terça-feira, 6 de março de 2018

ONDE COLOCAR AS EMOÇÕES PARA SER FELIZ?



ONDE COLOCAR AS EMOÇÕES PARA SER FELIZ?

A paz é o objetivo principal para que o homem seja feliz. Com a quantidade de estímulos estressantes que vivemos atualmente, o ser humano fica cada vez emocionalmente mais frágil.

Desde cedo o grau de respostas adaptativas é maior. Provas escolares, falar outro idioma comprar casa própria, andar na velocidade dos carros, caso contrário você pode estar atrapalhando o trânsito ou se você é um pedestre tem que prestar atenção para não ser atropelado.

Morar em prédios altos, medo dos elevadores, medo de ladrões, medo de seqüestro e até mesmo seqüestros relâmpagos.

O sistema nervoso é o mesmo, desde quando não havia essa quantidade enorme de variáveis precipitantes que levam cada indivíduo a passar cada um por algum tipo de transtorno emocional.

E o que fazer para melhorar nossa qualidade de vida segundo a orientação bíblica?

1) Colocar em sua mente somente o que possa ajudá-lo realmente a ser feliz. Atitudes positivas.

No momento em que vier a sua mente algo ruim, alguma vozinha dizendo a você que você é incapaz, que você não tem condição, rebata esse sentimento de baixa auto-estima com outro, mediante a sua razão.

Não é seu sentimento que deve controlar você, quem controla seu sentimento é você. Diga para você mesmo: “Outros conseguiram, eu também posso conseguir. Outros foram capazes, eu também posso ser...”.

A Bíblia diz que o coração do homem é enganoso. Quando a Bíblia fala de coração,está dizendo que o que você sente pode ser:passageiro, volúvel e irreal.

Então treine esse mecanismo,rebata seu pensamento com outro, seja expert nisto.

Não fique achando que isso soa como falso, pois não é. Isto é psicologia pura e aplicada em diversos tratamentos de transtornos psicológicos.

E para nós que somos cristãos isso também é Bíblia pura.

Você pode também rebater seus pensamentos negativos com versículos bíblicos motivadores:

“Quero trazer a memória o que me pode dar esperança”. (Lamentações 3:21)

Finalmente,irmãos, tudo que for verdadeiro, tudo que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo que for amável, tudo que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.
(Filipenses 4; 8,9)

2) Não tenha pensamentos antecipados ou precipitados.

Nos sempre temos a tendência de sofrer por antecipação. Na maioria das vezes as coisas pelas quais sofremos nem mesmo acontecem.

Assim perdemos energia sofrendo muitas vezes à toa.

Também quando sofremos antes, geralmente, não ajuda a resolvermos o problema.

Temos que pensar nas soluções para nossos problemas, mas o sofrer muitas vezes gera em nós uma ansiedade que obscurece nosso entendimento e nossa inteligência fazendo com que não visualizemos a solução mais adequada e que de repente, está tão óbvia.

É como se você estivesse no meio de um nevoeiro; a nuvem; ansiedade atrapalha que você veja. Logo que o nevoeiro passa, tudo fica tão claro.

Isto você pode fazer mudando o foco de seu pensamento. Quando vier em sua mente pensamentos preocupantes os quais não adianta você ficar remoendo, já que isto não iria ajudar, rebata esses pensamentos com outros pensamentos.

Diga a você mesmo não vou sofrer por antecipação, não há nada que eu possa fazer agora.

E pense em outra coisa que você possa evitar o estresse desnecessário.

O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima. (Provérbios 12.25)

Seja bondoso com você mesmo. Saiba que o maior carrasco do homem é ele mesmo.

Lançando sobre ele(Deus), toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (I Pedro 5.7)

Por isso digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai Celeste as sustentam. Porventura não valeis vós muito mais do que as aves do céu? Qual de vós que por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios dos campos: eles não trabalham, nem fiam, Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. (Mateus 6: 25)

Não andeis ansiosos de coisa alguma ;em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. (Filipenses 4:6)

3) Não evite o problema!

Encare o problema! Evitar o problema pode dar um alívio imediato, só que é momentâneo, o problema continua lá, muitas vezes se avolumando.

A Bíblia diz em Josué 1:8 "Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares". Se o seu problema trouxer muita dor, crie etapas para enfrentá-lo. E à medida que você for alcançando o sucesso, valorize seu empenho. Se elogie e trate a você mesmo como se estivesse tratando o seu melhor amigo.

Quando Davi lutou com Golias, ele criou etapas em seu percurso, ele primeiro fez planos, traçou estratégias. A estratégia dele foi simples: ele procurou pedrinhas lisinhas que possibilitassem-no a entrar na batalha.

Descubra você também suas pedrinhas e lute. Davi clamou aos céus e o Deus altíssimo fez a parte dele.

4) Use a espada na batalha

A Bíblia fala: Guardei a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.

A Bíblia não é um livro comum, este livro tem poder!

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, é mais afiada do que qualquer espada de gumes ; ela penetra até o ponto de dividir a alma e espírito, juntas e medula, e julga os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12)

Então, vão aí uma dica de uma psicóloga que, também, tem Jesus no coração e que deseja que vocês também possam aproveitar essas técnicas que são usadas em consultórios para trazer o bem estar emocional de muitas pessoas.

Eu apenas adaptei-as em um contexto cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...