quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

ARREPENDIMENTO COLETIVO


ARREPENDIMENTO COLETIVO
Na passagem de 1 Samuel, diz que depois da casa de Israel ter suspirado pelo Senhor durante vinte anos, "falou Samuel a toda a casa de Israel..." (1 Samuel 7.3).
Observemos o caráter coletivo do que estava acontecendo. Renovação e despertamento individuais nunca substituirão avivamento e arrependimento coletivos. Somos um povo de aliança; somos um povo que forma um só corpo; somos um povo que pertence a Deus e uns aos outros.
Vemos isto em toda a Bíblia, inclusive no Pentecostes. O Pentecostes não aconteceu apenas a indivíduos. Veio para toda a igreja. A congregação se reuniu com um coração e uma alma. É assim que Deus age.
Por isto Samuel falou a toda a casa de Israel. E a passagem continua mostrando como Samuel ordenou que o povo voltasse ao Senhor, deixasse todos os outros deuses, e se arrependesse como um só povo diante de Deus.
Diz também que os filisteus subiram para lutar contra Israel, e que Israel ficou com medo. É uma boa idéia, quando os filisteus se reúnem contra nós, que declaremos juntos: "Temos pecado".
Não digamos que Brasília está em pecado, nem que Hollywood está em pecado com seus muitos filmes, ou que os homossexuais estão pecando. O povo de Deus precisa clamar em uníssono: "Nós temos pecado contra Deus!"
Deixe a santa presença de Deus mostrar o que o tem ofendido tanto. Fique lá até que Deus fale.
Não diga simplesmente: "Deus quer que confessemos que pecamos. Não sabemos onde erramos, mas é a coisa 'evangélica' para se fazer, então vamos chegar e orar: 'Senhor, pecamos contra ti'."
Deus diz: "Agora comece a enumerar seus pecados".
"Senhor, não sei se cometi algum pecado."
"Bem", ele diz, "então fique aqui até que eu lhe diga o que fez. E quando eu terminar, você saberá que pecou e saberá a relação entre a condição da sua terra e o pecado do povo de Deus."
Pois a condição da nação depende diretamente do relacionamento do povo de Deus com Deus.
Foi isto que aconteceu no dia 11 de setembro de 2001. A minha convicção é que Deus estava dizendo ao seu povo: "Vocês pecaram, e estou começando a retirar minha cerca de proteção sobre sua terra".
Mas os únicos que não entenderam esta mensagem foram justamente os cristãos.
Achamos que o problema não está conosco, entretanto o pecado corre solto no nosso meio. As igrejas estão cheias de divórcio, relacionamentos quebrados, engano, infidelidade na liderança - e muitas outras coisas.
E quando algo acontece, perguntamos como os anciãos de Israel: "Por que Deus permitiu que isto acontecesse?"
Deus responde: "Vocês estão fazendo a pergunta certa, mas não permanecem na minha presença até receber a resposta. Foram vocês que pecaram."
Então, Samuel levantou-se depois do povo ficar vinte anos suspirando por Deus, e disse-lhes: "Se quiserem voltar a Deus - não à atividade, mas a um relacionamento - e se corresponderem a Deus com todo seu coração, e o servirem, ele cuidará dos filisteus."
"Então, disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus. Tomou, pois, Samuel um cordeiro que ainda mamava e o sacrificou em holocausto ao Senhor; clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe respondeu" (1 Sm 7.8,9).
Observe a seqüência. Muitos querem clamar a Deus por um avivamento, mas não querem fazer o pré-requisito. Não queremos oferecer um sacrifício pelo pecado a Deus em nosso próprio favor antes de começar a clamar em oração.
É necessário ter um coração limpo e uma vida limpa. Você conhece a passagem: "Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" (Tg 5.16). E Samuel era uma pessoa justa, por causa da importância que deu à sua própria purificação.
Tinha algo em jogo aqui? Sim, a sobrevivência do povo de Deus estava em jogo! E dependia de uma pessoa. Graças a Deus, que o povo havia observado a Samuel, e sabia que seu relacionamento com Deus era confiável.
Quero lhe perguntar uma coisa: No meio de uma crise séria, seu histórico no meio do povo é tal que você seria a primeira pessoa a quem procurariam por causa do seu relacionamento com Deus?
Viriam, não para você conduzir uma reunião, mas para clamar a Deus para sua sobrevivência?
Samuel ofereceu um holocausto, clamou a Deus, e este lhe respondeu. Toda a sobrevivência do povo de Deus dependia daquela oração.
O Problema dos Inimigos
Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram para armar a batalha contra Israel. A Bíblia diz: "Os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o Senhor aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel" (1 Sm 7.10).
Deus tem milhares de meios de resolver o problema dos inimigos. Ele sabe exatamente o que fazer para derrotá-los. Mas ele precisa de alguém para orar eficazmente, para que quando o inimigo vier, ele possa realmente agir para derrotá-lo.
"Saindo de Mispa os homens de Israel, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bete-Car" (v. 11).
Depois disto talvez alguns tenham contado vantagem: "Veja só o que fizemos!" Nunca haverá uma vitória verdadeira em que possamos dizer: "Veja o que fizemos".
Primeiro haverá um clamor de vinte anos, sentindo falta de Deus. Não sabemos por que Deus parece não estar ouvindo.
Depois Deus levanta alguém. Sabemos pela sua vida e pelo seu histórico que é alguém que conhece a Deus. Deus ouve seu clamor, e imediatamente resolve o problema do inimigo.
Sempre tentamos resolver primeiro o que fazer com o inimigo. Mas Deus sabe o que fazer sobre isto. Não levaria uma semana para Deus derrotar todos os inimigos do seu povo. Mas antes ele precisa levar o povo a um relacionamento consigo mesmo, de tal forma que quando derrotar os inimigos, toda a glória possa ser dada a ele.
Precisamos de um Samuel
Precisamos de líderes que saibam o que fazer quando o povo de Deus confessar: "Nós pecamos!" Precisamos de alguém que saiba como conduzir o povo de Deus ao arrependimento coletivo, e que o faça de tal forma que seja reconhecido por Deus e pelos homens.
Depois que os filhos de Israel perseguiram os filisteus, Samuel tomou uma pedra, "e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor. Assim, os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel, porquanto foi a mão do Senhor contra eles todos os dias de Samuel" (vv. 12,13).
Algumas pessoas dizem: "Precisamos pedir a Deus que nos envie um profeta". Mas o profeta é sempre o último recurso de Deus antes do juízo.
Ele usa vários meios para trazer seu povo de volta a um relacionamento consigo mesmo. Seu último recurso é enviar o profeta. Se não ouvirem o profeta, está tudo acabado para aquele povo.
Se quiser pedir que Deus mande um profeta, é melhor preparar-se para se arrepender.
O profeta será destemido. Virá da presença de Deus e trará uma palavra para seu povo. Naquele momento saberão o que é estar diante de um Deus santo. Verão seu pecado, e precisarão de alguém para conduzi-los para longe do pecado.
Tenho ouvido muitos pastores, quando se encontram frente a frente com a santidade de Deus, dizerem: "Não poderia pregar isto na minha igreja. Seria expulso!"
E eu digo: "Por que você acha que Deus o colocou ali?"
Estamos muito mais preocupados com as opiniões dos homens do que com a Palavra de Deus.
O povo de Deus não terá chance alguma se não houver pastores que crêem em Deus e não têm medo de ninguém a não ser do próprio Deus.
E que o conhecem o suficiente para saber que Deus não está brincando com suas palavras.
Deus falaria às igrejas hoje o mesmo que disse a igreja de Éfeso: "Suas atividades religiosas são maravilhosas, mas tenho algo contra vocês. Deixaram seu primeiro amor. Lembrem de onde caíram, arrependam-se e voltem, ou estará tudo acabado. Removerei seu candeeiro."
Ele pode fazer isto com uma denominação, com um ministério, com uma igreja, com uma família, com um pastor, com qualquer pessoa!
Foi por isto que o profeta Samuel clamou a Deus: "Oh Deus, oh Deus, o Senhor pode perdoar os seus pecados?" E clamou ao povo: "Vocês precisam voltar para Deus". Ele pediu para reunir todo o povo. Todos precisavam ouvir, todos precisavam se arrepender.
Precisamos hoje nos arrepender coletivamente, como um corpo, diante de Deus. Não é suficiente três membros do conselho se arrependerem; todo o conselho precisa se arrepender. Não é suficiente um membro da equipe, um professor da Escola Dominical, se acertar diante de Deus.
É necessário que todo o grupo, toda a igreja, se reúna diante de Deus e clame a ele sob a direção da Palavra de Deus e de servos fiéis, dizendo: "Pecamos! Vocês podem orar por nós para que Deus nos perdoe, volte a estar conosco, e derrote os inimigos que vierem contra nós?"
O Que Devemos Fazer?
Durante todo meu ministério tenho feito isto. Quando não via a presença manifesta de Deus agindo na nossa igreja, eu ia diante dele e depois diante da igreja e dizia: "Pecamos. É por isto que Deus não está se manifestando a nós".
Quando nos arrependíamos, Deus começava a fazer grandes obras entre nós. Como pastor, de três em três meses eu ficava sozinho com Deus e perguntava onde as portas do inferno estavam caindo diante da igreja.
Quando ele edifica a igreja, podemos ver evidência das portas do inferno sendo derrubadas. Se isto não está acontecendo, ou Deus não edificou a igreja, ou estamos muito longe dele, e a primeira ordem do dia é voltar a ele de todo nosso coração, e fazê-lo coletivamente. E era isto que fazíamos.
O que acontece quando Deus vem frente a frente com um pastor, e este pastor sou eu? Senti como Samuel. "Oh Deus, se tu não ouvires minha oração, teu povo não sobreviverá.
Não podem sobreviver no seu pecado e ser abençoados.
O que posso trazer da tua Palavra que os façam voltar a ti, amar-te em santidade, e servir a ti somente com todo seu coração?"
Semana após semana Deus trabalhava na minha vida, pois eu não tinha direito de compartilhar com o povo o que não estava se encarnando na minha própria vida. Houve tempos em que me sentia arrasado.
Deus ainda tem me dado esta palavra para seu povo. "Voltem a Deus com todo seu coração. Não digam que está tudo bem quando não há evidência da manifesta presença de Deus em sua vida, em sua família, ou em sua igreja."
Fico a perguntar a mim mesmo: "Será que sei o que está em teu coração, ó Deus? Ou será que estou apenas repetindo clichês que estão em moda no meio do povo cristão?"
Não há palavra autêntica que não venha diretamente do coração de Deus. Você saberá quando sua mensagem vier do coração de Deus. Você será o primeiro a saber. E nunca mais será o mesmo.
É impossível trazer uma mensagem de Deus e continuar o mesmo. A mudança precisa acontecer em sua vida, e depois a verá acontecer com o povo de Deus.
escrito por Henry Blackaby

