sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

REIS E SACERDOTES (PARTE1)

 

REIS E SACERDOTES

A Unção de Davi

Um rei geralmente é um chefe de Estado, ocupante de um trono real, um líder soberano, a máxima autoridade sobre um povo.

Deus é apresentado como o rei supremo sobre toda a criação, acima de toda autoridade. Todo rei e líder devia se submeter a Deus, porque toda autoridade vem dele.

O Novo Testamento apresenta Jesus como o rei prometido para estabelecer o Reino de Deus.

Sacerdote representante do sagrado, é uma autoridade ou ministro religioso, habilitado para dirigir ou participar em rituais sagrados de uma religião em particular. E sacerdote segundo a Bíblia, desempenhavam diversas atividades como: sacrifícios pelos pecados do povo, diversos sacrifícios, consagrações, culto divino. Ele era um intercessor, dentre os sacrifícios pelos pecados do povo, havia também o sacrifício pelos pecados por ignorância dos próprios sacerdotes.

A Unção de Davi : Davi foi um rei importante pra nação de Israel? Era pra Davi se gloriar da posição? Não!  Mas ele não se vangloriou!

Davi não pensou assim, ele pensou em ser útil para o reino de Deus

O que se passou na cabeça de Davi no momento da unção?

 

Eu fico imaginando - A gente sabe que Saul foi uma escolha do povo, num momento que Deus viu que o profeta Samuel foi rejeitado como líder, ele era um juiz e profeta, aí Deus resolve atender os anseios do povo, que preferia um rei igual as nações vizinhas

Agora Davi, foi escolhido para ser rei, uma escolha pelo próprio Deus, após ter rejeitado Saul como rei.

O Senhor disse a Samuel: "Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para ser rei". Samuel, porém, disse: "Como poderei ir? Saul saberá disto e me matará". O Senhor disse: "Leve um novilho com você e diga que foi sacrificar ao Senhor. Convide Jessé para o sacrifício, e eu lhe mostrarei o que fazer. Você irá ungir para mim aquele que eu indicar. (1 Samuel 16:1-3)

Como posso saber o que Deus está planejando ao meu respeito?

Uma coisa eu sei e Davi soube, ser útil para os planos de Deus

Obediência antes e após a unção, a unção só confirma a obediência

Apesar de não saber ao certo o caminho. A unção não é pra nós se vangloriar-mos, é pra nós sermos úteis ao reino de Deus

Nem Samuel sabia ao certo quem era a pessoa que Deus estava escolhendo

Sim, venho em paz; vim sacrificar ao Senhor. Consagrem-se e venham ao sacrifício comigo". Então ele consagrou Jessé e os filhos dele e os convidou para o sacrifício.
Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: "Com certeza este aqui é o que o Senhor quer ungir". (
1 Samuel 16:5,6)

As pessoas veem a aparencia, até o profeta viu aparências, é por isso que tem profetas que chega num lugar já ve a aparência e solta algumas profetadas

Deus não revela tudo, alguns detalhes só dá alguns vislumbres, nem mesmo para os profetas!

Mas Davi começou assim, antes de ser ungido para um reinado, ele era rejeitado, todo mundo sabe da história

O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". Então Jessé chamou Abinadabe e o levou a Samuel. Ele, porém, disse: "O Senhor também não escolheu a este". Então Jessé levou Samá a Samuel, mas este disse: "Também não foi este que o Senhor escolheu". Jessé levou a Samuel sete de seus filhos, mas Samuel lhe disse: "O Senhor não escolheu nenhum destes". Então perguntou a Jessé: "Estes são todos os filhos que você tem? " Jessé respondeu: "Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas". Samuel disse: "Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer até que ele chegue". Então Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o". (1 Samuel 16:7-12)

 Se Samuel, considerado um grande profeta fiel a Deus, teve dificuldade de ver quem era o escolhido imagina, os profetas de hoje, como tem dificuldade de reconhecer quem é de Deus de verdade

Vamos lá, para o momento da unção

Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá. (1 Samuel 16:13)

Foi uma cerimônia simples, objetiva e pronto, tá ungido para ser rei

Fico imaginando o que passou na mente de Davi, após o momento da unção.

Como, onde e como vou poder ser rei de um povo?

Até então, eu era rejeitado no meio dos meus irmãos, agora vou ser rei.

Subiu pra cabeça?

Não, a gente conhece a história.

Davi se portou em humilde obediência, sendo obediente e útil pra Deus em todo tempo

Em toda caminhada até o fim do proposito.

Davi aproveitou todas as oportunidades e perseverou, deu o seu melhor, e se esforçou para se qualificar no propósito de Deus

Perseverar até o fim é o propósito da utilidade e da salvação

Este é o segredo: Mateus 24-19

Não espere ser ungido para perseverar, se esforçar no reino de Deus, saia da zona de conforto, Davi saiu da zona de conforto, apascentando ovelhas e foi pra um outro nível de caminhada

Pela ótica divina somos amados por Ele, ungidos por Ele e não sabemos o caminho, estamos numa zona de conforto, mas Deus nos tira para amadurecer no propósito

E só a obediência nos ensinará o caminho, no caminho tem as provas, provações, obstáculos e aprovação de Deus em todo tempo

Hoje independente da unção preparada pelos homens, das liturgias, Ele nos considera - Reis e sacerdotes

Deus já te marcou, Ele já te ungiu para esta época, para esta geração, agora vamos a obra, marchar para frente, pelejar, guerrear, perseverar!

