sábado, 11 de janeiro de 2014

O CAMINHO PARA A VIDA ETERNA



O JOVEM RICO QUERIA ENTRAR NA VIDA ETERNA

E eis que, aproximando-se de Jesus um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? 

E Jesus disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida eterna, guarda os mandamentos. 

Disse-lhe o jovem: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. 

Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. (Mateus 19:16-22)

Um jovem rico teve um encontro com Jesus, era um jovem religioso, sua maior alegria era ter a oportunidade de conversar com o mestre, e discutir sobre seus comportamentos, afinal ele conhecia todos os mandamentos de Deus, faltava um coisa, muito importante, era apenas praticar o que havia aprendido na religião:

Ele não pode escolher, teve uma triste decisão, tudo que ganhou, tudo que ajuntou para ser feliz, descobriu que agora tinha que repartir com alguém.


Ele até que conhecia as leis de Deus, conhecia os mandamentos principais que falam do amor em direção a Deus, mas quando os mandamentos falavam do amor em direção ao próximo, hesitou em compreender...

Seu coração disparou, ele tinha a certeza que Jesus poderia salvar sua alma, mas lhe faltou uma coisa, que ele não pode escolher, o que ele tinha de melhor, ele não queria compartilhar.

Bem na área de relacionamentos, Jesus o pegou no ponto fraco, ele queria entrar e viver no reino de Deus de forma individualista, ele até queria se dar bem com as pessoas, ser alegre, ser bem recebido, ser agradável, ser reconhecido, até queria viver em amor com as pessoas, mas estava apegado as suas riquezas de tão forma que era impossível pra ele repartir, compartilhar, pois suas riquezas diziam respeito somente ele usufruir. 

Era só para ele... E mais ninguém... Seu coração fechado para compartilhar benção em direção aos outros

Então Jesus disse: "sinto muito, você quer me seguir, mas, se não repartir tudo que você tem para os outros, não vai conseguir me seguir, você não achará a verdadeira felicidade"

A nossa maior riqueza é a riqueza interior. Quando estivermos dispostos a doar o que melhor temos dentro de nós, acharemos a verdadeira felicidade. 

A nossa maior riqueza é tudo que temos para agradar aos outros, quando damos o nosso coração para fazer os outros felizes, é para nós mesmos que estamos canalizando o melhor de nossas riquezas

"Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e necessitados de riquezas, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me"

De seu coração, de sua alegria, de sua compaixão, de o seu sorriso, de o seu tempo, de seu dom, de sua habilidade, de sua bondade. Estas são riquezas da fonte, Jesus é a fonte de todas estas riquezas. Quanto mais você dá, mas Deus lhe enche disto

A verdade é que queremos ser felizes como o jovem rico sem a responsabilidade de compartilhar e ajudar os outros, sem dar o que temos de melhor, sempre esperamos que os outros nos façam felizes. 

O jovem rico preferiu ficar com suas riquezas exteriores, não pode acreditar, não teve fé suficiente para compartilhar bençãos.

Que triste decisão, riquezas ou salvação?

Muitas pessoas se sentem sozinhas, infelizes, insatisfeitas porque não querem abrir mão de suas riquezas, mesmo que conheçam tudo sobre Deus, ainda são egoistas, avarentas, mesquinhas, orgulhosas, incapazes de muito dar, preferem criticar, julgar, discriminar, pois não conhecem na prática o amor e a bondade de Deus. 

Deixe suas riquezas e vem, Jesus, o mestre foi quem falou e nos ensinou, esquece suas riquezas e vem, de coração, disposto a dar, porque é muito melhor repartir e compartilhar do que só receber. 

Só quem tem Jesus no coração pode ser perfeito e oferecer coisas boas para a humanidade. A maior riqueza que um homem pode ter é Jesus no coração, pronto para ouvir e obedecer a sua voz 

O jovem rico, além de ter bens materiais, seu coração estava fechado para os bons relacionamentos, ele não queria se desprender de suas posses, nem compartilhar suas experiencias; 

Suas emoções, suas idéias e suas habilidades poderiam ser muito úteis as outras pessoas, mas não quis servir a Deus, seu coração estava duro e fechado, e Deus nos quer servindo de coração aberto. 

Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. (Atos 20:35)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...