TRÊS DOLÁRES DE DEUS


TRÊS DOLÁRES DE DEUS 

Conta-se que um crente chegou para o pastor da sua igreja e disse: “pastor, eu gostaria de comprar três dólares de Deus. Apenas três dólares – o suficiente para me dar um sono tranqüilo à noite, mas que não me faça perturbar com a má sorte dos negros; que seja suficiente para me fazer dormir, mas que não me faça sofrer com os miseráveis nas favelas. 

Eu quero só três dólares de Deus – que me dê arrepios, mas que não me transforme; que me dê cura divina, e não, cura interior. Eu quero três dólares de Deus – que me dê o calor de um ventre e de um útero, mas que não me faça nascer de novo. Três dólares de Deus, por favor, em saquinhos de papel -  que me garanta o pão de cada dia, mas que não me deixe inquieto com as crianças que não têm o que comer. 

Pastor, três dólares basta - o suficiente para proteger a minha casa e os meus bens, mas que não me deixe perplexo com a situação dos que dormem debaixo dos viadutos. Um quilo basta – suficiente para me abrir as portas do céu, mas que não me exija abrir os olhos para ver a maldade do meu coração, e abrir os ouvidos para o clamor daqueles desesperados me estendem a mão. Pastor, me dê três dólares de Deus”.

Esta estória acima retrata com cores bem vivas a realidade do cristianismo que a maioria de nós tem vivido – um cristianismo sem compromisso, um cristianismo interesseiro – de consumo, no qual reduzimos Deus à categoria das ampolas de morfina, dos analgésicos, e o que o que é pior – dos utilitários. Não queremos Deus – queremos apenas aquilo que de “bom” Ele pode proporcionar. 

Não O procuramos por aquilo que Ele é, mas por aquilo que Ele pode nos dar. Não o buscamos porque O desejemos, mas porque O reconhecemos como imprescindível para alcançarmos os nossos planos pessoais. Na hora da crise, uns se agarram às drogas, às bebidas, aos psicotrópicos; nós recorremos aos nossos suficientes e seguros "três dólares de Deus". Afinal, queremos de Deus apenas o suficiente para “ficar de bem com a vida”.

Queremos um cristianismo – um cristianismo que nos levante, nos deixe pra cima, “com um alto astral”, mas que não nos fale de sacrifício, de renúncia, de perdas. Queremos, sim, um cristianismo, mas um cristianismo indolor, sem sofrimento – um cristianismo sem cicatrizes – que não nos deixe marcas. 

Queremos, sim, um cristianismo que nos tire do inferno, mas que não nos tire de nosso conforto e de nossa comodidade; que fale de amor, mas que não nos faça ver as realidades chocantes das favelas e das ruas das grandes cidades.

Como é triste esse tipo de cristianismo que tem surgido em nossa geração. Um cristianismo de doses homeopáticas, dos “três dólares de Deus” – quantidade que nos serve e que nos é suficiente para os problemas do dia a dia.  De verdade nós precisamos voltar urgentemente ao verdadeiro cristianismo. 

Ao cristianismo da graça, mas que não é barata e nem prostituída por nosso descompromisso com a verdade; que salva do inferno, mas que também liberta dos grilhões do pecado; que nos dá paz, mas não nos deixa tranqüilamente indiferentes aos paradoxos e contradições sociais do mundo em que vivemos; que nos fala do céu, mas não nos aliena da nossa responsabilidade de transformarmos essa terra num mundo melhor.

José Kleber Fernandes Calixto


VOCÊ JÁ NASCEU DE NOVO?


Você já nasceu de novo?

Jesus disse:
Necessário é nascer de novo para herdar a vida eterna!
Se você perguntasse aos seus amigos o que fazer para ter a salvação para a vida eterna, provavelmente receberia tantas respostas quantos forem seus amigos. Talvez alguém sugerisse que se deve obedecer e seguir uma religião, qualquer que seja ela, afirmando que, o importante mesmo, é que todas as religiões leva ao nosso Deus; outro diria que é necessário guardar os Dez Mandamentos; outros, que é preciso orar, ou fazer contribuições à igreja, dar esmolas aos pobres, ou simplesmente que se deve “agir da melhor maneira possível” sendo bom.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Ef 2.8-9

Porém, quando se trata de algo importante como a vida eterna e o céu, você necessita de muito mais que simples opiniões de amigos ou praticar a ajuda às instituições de caridade. Você necessita da verdade!

