você já sabe a resposta 
Finalmente, há uma passagem em que os aspectos divinos e humanos da morte de Jesus são considerados juntos. 

Pedro pregou: “Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz”   (Atos 2.23).
Neste texto a morte de Jesus é atribuída de igual modo ao propósito de Deus e à perversidade dos homens. 
Não se faz tentativa alguma no sentido de equacionar o paradoxo. Ambas as declarações são verdadeiras.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
(Isaías 53:3-6)

JESUS MORREU POR MIM, POR VOCÊ E POR TODOS PARA NOS LIVRAR DO PODER DO PECADO, QUE É A MORTE ETERNA, E TODAS AS VEZES QUE NEGAMOS ELE, É COMO SE ESTIVÉSSEMOS O MANDANDO DE VOLTA PARA A CRUZ, COMO QUE O SEU SACRIFÍCIO FOSSE EM VÃO, E CONTINUAMOS NO CAMINHO DE MORTE

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