sexta-feira, 25 de outubro de 2019

ESPERANÇA


ESPERANÇA
Esperança é uma das melhores palavras do vocabulário cristão! Paulo, escrevendo aos Coríntios, disse: "Agora, porém, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três: porém o maior destes é o amor" (1 Coríntios 13: 13).
Temos aqui uma tríade de virtudes cristãs, e uma delas é a esperança. A maturidade espiritual obrigatoriamente inclui uma viva esperança.
A própria palavra esperança brilha como luz na escuridão, gozo em meio à tristeza, vida em meio à morte.
Você pode imaginar como é a vida das pessoas que alimentam-se de falsas esperanças ou que são desprovidas dela.
Os hipócritas possuem uma falsa esperança. Estão contando erradamente com segurança após a morte, o céu, uma vida feliz no porvir.
Mas as Escrituras dizem: "Porque qual será a esperança do ímpio (hipócrita) ...quando Deus lhe arrancar a alma? " (Jó 27:8).
Assim, alguns têm falsas esperanças na religião, outros mantêm esperanças inúteis em ouro e prata.
Há também pessoas descritas na Bíblia como não tendo esperança. O mundo pagão está sem esperança e sem Deus (Efésios 2:12).
Vendo as filosofias pagãs dos dias de Paulo podemos compreender prontamente o porquê.
Alguns acreditavam que a alma, temporariamente prisioneira do corpo, um dia iria relutantemente embora através de um último sopro de vida ou através de uma ferida aberta.
Então a alma entraria no Hades (sepultura) — o mundo das trevas — e passaria o resto de sua eternidade lamentando a existência sem conforto algum.
Theognis declarou: "Deleito-me no esporte na minha juventude, pois em breve ficarei sob a terra e serei tão mudo como uma pedra, abandonando a luz do sol a que tanto amo. Embora eu seja um homem bom, nada mais verei". Isto é falta de esperança - um desespero sem Deus.
Qualquer pessoa honesta e objetiva - que não fuja através de bebidas ou drogas - acharia quase impossível viver sem esperança.
Os homens têm que ter confiança no futuro se quiserem sobreviver no presente.
Romanos 8:24 fala desta questão no que concerne aos crentes: "Porque na esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? "
Este versículo sugere que nem tudo em nossa salvação pode ser referido no tempo presente. A plenitude da salvação é uma esperança para o futuro.
Conte as Maneiras.
Embora não pudéssemos começar a investigar tudo que a Bíblia diz a respeito da esperança, vamos ver algumas das declarações gerais.
Primeiro, a Bíblia diz que nossa esperança tem que ser em Deus e somente nEle.
O único lugar seguro da esperança é nEle. No Salmo 43:5 lemos: "Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu".
A Bíblia também nos diz que a esperança é uma dádiva de Deus — um presente.
"Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo, e Deus nosso Pai que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça"
(2 Tessalonicenses 2:16).
Esta é uma bênção, mas tem um princípio e um meio também. Deus outorga ao homem esperança, confiança, consolação e segurança para o futuro — tudo isso se aceitarmos o Seu dom.
"Onde posso obter este dom? " talvez pergunte. A Bíblia nos diz que a esperança vem através das Escrituras.
Quando você lê a Palavra de Deus, quando a compreende e quando crê nela, então, você tem esperança.
"Pois tudo quanto outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência, e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança" (Romanos 15: 4).
Se você não crê no Livro, você está dolorosamente sem esperança. Se quiser ter confiança no futuro, confie na Palavra de Deus.
Podemos dizer uma quarta característica da esperança - ela é assegurada pela Ressurreição de Cristo.
Se Deus dissesse apenas: "Pode confiar em Mim, na morte - eu o conduzirei" já seria importante.
Porém, temos uma esperança ainda maior porque vimos Cristo passar pela morte e vencê-la.
Ele conquistou a morte. "Bendito o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" (1 Pedro 13).
A esperança é ainda confirmada em nós pelo Espírito Santo. "E o Deus de Esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de espe¬rança no poder do Espírito Santo" (Romanos 15:13).
Um dos ministérios do Espírito Santo é convencer o crente de que ele possui esperança para o futuro. Sem esperança, poderíamos começar a temer. Mas a esperança nos defende contra Satanás e seus ataques mentirosos.
Pense em 1 Tessalonicenses 5:8, para mais detalhes. Este trecho fala do capacete do cristão — a esperança da salvação. Satanás aparece com sua imensa espada procurando destruir nossa confiança.
Mas você simplesmente lembra que o Espírito de Deus nos confirmou, através da ressurreição de Cristo, o dom gracioso de Deus — a esperança.
Assim, a espada de ataque esbarra no seu capacete sem machucar.
Permita-me ressaltar outra característica da esperança. A esperança tem que ser contínua.
Entre as muitas passagens que falam a esse respeito está o Salmo 71:14: "Quanto a mim, esperarei sempre, e te louvarei mais e mais".
Outra coisa maravilhosa a respeito da esperança é que ela produz alegria. "Bem aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor seu Deus" (Salmo 146:5).
Por que ele é feliz? Porque a esperança produz gozo.
É necessário dizer que a esperança remove o medo da morte? Quando realmente esperamos em Deus, quando esperamos em Cristo nosso Salvador, não há o que temer.
Colossenses 1:5 refere-se à esperança guardada para nós no céu. Sabemos que Deus tem um futuro para nós; sabemos que Ele tem uma promessa para nós; sabemos que temos esperança para o futuro porque o Senhor Jesus habita em nós agora!
A ressurreição de nosso Se¬nhor é a base de nossa esperança e a remoção de nosso medo da morte.
Outra coisa que pode ser dita a respeito da esperança é que ela é segura. Nada precisa tirar-nos a confiança ou roubar-nos a esperança.
Hebreus 6:17,18 nos diz que nossa forte consolação e a esperança que nos está proposta pousam sobre duas coisas imutáveis — o fato da promessa de Deus e o fato do juramento de Deus.
Em outras palavras, nossa esperança é segura porque Deus fez a promessa e ressaltou com um juramento.
Quando é que nossa esperança se cumprirá? Quando Jesus voltar. "Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória de nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" (Tito 2:13).
Com a volta do Senhor, nossa espe¬rança finalmente realizar-se-á.
Escrito por John F. MacArthur Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESCARREGANDO A ANSIEDADE E A PREOCUPAÇÃO

DESCARREGANDO A ANSIEDADE E A PREOCUPAÇÃO  A cruz do Calvário é o lugar onde podemos descarregar todas as nossa ansiedades e preocupações, t...