Lemos na Bíblia que
“quem não nascer de novo”, não pode ver o reino de Deus, ou seja, não pode conquistar a salvação. Foi o próprio Jesus que disse: "Necessário é nascer de novo."

Nascer de novo? Isto talvez soe estranho aos seus ouvidos. O que quer dizer esta expressão?

A expressão “nascer de novo”, do grego anothenm, significa nascer do alto, nascer de cima, ou seja, nascer por obra e graça do Espírito Santo - nascimento espiritual, sem o qual não podemos ser considerados filhos de Deus.

A Palavra de Deus trata da salvação com realismo. Ela nos ensina que ninguém pode ser salvo mediante boas obras nem, inclusive, pela prática de atos religiosos. A Bíblia revela a nossa verdadeira condição:
Não há um justo, nem um sequer. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, ... Rm 3.10, 23

Com esse novo nascimento nós somos justificados perante Deus e o Espírito Santo passa habitar no corpo da pessoa justificada (que nasceu de novo) e passa transformar a vida da pessoa, que alcançará a regeneração e santificação. Como dissemos, o Espírito Santo passa habitar no corpo da pessoa que nasceu de novo e, segundo a Bíblia, a pessoa que não tem o Espírito Santo esse tal não é de Deus
(Rm 8.9). Podemos concluir, então, que aquele que não é de Deus por não ter alcançado o novo nascimento, está morto nos seus próprios pecados.
Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. 1Jo 3.8a

Podemos dizer que o ato de nascer de novo nos proporciona a justificação que, perante Deus, somos reconhecido como Seu filho e uma pessoa digna de salvação. Mas, o que significa a justificação?

Segundo a Bíblia o termo justificação refere-se ao ato mediante o qual, com base na obra infinitamente justa e satisfatória de Cristo, na cruz, Deus declara os pecadores condenados, livres de toda culpa do pecado e de suas conseqüências eternas (inferno), declarando-os plenamente justos aos Seus olhos. Então, justificação é um ato livre da graça de Deus pelo qual ele perdoa todos os nossos pecados e nos aceita como justos somente por ser imputada a justiça de Cristo, que qualquer pessoa recebe pela fé.
Como podemos notar, a justificação é recebida pela fé. Mas não pode ser a fé intelectual. Esse tipo de fé não dá a salvação para ninguém. Podemos definir a fé intelectual como aquela que faz a pessoa que a tem, não duvidar da existência de Deus, mas continuar no pecado, sem arrependimento e sem reconhecer, de coração, que Cristo é seu Salvador. Para salvação esta fé não basta. Vejamos o motivo: a fé nunca é a base ou causa da justificação, e sim o canal ou o meio pelo qual a graça de Deus pode imputar a própria justiça de Cristo ao pecador que crê. Quando cremos que Cristo é tudo e o aceitamos como nosso único e suficiente Salvador, Deus passa a creditar em nosso favor, assim, somos absolvidos.

Logo, Deus pode anunciar com justiça a nossa absolvição e esse pronunciamento é chamado “justificação”.

A nossa justificação originou-se pela ressurreição de Jesus
(Rm 4.25). Se Jesus não tivesse ressuscitado não haveria justificação, nem salvação.

A ressurreição de Jesus aconteceu como prova de que Deus aceitara o sacrifício de Seu Filho.

A pessoa que não tem Cristo como Salvador ela está morta para Deus pelos seus pecados. A Bíblia diz que todos somos pecadores, diz também que são mentirosos aqueles que afirmam não ter pecado. O que implica para nós termos pecados é que eles nos separa de Deus, isto é, estamos mortos espiritualmente e só Jesus pode nos vivificar. A palavra morte no grego é thanatos que quer dizer separação.
O pecado nos separa de Deus: Mas as vossas iniqüidades fazem DIVISÃO entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados ENCOBREM o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Is 59.2

Mas Jesus ... nos VIVIFICOU, estando nós mortos em ofensas e pecados, Ef 2.1

O diagnóstico bíblico para o nosso estado é muito claro. Por natureza, somos descritos como mortos em delitos e pecados; como separados da vida de Deus
(Ef 2.1, Ef 4.18). Assim como um corpo sem vida física está morto, assim também qualquer pessoa separada da vida de Deus está espiritualmente morta.

Separados de Deus, mortos nos nossos delitos e pecados, não temos nenhuma esperança da salvação. Para alcançarmos a salvação necessitamos:
a) Ser liberto do castigo do pecado;
b) Nascer de novo;
c) Ter uma vida limpa do pecado;
d) Ter comunhão com Deus.

Se você recebe o Filho de Deus como seu Salvador, tem a vida eterna agora mesmo. Segundo a Bíblia, esteja certo de que Jesus Cristo pagou por você todo o castigo do pecado. Você pode nascer de novo na família de Deus, sabendo que um dia viverá para sempre com o seu Senhor.
... Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1Jo 5.11-12

(Lc 18.18-30) Lá na Judéia, além do Jordão, Jesus olhou com amor para um jovem rico. Viu seus conflitos internos, suas lutas, suas angústias. Viu sua desesperada situação: perdido, mesmo cumprindo todos os mandamentos. Perdido, obedecendo a todas as normas.

Sabe qual é o seu problema, filho? Disse Jesus. Apenas um: você não me ama. Em seu coração não há lugar para mim, em seu coração só há lugar para o dinheiro. Você está disposto a guardar mandamentos, mas você não me ama, e enquanto não me amar eu não aceito nada de você. Não adianta cumprir normas, obedecer regulamentos; se você não me ama nada disso tem sentido e você continuará vazio na alma. Vamos fazer uma coisa: você vai para casa, tira do coração o amor às coisas desse mundo (bens materiais que ele possuía a ponto de poder distribuir aos pobres), coloca-me como centro de sua vida, então venha e siga-me.

A Bíblia diz que o jovem, contrariado com esta palavra, retirou-se triste. Estava mais pronto a guardar mandamentos do que amar o Senhor Jesus. Por quê? Talvez é mais fácil aparentar ser bom do que entregar o coração a Deus.

É possível que você esteja pensando: Felizmente eu não tenho riquezas. Pode ser. Mas, às vezes, não precisamos ter riquezas para destronar Jesus do coração. Seria possível eu amar um artista de televisão, amar um esporte, um parente, um namorado, os estudos, ou até mesmo um animal de estimação do que amar a Jesus.

Devemos receber Jesus da forma que Deus espera que recebamos. Não podemos
tê-lo, no pensamento, como um homem bom, que veio ao mundo, ensinou o amor e morreu injustamente com sofrimentos na cruz do calvário. Dessa forma o temos quando Ele (Jesus) é lembrado através de um pedaço de madeira, esculpido numa cruz e fixado na parede de uns dos cômodos da casa ou de um estabelecimento comercial. Não podemos ter Jesus como um amuleto - um crucifixo numa correntinha de pescoço. Na verdade Ele é muito maior do que isto porque Ele está vivo. Muita gente esqueceu disso. Sabe o que Jesus deseja? Ele deseja que deixemos o crucifixo e passemos a tê-lO no coração.

