terça-feira, 2 de junho de 2020

O SOCORRO NÃO FALHA

O socorro que não falha

TEXTO: II Reis 3:4-27

A palavra deste texto nos mostra como Deus opera de maneira poderosa, gloriosa e misericordiosa, pois os reis de Israel, Judá e Edom, ao ouvirem a notícia de que os moabitas, que eram criadores de gado e poderosos, haviam se levantado contra eles, precipitadamente e sem sequer consultarem ao Senhor, saíram para tentar vencer a guerra apoiados tão somente nas forças humanos. E, em dado momento, quando encontravam-se encurralados, tendo perdido totalmente controle da situação e estando desesperados, começaram a profetizar entre si, dizendo que Deus os levara até ali para que fossem mortos e entregues nas mãos dos moabitas - o que nos mostra claramente a realidade de que o coração do homem é enganoso e desesperadamente corrupto (Jer. 17:9). 0 medo havia tomado conta deles de tal modo que, manipulados por este sentimento tão maligno, afirmavam que aquela era a vontade de Deus.

Em nossos dias muitas tomam exatamente a mesma atitude daqueles reis, quando declaram que estão passando por dificuldades, sejam elas na área espiritual, profissional, sentimental ou qualquer outra, porque é a vontade de Deus para as suas vidas. Mas, se de fato temos convicção do plano de Deus em nossa vida, precisamos e devemos andar em espirito, a fim de que possamos discernir a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. E não caiamos nas ciladas de Satanás, que nos fazem profetizar sentenças de autodestruição em razão de atitudes impensadas, levando-nos a tentar resolver nossos problemas agindo pela nossa própria força. Ou somos guiados pelo Espirito de Deus, ou não somos. Não há meio termo.

Aqueles reis que haviam saído na sua inconseqüência, foram informados de que entre eles havia um profeta de Deus. Mandaram chamá-lo e, com arrogância, lhe ordenaram que profetizasse, mas nunca sem antes lembrá-lo que o Senhor os levara ali para morrer. E é assim que muitas vezes as pessoas pedem oração: Pastor, ore par mim. Mas olha, eu sei que não tem mais solução... eu já sei o que vai acontecer... Você não sabe nada. O que você tem que saber é que sempre quem da a última palavra em nossas vidas é o Senhor, não importando os históricos que você tenha vivido, o que já tenha acontecido ou a luta que esteja vivendo, pois todo querer e efetuar está nas mãos do Deus Todo-poderoso.

Eliseu, o profeta, pediu que lhe fosse trazido um tangedor. E quando a música começou a tocar, o Espirito de Deus o tomou e ele profetizou que fossem feitas covas e mais covas, pois o Senhor as encheria com muita água e eles não conheceriam a derrota. Josafá sabia que o homem que cria em Deus e nos seus profetas é próspero (II Cron. 20:20), e obedeceu a voz do homem de Deus, deixando de lado as suas emoções e o medo.

Se você, como Eliseu, quer fazer a diferença, mantenha a seu espirito sempre aberto ao mover do Espirito de Deus, para que a Sua plenitude o faça viver a realidade de Isaias 11:2, que nos promete que repousará sobre nós o Espirito de sabedoria, de inteligência, de conselho, de fortaleza, de conhecimento e de temor do Senhor, pois nós não fomos chamados para viver uma vida medíocre. Essa foi a realidade que aqueles três reis, poderosos e cheios de aparência, enxergaram em Eliseu: o poder do Espírito Santo de Deus.

Portanto se você deseja verdadeiramente viver como luz do mundo e sal da terra, não fique esperando a morte chegar, mas levante-se para viver na direção do Espirito de Deus, e na autoridade do nome poderoso de Jesus. Diga: Senhor, eu recebo agora, vindo do céu, o Espirito Santo, me trazendo conhecimento, inteligência e temor ao Senhor.

Na realidade, através da boca de Eliseu Deus ordenara que fosse ferido todo tipo de liga com o velho homem, pois eram valorosas as coisas que deveriam ser destruídas: as cidades fortificadas e as cidades principais, todas as boas árvores e também todos os fontes de água. Com isso Deus estava lhes dizendo que eles de fato teriam vitória sobre seus inimigos, mas que de maneira alguma deviam fazer qualquer tipo de aliança com eles. E do mesmo modo, hoje o Senhor nos diz para destruir tudo aquilo que a inimigo teve como referência em nossa vida:

1 - As cidades fortificadas, que espiritualmente significam as áreas de endurecimento em nossa mente, e que muitas vezes não permite que pensemos como Deus pensa. Precisamos entender que a nossa mente foi transformada pelo poder do sangue de Jesus Cristo, que já desfez toda complicação e paranóia, todo complexo e qualquer outro tipo de prisão mental, fazendo-nos livres para viver uma vida de acordo com os pensamentos do Espirito de Deus.

2-. As cidades principais, que são áreas de dependências e habilitações espirituais, relacionadas ao passado que muitas vezes deixa um ranço religioso que não traz liberdade de comunhão com o Espirito de Deus. Mas Jesus Cristo já deixou tudo isso encravado na cruz do Calvário, bastando apenas que você aprenda a se apossar do que Ele já lhe deu, a liberdade de buscar a presença do Espirito de Deus, orando em todo tempo, no sua casa, no seu emprego, na escola ou por onde quer que você ande, na certeza de que Ele o guiará em todos os seus caminhos.

3. As boas árvores, que significa cortar todo prato de lentilha que nos é oferecido em troca da bênção que já nos foi ordenada. Precisamos tomar cuidado com ofertas que nos são feitas, pois os pratos que Satanás oferece vêm sempre camuflados com uma aparência de formosura, porém, temos que estar conscientes de que toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm somente das mãos idôneas de Deus Todo-poderoso. Corte, hoje, todas as boas árvores que lhe têm sido oferecidas e receba da única Árvore verdadeira, a Árvore da vida que é Jesus Cristo.

4- As fontes de água, que é o desprezar todo tipo de influência que o mundo quer trazer para as nossas vidas, deixando espaço aberto somente para aquilo que o Espírito de Deus tem para nós, a fim de que realmente possamos viver uma vida cheia de plenitude e da abundância das muitas águas que descem do trono de Deus para nos trazer sabedoria e toda sorte de bênção que necessitamos para ter uma vida de poder, autoridade e vitória.

Depois que aqueles reis fizeram o que o profeta lhes havia ordenado, aconteceu uma coisa rnaravilhosa e sobrenatural, pois quando os moabitas chegaram para destruir o povo de Israel e os edomitas, eles começaram a ver aquelas águas que antes não existiam, e que naquele momento desciam, vermelhas como sangue, numa grande enxurrada, fazendo-os acreditar que verdadeiramente os judeus haviam se matado uns aos outros. E assim subiram até o arraial do povo de Deus e totalmente despreparados, encontram um povo vivo e cheio de poder de realização do Senhor, que os destrui, conforme a promessa do Senhor que não pode mentir. Assim, também, o sangue de Jesus, vermelho e poderoso, lhe dá hoje, e para sempre, a vitória sobre todos as seus inimigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...