quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

FACÇÕES – OBRAS DA CARNE


FACÇÕES – OBRAS DA CARNE

Gálatas 5:20 – Uma obra da carne descrita neste versículo é traduzida por “heresias” ou “facções”. Nós geralmente relacionamos heresia a ensinamentos de falsas doutrinas, mas uma heresia é, na verdade, criar uma divisão ou facção na igreja.
É claro que isso costuma ser resultado de uma falsa doutrina, mas não se limita a isso. Existem pessoas que dividem e irão usar praticamente qualquer coisa para trazer divisões. Facções são criadas nas igrejas sobre os mais triviais assuntos, mas não importa se a facção foi criada sobre algo grande ou pequeno - é uma obra da carne e isso é mal.
O tema principal do livro de Judas é reconhecer e observar aqueles que “causam divisões” (verso 19), são descritos  como os recifes são para os navios, eles ficam no oculto e operam secretamente, mas fazem grandes estragos aos crentes. O livro também declara que para esses está reservado o pior julgamento. Sem dúvida trazer divisões ao corpo de Cristo é uma das piores transgressões que nós podemos nos envolver. Em Provérbios 6:16-19 vemos que uma das sete coisas que o Senhor odeia é trazer “contenda entre irmãos”.
Como discutimos anteriormente, se você soubesse que morreria amanhã suas orações seriam muito reais e focadas nas coisas que significam muito para você. Portanto, podemos assumir que a oração do Senhor na noite anterior a crucificação refletiu as coisas que eram as mais profundas preocupações de Seu coração Através dessa grande oração registrada em João 17 foi semeado o coração do Senhor em prol da unidade do Seu povo, ao ponto de ser considerado o tema principal de sua oração. Vamos dar uma olhada para que tenhamos a essência das coisas que estão em Seu coração.
“Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós”. (João 17:11)
Ao olharmos para o presente estado da igreja é compreensível que muitos venham a considerar como impossível a verdadeira unidade da igreja. Entretanto, nada é impossível para Deus logo podemos estar certos que a oração de Jesus será respondida! Aqueles que verdadeiramente O amam, amam as coisas que Ele ama e entregam tudo para ver Sua vontade feita na terra. Consequentemente, a unidade do Seu povo deve ser uma das principais dedicações de cada cristão. Temos que considerar, também, que aqui o Senhor não apenas ora por nossa unidade, mas para tenhamos o mesmo tipo de unidade que Ele tem com o Pai!
Embora possamos assegurar que a oração de Jesus será respondida e que isso muito certamente um dia se cumprirá, se nós formos sábios, nós também começaremos a orar por isso. Por que deveríamos orar se Jesus já orou e sabemos que isso irá se cumprir? Intercessão não é apenas para conseguir que Deus faça coisas em nosso favor, mas é também para alinhar nossos corações com o coração de Deus. Quanto mais investirmos na unidade do corpo de Cristo através de orações, mais nossos corações estarão dedicados a isso.
Quando Daniel leu a profecia de Jeremias que o exílio seria de setenta anos, ele não só começou a se alegrar, pois o tempo estar próximo para o remanescente retornar e reconstruir Jerusalém, ele começou a interceder para o cumprimento da palavra de Deus. Por isso lemos em Salmos 115:16, “Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens”. Por essa razão ainda embora o Senhor saiba que nós precisamos mais do que sabemos, Ele requer de nós que peçamos a Ele. Deve haver intercessão daqueles que vivem na terra antes que Ele se mova para concluir mesmo que seja algo que Ele tenha o intento de fazer.
Em João 17:20-21, o Senhor faz alguns acréscimos à Sua razão por desejo da unidade do Seu povo quando ele orou:
“E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim”;
Para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
Uma das razões pela qual o Senhor orou por nossa unidade é “que também eles sejam um em nós”. Isso indica que para permanecer no Senhor a forma é a unidade. De fato tem que ser verdade, pois como pode alguém estar verdadeiramente unido à Cabeça sem estar, também, unido ao Seu corpo? Uma das verossímeis evidências que nós de fato habitamos nEle é nossa unidade entre nós.
Então o Senhor nos dá outra razão crucial para isso. Quando essa unidade vier o mundo inteiro crerá que Jesus foi enviado pelo Pai. Desde o tempo que havia apenas dois irmãos na terra eles não puderam estar juntos e um matou o outro. Lutas entre as pessoas têm sido a condição constante do mundo desde a Queda. Logo, quando a verdadeira unidade entre o povo que segue a Jesus for praticada, será um milagre inquestionável para todas as pessoas que vivem na terra. Isso os levará a saber que certamente Jesus foi enviado por Deus. Consequentemente, o grande poder evangelístico na terra é a unidade da igreja.
No verso 22 desse grande capítulo, o Senhor nos dá um entendimento de como essa unidade virá.
“E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um".
O corpo de Cristo nunca chegará à unidade cercado numa doutrina ou governo de igreja, apesar dessas coisas serem importantes. Ainda assim, o caminho para que Seu povo chegue até a unidade é ver Sua glória. Quando o Cordeiro vier até os vinte e quatro anciãos se prostraram e entregaram suas coroas a Seus pés. Quem poderia buscar glória, posição ou manter divisões na presença do Cordeiro?
Eu tive algumas experiências quando eu vi a glória de Deus manifesta enquanto eu estava em grupo com algumas pessoas. Não apenas as fúteis diferenças que eu poderia ter com essas pessoas imediatamente foram reconhecidas como ridículas, mas de alguma forma todos fomos unidos de um jeito muito especial, afinal todos, juntos, vimos a glória do Senhor. Frequentemente me perguntam como o time núcleo de nosso ministério tem se mantido ligado por tantos anos e eu posso responder facilmente - é porque nós experimentamos a glória do Senhor juntos.
Em João 17:23 adiciona ainda outro entendimento na razão pela qual a unidade é tão crucial para Seu povo.
“Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim”.
Nós somos chamados “o corpo de Cristo”. Pense nisso. Alguma parte do seu corpo entra em seu pleno propósito sem o resto do seu corpo? Uma vez que devemos ser “perfeitos em unidade”, nenhum de nós pode esperar entrar na plenitude do propósito sem o resto do corpo de Cristo. Logo, a não ser pelas razões egoístas, nós devemos fazer tudo que pudermos para ajudar a trazer a unidade ao corpo de Cristo. Devemos também resistir e reconhecer a “heresia” como o grande mal que ela é, tão como qualquer coisa ou qualquer pessoa que causa divisão em Sua Igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...