Talvez você esteja pensando: Eu creio na Bíblia, creio que Jesus veio para dar a salvação para todos que aceitá-lo como único e suficiente Salvador, mas só estarei preocupado em alcançar a minha salvação somente depois de desfrutar o máximo dessa vida. O problema é que você não sabe o dia da sua morte. Poderá ser num dia que você não estará esperando e no momento que você está longe da salvação.
Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que produzirá o dia. Pv 27.1

Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece. Tg 4.14

Talvez você não acredita que Deus vai deixar alguém ir para o inferno sofrer. Eu te digo: Você não conhece a justiça de Deus e Sua ira vindoura para aqueles que não são dEle - os que não tiveram o novo nascimento. Vejamos este exemplo: aqui na Terra, a justiça humana isola da sociedade o indivíduo culpado de crimes e outros delitos. Na prisão ele padece a pena de seus crimes, além do isolamento da sociedade. Pergunto: Havemos de crer ou esperar que a justiça divina seja inferior? A resposta é não! Mas, no entanto, o Diabo põe na mente de muita gente a firme convicção de que Deus é pai de todos, um pai amoroso, que o inferno não existe, que o inferno é aqui mesmo neste mundo, que não lançará a alma de ninguém no inferno, e, assim, no fim, tudo dará certo: Deus dará um "jeitinho" para todos. Leitor, se você crê nisso, você está enganado. Analise esta questão: Jesus foi enviado por Deus e, antes mesmo dEle nascer, Deus já havia determinado que Ele ia morrer por nós pecadores. Pergunto: Se não corremos o risco de irmos para o inferno, qual foi o sentido da vinda de Jesus e a sua morte por todo o mundo?

Em
Romanos11.22 a Palavra de Deus relata sobre a bondade e severidade de Deus. Mas temos dificuldade em reconciliar a misericórdia de Deus com a Sua ira. Nossas mentes são limitadas e não podem compreender como tais opostos aparentes existem lado a lado no caráter de um Ser perfeito. Algumas pessoas, arbitrariamente, rejeitam um lado e se apegam a outro. Porém, a Bíblia afirma que ambos são verdadeiros e mostra que escolhemos o que recairá sobre nós. Se caímos, seremos condenados. Se escolhemos a salvação em Jesus Cristo pela bondade de Deus, seremos recompensados com a vida eterna sem entrarmos em condenação.

Ninguém vai para o inferno porque Deus manda, mas sim porque rejeitamos a salvação por Ele oferecida. Trata-se apenas de uma decisão pessoal de cada um de nós.
O inferno existe declara a Palavra de Deus. Jesus também falou sobre o inferno. Um lugar de castigo para a alma do homem que não alcançar a salvação. Nós devemos tomar cuidado porque as religiões/seitas que não divulgam o verdadeiro evangelho, costumam orientar seus fiéis que o inferno é invenção da mente do homem. É mais fácil viver com o entendimento de que não há uma punição divina e eterna porque, pensando dessa maneira, não precisamos de Jesus. Teremos Ele como eu já relatei anteriormente: como um homem bom, que veio ao mundo, ensinou o amor e morreu injustamente. É o que o Diabo ensina nas religiões/seitas. Crendo dessa maneira passamos, automaticamente, a desconsiderar Jesus como nosso Salvador e passamos a acreditar que para Deus basta sermos bons e praticar as boas obras, ou seja, a nossa aceitação por Deus seria por mérito pessoal, dependendo exclusivamente de cada um. Olha como o Diabo é astuto: passando esses entendimentos às pessoas, elas passam achar que a questão de salvação é entre o homem e Deus Pai e, consequentemente, passam a descartar Jesus, o único Salvador e Mediador entre Deus e os homens. Passam a ignorar, inconscientemente, que é preciso aceitar Jesus como Salvador e, por agir dessa maneira, acabam não tendo Deus na sua vida e muito menos o novo nascimento exigido por Jesus para se herdar a vida eterna.

Talvez você diga que já é evangélica. Eu te alerto: Aquelas pessoas que não nasceram de novo pelo Espírito Santo, mas simplesmente vão a igreja pela forma e pela cerimônia religiosa, não serão salvas. Essas pessoas são, como eu costumo dizer, “simpatizantes do evangelho”. Por essa razão Jesus disse:
Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. (Jo 3.5)

Talvez você não conseguiria amar alguém que não está vendo. Mas eu digo que você conhecerá Jesus por fé e pela Bíblia. Ele viveu a vida mais peculiarmente bela que já se conheceu. Ele foi o homem mais bondoso, mais terno, mais gentil, mais paciente, mais compassivo que já existiu. Amava pessoas. Detestava vê-las aflitas. Gostava de perdoar. Deleitava-se em ajudar. Operava milagres estupendos para alimentar gente faminta. Aliviando os que sofriam, esquecia-se de comer. Multidões cansadas, vencidas pelas dores, de coração aflito, vinham a Ele e encontravam cura e alívio. Dele, e de mais ninguém foi dito, que, se todas as Suas obras de bondade fossem escritas, o mundo todo não poderia conter os livros que se escrevessem
(Jo 21.25). Jesus foi este tipo de homem. E Deus é este tipo de Pessoa.

Depois Ele morreu numa cruz, para tirar o pecado do mundo, para tornar-se o Redentor e Salvador do homem.

Depois, ainda, ressurgiu dos mortos e agora vive. Não é apenas uma personalidade histórica, porém, uma Pessoa viva. Ele é o fato mais importante da História e a força mais vital no mundo de hoje.

Agora permita-me que eu pergunte: Você já nasceu de novo? Se a resposta for não, então VOCÊ ESTÁ MORTO. Como já relatei acima a palavra morte no grego é thanatos que quer dizer separação. Suponha que há um caixão com um homem morto à nossa frente. Ele está morto fisicamente; você espiritualmente. Ele está separado desse mundo, você de Deus. Pode até pensar: Eu não me sinto morto. Digo que seus sentimentos nada tem a ver com isso. Você não precisa sentir-se morto para estar morto. O cadáver está “no caixão” e você “em seus pecados”. Você é pecador por natureza. Todos pecamos. É tão natural a você pecar, como para o peixe nadar. Você é um pecador culpado diante de Deus. Você diz: Eu não tenho maus costumes. Mas eu lhe digo: Nem o defunto. Não há nada de errado com ele, exceto uma coisa: está morto. Isto é sério!

Você vive uma vida de moral limpa? Nada de errado, exceto: você está morto, perdido! Sua condição perante Deus é mais séria do que você imagina.

Fale ao morto a respeito de um jantar, ou de uma pescaria. Ele não responderá. Está morto, ou separado dos prazeres e divertimentos dessa vida. Se alguém falasse a respeito de um estudo bíblico ou oração, de você não haveria resposta. Você está separado das alegrias e bênçãos da vida cristã como o cadáver das coisas deste mundo. Ele não tem vontade de comer. Você não tem apetite para a Bíblia. Ele não pode ter prazer nas coisas desta vida física. Você não pode gostar das coisas da vida espiritual. O único que pode dar vida ao morto é o Senhor Jesus. Nem igreja, nem religião pode dar vida espiritual. Só Jesus. O homem morto não pode ressuscitar-se. Nem pode você dar a vida espiritual a si próprio.

Podemos batizar o morto no caixão, mas isso não lhe dará vida. Do mesmo modo você pode unir-se a uma igreja, ser batizado, mas, a menos que você tenha sido vivificado, permanece morto. Pense nisso! Talvez tenha sido religioso toda a vida. Não é religião que precisa. É VIDA - VIDA ETERNA - ESSA VIDA ESTÁ EM JESUS.
Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. Jo 3.36

A razão pela qual leva muitas pessoas a não retornarem a ter comunhão com Deus ou não aceitarem a Jesus pela primeira vez como Salvador é porque ficaram presas pelo poder dos demônios. É o Diabo que cega o entendimento das pessoas para não aceitarem a Palavra da salvação - o evangelho deixado por Jesus.
Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século (Satanás) cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2Co 4.3-4

As pessoas estão famintas; querem a libertação do pecado; anseiam pela vida eterna, mas muitas delas são incapazes de romper os laços que as prendem. Muitas chegam a dizer: Não posso tornar-me um cristão. Quero, mas algo me prende.