Para este tempo que Deus quer nos usar é assim, não espere uma unção específica na sua cabeça, obedecer é sempre melhor do que sacrificar, do que viver uma RELIGIÃO, do que esperar SER UNGIDO PARA FAZER A OBRA!

Já pensou se todo cristão pensasse assim: Eu to na igreja, não tem nenhuma unção especifica pra mim, nem uma profecia, nada que prove que Deus quer nos usar, então, não vou fazer nada, só assistir aos cultos e tá bom

NÃO BASTA VIVER UMA RELIGIÃO! O IDE E PREGAR O EVANGELHO É PRA TODOS

– Ahhhhhhhhh NÃO TENHO NENHUM DOM, claro que tem, já tem a fé, fé é um dom de Deus, que Ele dá pra todos, já tem o nome de Jesus pra usar e abusar, pra fazer o bem!!!

É o tempo! Apocalipse 1:6-8 ...e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!

Vamos ser perseguidos e invejado como Davi?

Sim, não tem como evitar estas coisas. Deus vai nos moldando o caráter na perseguição, nas injurias, nas críticas

Melhor ser invejado do que invejar - Melhor fazer o bem do que o mal

Prosseguir para o alvo, que é Cristo Jesus e sua missão

Até o fim - Perseverar

Se Deus falasse o percurso pra Davi, vai ser invejado, perseguido e maltratado, eu creio que ele iria desistir, assim como José no Egito

Será que ele ia prosseguir com todos os infortúnios que ele teve????

Davi obedece e faz o melhor pela fé, sempre!

Sem conhecer o percurso - Assim é nossa vida cristã

Ah mais eu vou seguir Jesus com todo meu coração, agarrar um ministério e fazer a obra?

E os levantes? Levante tem pra todo mundo, o sol nasce pra todos, os olhos de Deus estão sobre os justos e injustos

Levantes? Vai ter, claro que vai, sem ministério ou com ministério, sem unção especifica ou não, sem ser crente ou não crente, sempre terá levantes, a vida é um guerra para todos... repito! Todos! Não é só pros cristãos!

Tudo na vida é esforço e perseverança!  Quem acha que não deve pegar um ministério pra trabalhar pra Deus que depois o levante fica mais forte, é desculpa, pra ficar na zona de conforto, sinto muito na zona de conforto nada acontece, e o pior, o que não queremos acontece...

É por isso que tem as frases: coisa boa não APARECE

É LÓGICO SEM SE ESFORÇAR, NADA DE BOM APARECE

Tudo na vida é assim ,sem esforço o que aparece é coisa ruím, situação ruím, problemas ruim

Imagine um obeso, sedentário, que vive num situação de zona de conforto, só come e dorme e se alimenta bastante, mas quando vai ao médico o quadro é crítico, tudo está alterado, precisa mudar os hábitos, a alimentação, precisa sair deste estágio urgente senão vai morrer, não haverá esperanças para bons resultados no futuro, e no final piora o quadro

O esforço vai ajudar ele, mas ele não quer se esforçar, prefere a zona de conforto, a morte é certa, tudo vai piorar com o tempo

Assim é na vida espiritual, vamos engordando sem praticar o que absorvemos da palavra , vivemos na zona de conforto sem a prática, sem exercitar a fé e as obras, a morte espiritual é certa, e esperança de um futuro com as bençãos de Deus não vai ter bons resultado

 COM DEUS É muito mais fácil, MAIS FÁCIL DE TER ESPERANÇAS quanto ao nosso FUTURO:

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. 

Olhe os verbos: invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, tudo indica ação, movimento, esforço e perseverança, até encontrar os resultados que queremos, o fim que queremos pra nossa vida (queremos ser abençoados por Deus? Sim ou não? )

Ele já nos abençoou com toda sorte de bençãos e quer nos usar!

Ei, você é cristão e aceitou Jesus, agora você pode se auto-intitular rei e sacerdote aqui na terra, num reino em movimento, o Reino de Deus não tem fim, ele se move para frente... adiante! 

Rei e sacerdote ao mesmo tempo?

O rei tem uma função e sacerdote outra função

Rei governa, sacerdote intercede, faz sacrifícios (hoje sacrifícios de louvor que agradam a Deus)

Você governa e intercede ao mesmo tempo, por causa de Jesus, em nome de Jesus

Você governa sua casa, o seu lar, sua família, esposa, filhos, governa e lidera na igreja, você intercede, faz sacrificios de louvor pra Jesus, clama o seu nome e vice versa

Assume a posição de rei e sacerdote em todo lugar, em nome de Jesus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...