segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

UMA DEFINIÇÃO DA INVEJA



Uma definição da inveja Uma barreira que nos impede de preocupar-nos com os outros é invejá-los. 

A inveja tem um elemento de desejo em si. Alguém experimentou uma vantagem ou um benefício em sua vida, e você quer que o mesmo aconteça com você. 

Isso não lhe faz necessariamente invejoso, mesmo porque é bom que você tenha esse tipo de desejo e se incline a imitar pessoas bem sucedidas.

O outro detalhe – e aquele que torna má a inveja – é que esse desejo tem uma ponta de ressentimento porque as coisas estejam indo bem com outros e não com você - e isto é a inveja.

Resumindo, a inveja é uma mistura do desejo por alguma coisa com o ressentimento por alguém está desfrutando da mesma, e você não. 

As coisas não estão correndo tão bem para você e isto, às vezes, o “rói por dentro”. “Porque é que as coisas vão indo tão bem para aquela pessoa e o mesmo não acontece comigo?”

As oportunidades para invejar abundam, veja alguns exemplos:

Suponha que seu amigo se case e você não. Você, que talvez tenha conhecido a esse amigo por tanto tempo, e agora ele está se casando e você não está. Você poderia começar a sentir-se um tanto ressentido por isso estar acontecendo com ele sem que ainda tenha acontecido com você.

Ou, digamos, você tem um filho que é cronicamente doente, enquanto outras famílias a seu redor parecem sempre gozar saúde. Você poderia pensar, “Meu filho está continuamente doente. Meu filho adoece, praticamente, toda semana e apresenta esses horríveis problemas, mas essas outras famílias, que não são em nada melhores que a minha, estão sempre saudáveis.”

Ou, suponha ainda, que você está sempre no segundo time de sua escola. Tudo o que você faz é “esquentar o banco” enquanto o outro sujeito no primeiro time, ainda que seja um chato, é sempre convocado para jogar.

Ou, suponha, que você tem um amigo que joga na loteria. E esse amigo é um verdadeiro canalha, mas termina por ganhar um milhão. Você poderá pensar que merece aquele dinheiro muito mais que seu amigo.

Ou você é um pastor e vê outras igrejas crescendo, enquanto a sua flutua entre um mínimo crescimento e nenhum crescimento. Você poderá achar que isto não deveria ser assim.

Ou poderá acontecer que você ache que outros são mais bonitos, ou têm melhor aparência, ou se vestem mais na moda do que você. Deus foi quem lhe deu sua aparência, mas quão facilmente se poderá viver observando outros, que são muito mais elegantes, e sentir-se invejoso.

São tantas as oportunidades para a inveja entrar em nosso coração… É uma ameaça universal para nossa alegria e para nossa preocupação por outras pessoas. 

A Bíblia diz, “Não seja invejoso.” 

Em Salmo 37:1, Provérbios 23:17, Gálatas 5:26 e 1ª Pedro 2:1. Todos eles dizem, “Não seja invejoso.” Portanto, não é bíblico ser invejoso e é contrário à vontade de Deus que você se dê à inveja.

Gálatas 5: 19 - 23 é uma passagem sobre as obras da carne e o fruto do Espírito, e uma das obras da carne, é a inveja.

Gálatas 5:19 – 21 – “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes” – que diga-se de passagem, eu creio que é uma subespécie da inveja.

O ciúme é uma espécie de inveja. O que eu quero dizer com isto é que o ciúme é uma espécie de inveja dirigida contra outra pessoa que esteja recebendo um afeto que você desejaria que fosse seu. 

Você está invejoso da outra pessoa que está recebendo o afeto de alguém e crê que este afeto deveria ser dirigido a você.

“Iras, discórdias, dissensões, facções, inveja” – ai está, no começo do verso 21 – “bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.”

Assim, pois, aqui fica a advertência. Em outras palavras, se você permitir que este estado de incredulidade – de inveja - reine em sua vida, isto lhe poderá levar a naufragar na fé e, no final, comprometer-se seriamente

                                           Salmo 37: 1-7
Não te indignes por causa dos malfeitores, Nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde. Confia no Senhor e faz o bem habita na terra, e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como sol ao meio-dia. Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...