O verdadeiro cristão crê que Deus não quer o homem preso por coisa alguma. Simplesmente não deixa que coisa alguma o domine.

Para aqueles que aceitam a Jesus como Salvador, a morte é uma passagem, uma entrada na vida eterna. A morte física não pode deter esta vida. Ela é apenas passageira e Jesus é o caminho para a eternidade. Entregamos a nossa vida a Ele, com fé, e passamos ter a certeza que nossa alma não irá para o inferno.

A maioria do povo há de pensar, seriamente, como há de ser quando o fim chegar. Não adianta sorrir, desdenhosamente, passar adiante deste assunto, ESSE DIA HÁ DE VIR. E que acontecerá então. A Bíblia dá a resposta. É resposta inequívoca. Há um Deus. Há um céu. Há um inferno. Há um Salvador. Haverá um dia de Juízo. Feliz do homem que, enquanto vivo, fizer suas pazes com Jesus e se preparar para esse epílogo. Se o fim não vier durante a vida da pessoa, ele virá depois da sua morte um dia. O importante é morrer salvo. Morrer em Cristo Jesus ou, se em vida, estar em plena comunhão com Ele aguardando a Sua segunda vinda para nos resgatar.

BATISMO DE FOGO


Batismo de fogo

Batismo de fogo é batismo do Espírito Santo ?

Recebi a seguinte mensagem dum irmão de Manaus, capital do Estado da Amazónia.

Amado, li os estudos sobre o batismo e muito fiquei esclarecido com suas explicações. Creio também que não devemos nos considerar mais santos ou melhores porque nos batizamos por imersão ou aspersão, pois somos elos de uma mesma corrente unidos por Jesus. Porém, quero aproveitar novamente esta oportunidade para perguntar-lhe alguma coisa referente a esse assunto.

Em Mateus 3:11 e Lucas 3:16 (citados no seu estudo), diz que Jesus batizaria com o Espírito Santo e com fogo, enquanto que em Marcos 1:8 e João 1:33 (também citados no seu estudo), diz que Jesus batizaria com o Espírito Santo.

Irmão Camilo, os versículos em questão se referem a um só batismo (com o Espírito Santo) ou a dois batismo (com fogo), uma vez que a partícula “e” dá entender que são duas acções ?

Pergunto isso porque recentemente tem-se ensinado muito aqui em Manaus sobre o batismo de fogo, que conforme os referidos ensinos, é um outro batismo. Por outro lado, Marcos 1:8 e João 1:33 só citam um batismo.

Será que o amado irmão poderia, na medida do possível, dar-me uma explicação ou algum esclarecimento?

Caro Irmão

A pergunta que me colocas, tem dividido muitos entendidos em teologia e não podemos assumir uma atitude intransigente nessa interpretação, mas posso dar-te a minha opinião sobre o assunto.

Julgo que a principal dúvida é o resultado de pensarmos que estamos perante passagens paralelas (descrições diferentes do mesmo acontecimento). Mas nada nos garante que estes evangelistas nos estejam a descrever o mesmo acontecimento.

Nem Mateus, nem João estiveram o tempo todo ao lado de João Batista, Marcos nessa época ainda era um menino e o médico Lucas, só dezenas de anos mais tarde foi investigar o assunto para escrever o seu evangelho.

Examinando com atenção as passagens que me indicaste, penso que estamos perante descrições de dois acontecimentos diferentes, passados em duas ocasiões diferentes ou até, possivelmente isso terá acontecido várias vezes no ministério de João Batista, pois todos os dias as multidões o procuravam.

Digo isto, porque quando se tem uma dúvida, devemos em primeiro lugar procurar a explicação no contexto dessa afirmação. Assim, vamos ver em que condições estava João Batista, com quem é que ele falava, e procurar qualquer informação que nos ajude a compreender o seu pensamento. Vejamos concretamente se a palavra “fogo” aparece nos versículos mais próximos, pois em afirmações próximas, que transmitem o mesmo pensamento, é natural que as palavras, quando repetidas, tenham o mesmo significado.

Vejo que agrupaste, e muito correctamente, as passagens em dois grupos.

Marcos 1:8 e João 1:33
Vejamos em primeiro lugar Marcos 1:8, mas lendo desde o versículo 4 até ao 8.

Com quem falava João Batista ? Ele falava com aqueles que eram batizados confessando os seus pecados. Eram verdadeiros pecadores arrependidos que se apresentavam com humildade, assim como João Batista que nada pedia para si.

O mesmo podemos ver em João 1:33, efectuando a leitura desde o versículo 19 até ao 34.

Inicialmente havia os sacerdotes enviados de Jerusalém, mas parece que estes já tinham voltado para Jerusalém, pois no vr. 29 diz: “No dia seguinte...”

Portanto, nesse dia, quando Jesus veio a João Batista, só devia haver umas poucas pessoas humildes e possivelmente os discípulos de João.

Nestas duas passagens, Marcos 1:8 e João 1:33, João Batista falava só para os pecadores arrependidos que o procuraram, e a quem ele não tinha dúvidas em batizar. É a estes que ele afirma que só os poderia batizar com água, mas Jesus os iria batizar com o Espírito Santo.

Mateus 3:11 e Lucas 3:16.
Vejamos agora estas passagens que me indicaste.

Em Mateus vamos ler desde Mateus 3:4 até 3:12.

Nos versículos 3 a 6, a descrição é idêntica às outras. A diferença começa no versículo 7 onde aparece um tipo diferente de pessoas, que de maneira alguma eram pecadores humildes e arrependidos.

João Batista estava perante dois tipos de pessoas: Os pecadores arrependidos e os crentes arrogantes que continuavam a confiar nas suas tradições e rituais.

Havia, segundo a teologia de João Batista, dois destinos. Para uns o batismo do Espírito Santo simbolizado no bom trigo que seria recolhido e guardado no celeiro (vr.12) e para outros o machado que os iria cortar para os queimar (vr.10), ou a palha que seria queimada (vr.12). Todas estas comparações estão relacionadas com o fogo e como dissemos, é natural que João Batista tenha utilizados a palavra fogo e todas as referências ao fogo (queimar), sempre com o mesmo significado.

O mesmo podemos concluir em Lucas 3:16. Vamos ler desde o vr. 7 até ao 18.

Logo no vr. 7, vemos que João Batista estava perante os dois tipos de pessoas.

No vr. 9 temos a mesma comparação das árvores que produziam bons ou maus frutos e o machado para cortar umas e deixar outras.

No vr. 16 os mesmos dois destinos, ou o batismo com água ou o batismo com fogo.

No vr. 17 a mesma comparação do destino do trigo guardado no celeiro ou da palha queimada pelo fogo.

Eu penso que, se o apóstolo João não estiver a descrever o mesmo acontecimento que Mateus, então será outro muito semelhante, em que as condições eram as mesmas e mesmo foi o ensino que João Batista nos deixou, e isso, o pensamento e o ensino de João Batista, é o mais importante para nós.

É esta a minha opinião, que me pediste.

Penso que há dois tipos de batismo, assim como dois destinos no futuro:

Para uns o batismo do Espírito Santo e para outros o batismo de fogo que significa castigo e destruição.

Penso que não tem bom fundamento bíblico a doutrina do “batismo de fogo” que alguns identificam com o “batismo do Espírito Santo”.

