O CASAMENTO MISTO
O Senhor,
estabeleceu condições definidas com respeito à pessoa com quem o crente deve se
casar. A Bíblia, indica claramente que o casamento do povo de Deus deve ficar
limitado aos da mesma fé. A pessoa crente não deve casar-se com alguém que não
faça parte do povo de Deus.
1. Os Ensinamentos do Velho Testamento
O Velho
Testamento, contém exortações suficientes para confirmar que não devemos nos
casar fora do povo de Deus (Deut 7:3-4).
Não foi
permitido ao povo de Israel, que seus filhos se casassem com os filhos de seus
vizinhos: cananeus, heteus, zebuzeus, filisteus, moabitas, amonitas, edomitas,
sidônios etc. para que não se desviassem seguindo os costumes destes povos na
adoração a outros deuses. Salomão cometeu abominação diante de Deus casando-se
com mulheres estrangeiras (I Reis 11:1-9).
1.1 O Aviso de Josué
Josué, também
avisou sobre o povo da terra, pois isso poderia tornar-se um laço, uma
armadilha para eles. Esposas e maridos estrangeiros seriam como espinhos e os
amarrariam até que eles fossem destruídos. (Josué 23: 12-13).
1.2 A Volta de Neemias
Quando Neemias
retornou à terra de Judá, depois de visitar a terra de seu cativeiro, ele
descobriu que muitos dos filhos de Israel não podiam falar a língua dos judeus
devido aos casamentos mistos que tinham contraído. Neemias contendeu com eles e
os obrigou a se separarem completamente das mulheres estrangeiras (Neemias
13:23-27). O grande problema dos casamentos mistos é que mais cedo ou mais
tarde os filhos tenderão mais a seguir o pai ou mãe descrente, e deixarão de
servir a Deus com o que é crente. Os casais mistos são testemunhas da lutas e
dificuldades para criarem os seus filhos no evangelho.
1.3 A Época de Malaquias
Casar com a
filha de um gentio, aos olhos de Deus, significa profanar a sua santidade.
Portanto, o casamento cristão fica limitado aos crentes, principalmente aos que
professam a mesma fé e ordem. (Malaquias 2:11).
Salomão foi o
mais sábio dos reis, contudo, caiu na idolatria através de casamentos com
mulheres estrangeiras.
2. O Ensino do Novo Testamento
No Novo
Testamento, Paulo escreve claramente com respeito a quem pode ser a outra parte
na união conjugal.
2.1 Uma Palavra Para as Viúvas
Escrevendo a
Igreja de Coríntios, Paulo recomendou em sua primeira carta que a mulher está
ligada ao seu marido enquanto vive, contudo se vier a falecer o marido, a
mulher está livre para casar-se novamente, mas somente no Senhor. (I Cor 7:39).
2.2 Não Vos Ponhais em Jugo Desigual
O apóstolo
Paulo, mostra implicitamente com quem o crente deve casar-se, em sua segunda
carta a Igreja de Corintios (II Cor 6:14). Para um crente e um incrédulo
trabalharem juntos a fim de alcançarem um determinado alvo, seria como colocar
juntos dois tipos opostos de animais, sob um único jugo, para ararem a terra.
(Deut 22:10). O boi é lento e o jumento rápido. Um quer ir por um caminho e o
outro por outro caminho. No caso do jugo desigual entre o crente e o descrente,
um vai estar preocupado com as coisas espirituais e o outro com as coisas materiais.
Um vai em busca das coisas eternas na direção do céu e o outro nas coisas
passageiras do mundo.
2.3 Se For Casado Com Uma Pessoa Não-Salva e Este
Quiser se Apartar
Escrevendo aos
Coríntios, o Apóstolo Paulo responde esta questão dizendo que se um cônjuge não
crente quiser se apartar, que o cônjuge crente permita (I Cor. 7:15). A
iniciativa da separação nunca deve ser do crente e sim dos descrente. Não é o
crente que quer se apartar, mas o incrédulo. É o descrente que está
descontente, pensando que não há mais futuro no lar para eles, desde que o
crente se converteu ao Senhor. Jesus predisse que haveria problemas na família
por causa do evangelho (Luc 12:51-52; 18:29-30; Mat 19:29; Mat 10:34-36).
2.4 Se ele ficar, o Senhor o salvará
Se a esposa ou
o marido incrédulo consente em morar com o crente, Paulo diz que este não deve
deixar o seu cônjuge. Deus nos chamou à paz. O incrédulo é santificado no
convívio com o crente. Pode ser que a esposa ou o marido incrédulo seja salvo
(I Cor 7:12-14).
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