quarta-feira, 23 de setembro de 2020

A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

 

A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

 A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

Esta parábola se inicia em Lucas 10:25 - "E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
Está parábola ensinada por JESUS, a um doutor da lei, tem muitos ensinamentos para o nosso tempo e podemos aplica-la em nossa vida com CRISTO.
Primeiro, o doutor da lei é um homem que entendia em detalhes da religião judaica, estudou o antigo testamento, as leis, os Salmos e os profetas, e também as tradições judaicas; portanto estava perguntando a JESUS como ele herdaria a vida eterna.
Não que seja uma pergunta hostil, mas ele estava mesmo querendo saber.
JESUS pergunta : Que esta escrito na lei? Como lês?
O doutor da lei responde: Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e ao teu próximo como a ti mesmo.
JESUS lhe disse: Respondeste bem; faze isso e viverás.
E uma resposta simples e muito difícil de ser aplicada para as nossas vidas. Amar ao teu próximo? Como assim?
Então JESUS começa a contar a parábola. Ler lucas 10.25.
O homem que foi espancado, roubado, machucado, ferido e quase morto, esse homem podemos comparar como Eu e Você, que fomos uma dia, Como assim?
Quando nós andamos e somos influenciados, afetados pelas coisas ruíns deste mundo através da luxuria, do prazer desenfreado, vaidade, orgulho, corrupção, fornicação, mentira, adultério, roubos, idolatria e muitas outras coisas, nós estamos mortos espiritualmente!!!!
O pecado nos leva a morte espiritual, e a destruição do nosso corpo, e também ficar longe de DEUS eternamente.
"Estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Efésios 2:1-3
"Porque o salário do pecado é a morte." Romanos 6:23
"Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos."
2 Coríntios 4:4
Bom, continuando com a parábola, JESUS ressalta que um sacerdote e um levita passaram a largo do homem quase morto, e não prestaram nenhuma ajuda.
Sabemos que os sacerdotes e levitas conforme a Lei, não podiam tocar em corpos mortos para não se contaminarem, estava na lei, eles agiram certos, pois pensaram que o homem estava morto.
Mas como JESUS falou, o homem estava quase morto.
Sabemos que JESUS e o sumo sacerdote; ( Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.) Hebreus 5:10.
"E JESUS nunca deixou de operar seus milagres e maravilhas por motivo algum, mesmo que seria um leproso, um cego, um mendigo, um capitão um amigo, uma mulher, uma criança e nem mesmo no sábado que para os judeus era proibido trabalhar."
Podemos ver que, JESUS quebrou todas as barreiras de preconceitos e tradições humanista, de orgulho, amor, compaixão, misericórdia e deu a sua vida por mim e para você.
Vemos também que JESUS sempre cumpriu com a Lei, e sempre acrescentou um ponto a mais, no sentido de ter mais amor pelas vidas e pelas almas.
Testificamos nas passagens abaixo.
"Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei". Hb 7.12
"Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque. Hb 7.17."
Agora vem o samaritano, que JESUS coloca na parábola, os samaritanos não se davam com os judeus, e foi logo um samaritano que ajudou o homem quase morto, ele limpou as feridas e o levou para um lugar confortável e pagou toda a dívida. Interessante como JESUS e mestre em nos ensinar!
O samaritano agiu como um missionário, um pastor, um homem de DEUS, um homem cheio de compaixão de amor pelas almas, sem interesse algum de retribuição enfim um homem cheio do ESPIRITO SANTO. Que vendo um desconhecido vai ajudar sem medir esforços.
Quanto de nós escutamos sempre as mesmas desculpas, não tenho tempo, sou tímido, não falo inglês ou português bem, eu tenho um cargo na igreja, sou pastor, sou presbítero, sou diácono, sou líder de departamento, sou tesoureiro, canto no louvor, sou zelador da igreja, enfim mil desculpas que encontramos para não evangelizar, para servir na igreja, para ir a igreja, falar do amor de DEUS, da salvação eterna, vida eterna, que JESUS está voltando para buscar a sua igreja, falar das boas novas e fora da igreja não se faz nada aos outros.
O que estamos esperando???
JESUS citou a parábola, não interessa se é sacerdote, levita, pastor, presbítero, diácono ou qualquer outra função, temos que amar o próximo e ter a compaixão das almas que estão quase morrendo aqui neste mundo, almas sedentas de amor, sedentas da palavra de DEUS e de SALVAÇÃO.
Temos que acabar com essa idéia, que esse trabalho é do irmão do meu lado, ou da igreja da esquina, ou do missionário no campo.
JESUS, disse: IDE.
"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."
Romanos 10:13-17
Espero que a palavra tenha falado ao seu coração e que venhamos a amar o nosso próximo e dividir as boas novas do Evangelho, que Deus vos abençoe.
escrito por Marcelo Bossolani
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESCARREGANDO A ANSIEDADE E A PREOCUPAÇÃO

DESCARREGANDO A ANSIEDADE E A PREOCUPAÇÃO  A cruz do Calvário é o lugar onde podemos descarregar todas as nossa ansiedades e preocupações, t...