Não encontrei a expressão “batismo de fogo” nas traduções que tenho.

A palavra fogo aparece várias vezes no Novo Testamento, significando castigo, destruição e por vezes purificação pelo fogo, ideia relacionada com a purificação dos metais no Velho Testamento (Malaquias 3:2).

Só em Actos 2:3 aparece a expressão “línguas como que de fogo” ou “como línguas de fogo”, conforma as traduções, o que é um caso isolado e uma base muito fraca para se firmar a doutrina do batismo de fogo relacionada com o batismo do Espírito Santo, além de nesse versículo, não aparecer propriamente a expressão “fogo”, mas “como que de fogo”.

Mas gostaria de te agradecer por me teres alertado para estas passagens.

Principalmente esta última em Lucas 3:7/14. É que isto obriga-nos a pensar e a sentir-nos em falta perante o Senhor.

Afinal, com quem é que nos parecemos, quando falamos nos pecadores que estão lá fora ? Quando nos sentimos de certa maneira seguros porque já fomos batizados, já somos membros da igreja, e até podemos ser diáconos ou evangelistas, ou pastores etc ?!!...

Quais os frutos que temos produzido ? O que temos ensinado nas nossas igrejas ? Geralmente, tudo gira à volta do sustento pastoral e construção de templos.

João Batista não se preocupou com o Templo de Jerusalém, nem com as sinagogas.

Infelizmente, as multidões dos nossos dias já não perguntam o que devem fazer, pois damos a resposta antes mesmo deles perguntarem.

Mas será que os nossos ensinos são os mesmos de João Batista que encontramos em Lucas 3:10 e 11 ? "E a multidão o interrogava, dizendo. Que faremos, pois? E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos faça da mesma maneira." Quais as nossas prioridades ? A ajuda aos necessitados ou a construção de igrejas e o sustento da nossa “classe sacerdotal” ?

Nestas passagens, João Batista rejeita os “espirituais”, para aceitar os pecadores como os publicanos e os soldados, possivelmente até soldados romanos estrangeiros.

Que o Senhor te abençoe, querido irmão, e que Ele te conceda o seu Espírito Santo, que de maneira alguma te irá pedir esse tipo de “suicídio intelectual” a que muitos chamam de “conversão”, mas bem pelo contraio, não irá prescindir de toda a tua capacidade intelectual, para a purificar, para a ampliar e colocar ao Seu serviço.

Todo o verdadeiro crente deve ser um profeta dos nossos dias e um verdadeiro profeta não é o que segue a rotina da teologia do seu tempo ou o que aprendeu na igreja ou no seminário, mas o que investiga o pensamento do Mestre e se levanta e fala em nome do Senhor, quando o Mestre o chamar.


BRILHE A VOSSA LUZ




BRILHE A VOSSA LUZ

 Um amigo contou-me que fora visitar um farol e dissera ao faroleiro:

- O senhor não se apavora de viver aqui? E terrível este lugar para se permanecer nele!

- Não - respondeu o faroleiro. Não tenho medo. Aqui nunca pensamos em nós mesmos.

- Como é isto!? Nunca pensam em si mesmos!?

- Nós sabemos que estamos perfeitamente seguros e cuidamos de ter as nossas lâmpadas brilhando e nossos refletores bem limpos, de modo que aqueles que se acharem em perigo, possam ser salvos.


Isto é o que os cristãos devem fazer. 

Eles estão salvos numa casa cons­truíra sobre a rocha, que não poderá ser abalada pelas tempestades mais tre­mendas...

E num espírito do mais santo altruísmo devem fazer brilhar sua luz através das trevas do pecado, a fim de que os que se acham em perigo pos­sam alcançar as praias bonançosas de salvação.

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
(Mateus 5:14-16)

FACÇÕES – OBRAS DA CARNE


FACÇÕES – OBRAS DA CARNE

Gálatas 5:20 – Uma obra da carne descrita neste versículo é traduzida por “heresias” ou “facções”. Nós geralmente relacionamos heresia a ensinamentos de falsas doutrinas, mas uma heresia é, na verdade, criar uma divisão ou facção na igreja.
É claro que isso costuma ser resultado de uma falsa doutrina, mas não se limita a isso. Existem pessoas que dividem e irão usar praticamente qualquer coisa para trazer divisões. Facções são criadas nas igrejas sobre os mais triviais assuntos, mas não importa se a facção foi criada sobre algo grande ou pequeno - é uma obra da carne e isso é mal.
O tema principal do livro de Judas é reconhecer e observar aqueles que “causam divisões” (verso 19), são descritos  como os recifes são para os navios, eles ficam no oculto e operam secretamente, mas fazem grandes estragos aos crentes. O livro também declara que para esses está reservado o pior julgamento. Sem dúvida trazer divisões ao corpo de Cristo é uma das piores transgressões que nós podemos nos envolver. Em Provérbios 6:16-19 vemos que uma das sete coisas que o Senhor odeia é trazer “contenda entre irmãos”.
Como discutimos anteriormente, se você soubesse que morreria amanhã suas orações seriam muito reais e focadas nas coisas que significam muito para você. Portanto, podemos assumir que a oração do Senhor na noite anterior a crucificação refletiu as coisas que eram as mais profundas preocupações de Seu coração Através dessa grande oração registrada em João 17 foi semeado o coração do Senhor em prol da unidade do Seu povo, ao ponto de ser considerado o tema principal de sua oração. Vamos dar uma olhada para que tenhamos a essência das coisas que estão em Seu coração.
“Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós”. (João 17:11)
Ao olharmos para o presente estado da igreja é compreensível que muitos venham a considerar como impossível a verdadeira unidade da igreja. Entretanto, nada é impossível para Deus logo podemos estar certos que a oração de Jesus será respondida! Aqueles que verdadeiramente O amam, amam as coisas que Ele ama e entregam tudo para ver Sua vontade feita na terra. Consequentemente, a unidade do Seu povo deve ser uma das principais dedicações de cada cristão. Temos que considerar, também, que aqui o Senhor não apenas ora por nossa unidade, mas para tenhamos o mesmo tipo de unidade que Ele tem com o Pai!
Embora possamos assegurar que a oração de Jesus será respondida e que isso muito certamente um dia se cumprirá, se nós formos sábios, nós também começaremos a orar por isso. Por que deveríamos orar se Jesus já orou e sabemos que isso irá se cumprir? Intercessão não é apenas para conseguir que Deus faça coisas em nosso favor, mas é também para alinhar nossos corações com o coração de Deus. Quanto mais investirmos na unidade do corpo de Cristo através de orações, mais nossos corações estarão dedicados a isso.
Quando Daniel leu a profecia de Jeremias que o exílio seria de setenta anos, ele não só começou a se alegrar, pois o tempo estar próximo para o remanescente retornar e reconstruir Jerusalém, ele começou a interceder para o cumprimento da palavra de Deus. Por isso lemos em Salmos 115:16, “Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens”. Por essa razão ainda embora o Senhor saiba que nós precisamos mais do que sabemos, Ele requer de nós que peçamos a Ele. Deve haver intercessão daqueles que vivem na terra antes que Ele se mova para concluir mesmo que seja algo que Ele tenha o intento de fazer.
Em João 17:20-21, o Senhor faz alguns acréscimos à Sua razão por desejo da unidade do Seu povo quando ele orou:
“E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim”;
Para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
Uma das razões pela qual o Senhor orou por nossa unidade é “que também eles sejam um em nós”. Isso indica que para permanecer no Senhor a forma é a unidade. De fato tem que ser verdade, pois como pode alguém estar verdadeiramente unido à Cabeça sem estar, também, unido ao Seu corpo? Uma das verossímeis evidências que nós de fato habitamos nEle é nossa unidade entre nós.
Então o Senhor nos dá outra razão crucial para isso. Quando essa unidade vier o mundo inteiro crerá que Jesus foi enviado pelo Pai. Desde o tempo que havia apenas dois irmãos na terra eles não puderam estar juntos e um matou o outro. Lutas entre as pessoas têm sido a condição constante do mundo desde a Queda. Logo, quando a verdadeira unidade entre o povo que segue a Jesus for praticada, será um milagre inquestionável para todas as pessoas que vivem na terra. Isso os levará a saber que certamente Jesus foi enviado por Deus. Consequentemente, o grande poder evangelístico na terra é a unidade da igreja.
No verso 22 desse grande capítulo, o Senhor nos dá um entendimento de como essa unidade virá.
“E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um".
O corpo de Cristo nunca chegará à unidade cercado numa doutrina ou governo de igreja, apesar dessas coisas serem importantes. Ainda assim, o caminho para que Seu povo chegue até a unidade é ver Sua glória. Quando o Cordeiro vier até os vinte e quatro anciãos se prostraram e entregaram suas coroas a Seus pés. Quem poderia buscar glória, posição ou manter divisões na presença do Cordeiro?
Eu tive algumas experiências quando eu vi a glória de Deus manifesta enquanto eu estava em grupo com algumas pessoas. Não apenas as fúteis diferenças que eu poderia ter com essas pessoas imediatamente foram reconhecidas como ridículas, mas de alguma forma todos fomos unidos de um jeito muito especial, afinal todos, juntos, vimos a glória do Senhor. Frequentemente me perguntam como o time núcleo de nosso ministério tem se mantido ligado por tantos anos e eu posso responder facilmente - é porque nós experimentamos a glória do Senhor juntos.
Em João 17:23 adiciona ainda outro entendimento na razão pela qual a unidade é tão crucial para Seu povo.
“Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim”.
Nós somos chamados “o corpo de Cristo”. Pense nisso. Alguma parte do seu corpo entra em seu pleno propósito sem o resto do seu corpo? Uma vez que devemos ser “perfeitos em unidade”, nenhum de nós pode esperar entrar na plenitude do propósito sem o resto do corpo de Cristo. Logo, a não ser pelas razões egoístas, nós devemos fazer tudo que pudermos para ajudar a trazer a unidade ao corpo de Cristo. Devemos também resistir e reconhecer a “heresia” como o grande mal que ela é, tão como qualquer coisa ou qualquer pessoa que causa divisão em Sua Igreja.


BEBEDICES


BEBEDICES 

Gálatas 5:21 - “Bebedices”. É claro que ficar bêbado ou ‘ficar alto’ não deveria acontecer na vida de um cristão. Ficar bêbado é, no mínimo, reduzir sua habilidade de controlar a si mesmo ou de resistir ao mal. Quando isso acontece podemos contar que as outras “obras da carne” virão e, também, o diabo para tomar vantagem sobre nós a fim de fazer o mal.
Muitas pessoas pagam o preço pelo resto de suas vidas por causa de um evento acontecido enquanto estavam bêbados. Motoristas bêbados nunca querem machucar alguém, mas muitos ficam aleijados para sempre e outros morrem por causa deles. Em grande parte crianças. Esses motoristas bêbados podem ter, também, suas vidas devastadas e muitas permanentemente arruinadas por um tolo lapso de julgamento, pois permitiram a si mesmo ficar bêbado.
Muitos outros disseram ou fizeram coisas enquanto estavam bêbados das quais lamentam pelo resto de suas vidas. A maioria desses garantiria que poderiam se controlar mesmo bêbado. Mas quanto mais bebiam, menos controle tinham. Você pode contar que o que acontece a eles não será positivo. Aqueles que se permitem ficar bêbados estão convidando ao diabo para ter sua melhor chance e ele raramente falhará em tomar essa vantagem diante de tal oportunidade.
Quando eu estava na marinha e antes de me tornar cristão, eu tive minha época de festas e bebedeiras. Entretanto, estava bem ciente de que qualquer um dos amigos do esquadrão ou companheiros de navio que bebiam tanto ao ponto de excederem na liberdade. Eu posso continuar a gostar deles após isso, mas não mais confiaria a eles importantes segredos, informações ou responsabilidades se trabalhassem comigo. Se as pessoas se permitem ficar bêbadas eles simplesmente não são dignos de confiança.
É claro que muitos crentes têm interpretado de forma que nunca se deve tocar em vinho ou outra bebida alcoólica. Quando vemos a devastação e as feridas causadas em tantas pessoas em função do álcool é fácil de compreender isso. Eu nunca desencorajaria alguém que decidiu tomar essa postura. Contudo, não é um ensino nem uma perspectiva bíblica. Em nenhuma parte a Bíblia comanda a abstenção de bebidas alcoólicas, embora tenha bastante a dizer sobre excessos na bebida e se embebedar.
Aqueles que tentaram condenar a ingestão de álcool com uma doutrina bíblica têm torcido as Escrituras. É uma transgressão muito seria e é considerada por muitos teólogos ter sido a porta aberta através da qual satanás pôde enganar Eva no Jardim. O Senhor mandou que não comessem da Árvore do Conhecimento do Bem e do mal, mas quando indagada sobre o que o Senhor tinha dito a ela, ela respondeu que não poderiam comê-la “nem tocá-la” (veja Gênesis 3:3). O Senhor não disse nada sobre tocar a árvore. A inclinação de Eva em adicionar algo ao que Deus havia dito revelou um desrespeito básico por Sua Palavra e o diabo pode explorá-la. Também foi isso o que os fariseus fizeram à Lei de Moisés fazendo dela sem efeito e logo fizeram as tradições e princípios dos homens terem mais atenção das pessoas do que a própria Lei.
Da mesma forma quando as pessoas esticam ou adicionam algo às escrituras para justificar suas doutrinas favoritas, isso, no mínimo, faz com que todo aquele que estima as escrituras e a integridade perca a confiança e respeito por eles. Tristemente, indo a tal extremo, ainda que com nobres motivos de tentar proteger o povo, estão provando não apenas serem ineficientes, mas até agravando o problema. Quando nossa nação tentou forçar uma proibição a todos, o governo até poderia ter boas intenções, mas eles aumentaram tanto o problema com o álcool que ainda não nos recuperamos desse fiasco.
Estudos têm mostrado seguidamente que as denominações que não permitem ingestão de álcool têm as maiores porcentagens de alcoólatras do que qualquer outro grupo. Interessante que eles também tendem a ter taxas elevadas de problemas cardíacos o que alguns estudos indicam que estão relacionados. Uma dose modesta de vinho com a alimentação ajuda a digestão e ao sistema circulatório. Deve ser por isso que os franceses, que praticamente todos bebem vinho nas refeições, comam uma das mais ricas comidas do mundo e têm uma taxa muito baixa de problemas cardíacos. Pode ser esse o porquê do apóstolo Paulo ter encorajado a Timóteo a beber um pouco de vinho por causa do estômago? (veja I Timóteo 5:23).
Bem nós também não queremos basear nossas doutrinas nesses estudos, mas nas escrituras. Entretanto, esses estudos parecem de fato constatar o ensino das Escrituras que o legalismo não é a resposta à ilegalidade. Legalismo é o resultado do acréscimo que as pessoas fazem de seus próprios preconceitos e opiniões às Escrituras fazendo com que sejam como mandamentos. Lembre que foi por causa dessa prática que os fariseus, que eram os mais dedicados à Palavra de Deus escrita, não reconheceram Deus, que é a própria Palavra, quando Ele veio até eles.
Se alguém tem problema de beber excessivamente, esse tal não pode beber nem uma gota sequer. Se estivermos com alguém que tem problema com bebida, não devemos beber em sua presença senão o faremos tropeçar. Esse é o mandamento do amor. Contudo, não é um mandamento que podemos impor a outros. Fazer isso, especialmente se tentarmos apresentar como um ensino bíblico é acrescer às Escrituras o que não é encontrado nela.
O Senhor Jesus não apenas bebeu vinho como também produziu bastante em Seu primeiro milagre. Alguns que não conseguem compreender isso, por causa de seu preconceito contra beber álcool, afirmam que Ele bebeu suco de uva e fez suco de uva. Tais afirmações fazem dos que a sustentam aparecerem como tolos e a qualquer um verdadeiramente dedicado à integridade da Escritura e da razão. A palavra grega traduzida por vinho nesses textos, na verdade, significa “uva fermentada”. Não há espaço para uma pessoa honesta que busca ser fiel à Palavra de Deus, ou à razão, afirmar que Jesus apenas bebeu suco de uva. Então, por que Ele seria acusado de “bebedor de vinho” ou “beberrão” se Ele apenas bebesse suco de uva? (veja Mateus 11:19)
Esse tipo de tolice leva as pessoas a assumir que as Escrituras estão cheias de contradições. Não são as Escrituras, mas as pessoas que fazem acréscimos à Palavra de Deus, tentando estabelecer como uma doutrina que na verdade é seu próprio preconceito. Ainda assim, podemos assegurar que o Senhor nunca bebeu em excesso ou a um nível que poderia afetar seu julgamento em qualquer aspecto e muito menos isso deveria isso acontecer a alguém que seja guiado pelo Espírito.
Como o próprio Senhor Jesus apontou, em função de João Batista não beber, as pessoas o chamavam de excêntrico. Porque Jesus bebia vinho, o povo O acusava de beber em excesso, embora Ele obviamente nunca tenha ido além. As pessoas irão lhe acusar e não compreender a despeito de qual lado você assuma. No entanto, tanto João como Jesus revelaram através de suas práticas que entre os cristãos deve haver espaço para ambos sem acusação ou desentendimento entre as partes.
Uma coisa é certa, se você ficar bêbado ou ‘alto’, o diabo usará isso contra você e contra qualquer outro que ele puder. Um simples lapso aqui pode lhe custar caro pelo resto de sua vida. Isso não é digno. Por que dar ao diabo uma larga porta de oportunidade para nos atacar? Por que nós iríamos quere fazer qualquer coisa como essa que poderia por um período de tempo comprometer nossa comunhão e sensibilidade ao Espírito Santo? Como Paulo escreveu em Efésios 5:18, “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito”.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

VENCENDO CRISES NA FAMÍLIA


Vencendo crises na familia

 
Texto base – João 16.33

Introdução: A família tem sido alvo de grandes crises nestes últimos dias, crises que tem levado muitas vezes as desespero, derrota e fracassos. Mais é possível vencer as crises na família no nome precioso de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


1.    Uma definição da palavra crise

Segundo o dicionário crise significa: um momento decisivo, uma alteração repentina no curso de algo, etc., a palavra crise segundo John Kennedy em discurso pronunciado em 12/04/1959, quando escrita no idioma chinês se compõe de dois vocábulos: um significa perigo e outro oportunidade. Devemos entender então que quando passamos por crises, corremos o perigo de fracassarmos, de esfriarmos na fé, mais temos também a excelente oportunidade se sermos verdadeiros campeões na fé.


2.    Diferentes tipos de crises

2.1.    crise financeira;
2.2.    crise espiritual;
2.3.    crise de decisão
2.4.    crise conjugal
2.5.    crise familiar


3.    Quem são os fazedores de crises

3.1.    O diabo;
3.2.    os invejosos;
3.3.    os murmuradores;
3.4.    os traidores;
3.5.    os cegos espirituais.


4.    Vidas sem crises

Se você nunca experimentar crises em sua vida, saiba que sua vida será uma vida:
a.    vida apagada – a crise vem sobre você, para q tua luz brilhe mais – Pv. 4.18
b.    vida medíocre – se você nunca passar por uma crise, você nunca viverá acima da mediocridade
c.    vida inútil – tua vida será inútil se nunca experimentar, o q você terá para contar de experiência para os outros.
d.    vida estéril – a crise vem sobre nós para nos tornamos frutíferos na vida cristã. Não seja um crente estéril. Então levante a cabeça e alegra teu coração, se estás passando por crise, é porque Deus quer ensinar a você a ser vitorioso(a)

5.    Fatores que levam uma família a entrar em crise

5.1.    Raiva, hostilidade e amargura – Colossenses 3.19; efésios 4.26-31, a palavra amargura no grego significa PIKRIA, indica o gosto amargo que certos alimentos trazem ao nosso paladar.
5.2.    Egoísmo – Lc. 6.38; I Jô. 3.17; Fp. 2.3,4
5.3.    Auto rejeição
5.4.    Depressão – Sl. 55.5-8
5.5.    Infidelidade conjugal – Malaquias 2.7,8,9; Colossenses 5.19-21

6. Exemplos de familias que passaram por grandes crises

6.1. A família da viúva que Eliseu aumentou o azeite – II Rs. 4.1-7
6.2. A família de Jó – Jó. 1.13-19
6.2.1.A família de Jó sofreu crise em 5 áreas vitais
•    Finanças; - perdeu bens financeiros
•    Saúde; - perdeu sua saúde
•    Filhos; - seus filhos morreram
•    Amizades; - perdeu muitos amigos
•    Casamento..- sua esposa estava amargurada, a ponto de dizer: amaldiçoa teu Deus e morre. Mais Jô superou a crise, e o Senhor lhe deu tudo outra vez. Glória a Deus!!!

6.3. A família de Lázaro – João 11.1-45
6.4. A família de Jairo – Lc. 8.40-56
6.5. A família da viúva de Naim – Lc. 7.11-17

7. Lições que podemos tirar das crises que enfrentamos

7.1. Elas nos abrem novos horizontes e perspectivas espirituais – Rm. 8.28
7.2. Elas nos tornam mestres na vida
7.3. Elas nos revelam os verdadeiros amigos
7.4. Elas nos identificam com Jesus
7.5. Elas nos aproximam de Deus – salmos 73.1

8. Como podemos vencer as crises na nossa família

8.1. Orando a Deus
8.2. Recordando as promessas de Deus para nós – I Co. 1.20
8.3. Conservando nosso entusiasmo
8.4. Adorando a Deus – Jó 1.6
8.5. Crendo de todo o nosso coração em Deus – João 11.40
8.6. sendo paciente – Salmos 32.2;37.7-9;Pv. 15.18;Ec. 7.8,9; Rm.5.3,4;Ap. 1.9; II Co. 6.4-6.
8.7. Prometendo a Deus celebrar sua vitória
8.8. Nunca desistindo de lutar.

Conclusão: Amado(a), saiba que em todo tempo de nossa peregrinação aqui, teremos sempre q nos depararmos com grandes crises, mais nem tudo está perdido, pois Jesus garante nossa vitória. Você hoje diz estou passando por uma grande crise, mais amanhã dirá: a crise está passando por mim, pois o choro pode durar uma noite, mais a alegria vem pela manhã. 



A ESTRADA MENOS TRILHADA

  A ESTRADA MENOS TRILHADA A ESTRADA MENOS TRILHADA  Acordei pensando no caminho estreito proposto por JESUS, aquele pouco trilhado, sem gra...