quarta-feira, 7 de março de 2018

ANDE COM OS SÁBIOS




ANDE COM OS SÁBIOS 


"Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros" (Provérbios 15:22) 

Pessoas sofridas tendem a se juntar com outas pessoas sofridas. Amamos aqueles que lamentam por nós e evitamos aqueles que nos corrigem. Porém, correção e direção é o que precisamos. 

Ande com quem tem mais reclamações e logo estará reclamando. 

Ande com sábios conselheiros que sempre dá as melhores idéias e prosperará. 

Este provérbios nos lembra “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” (Provérbios 15:22)

Os vínculos relacionais são preciosos, sejam eles quais forem. Cada vínculo que criamos - família, cônjuge, amigos, colegas - impede que nos tornemos egoístas e, assim, ajuda-nos a, através da troca de experiências e orientações, amadurecermos enquanto indivíduos. 

Os bons relacionamentos fazem com que tenhamos ao nosso lado pessoas que, verdadeiramente, se importam conosco e, por isso, sempre vão querer o nosso bem. 

E quando constituímos bons vínculos relacionais, a liberdade que temos uns com os outros, faz com que um ajude o outro quando os sofrimentos, as angústias, as dúvidas, as incertezas, e todas as outras difíceis situações da vida, surgem em nossa caminhada. 

Tenho sempre mais que quatro ou dez grandes amigos, pessoas que sempre você vai poder contar quando precisar de auxílio em suas crises pessoais, emocionais, espirituais. 

Em cada situação que apresentará a eles, sempre será orientada de maneira prudente se eles forem sábios. 

O vínculo de nossa amizade permite que você possa se expor a eles e, assim, com muita transparência, dialogarão com a finalidade de gerar crescimento e mais sabedoria para que seja possível lidar com cada situação. 

Nesses diálogos com sábios há muito acolhimento e, portanto, reforço e correções. 

Os sábios nos dão diretrizes que não estamos percebendo

Às vezes, através dos conselhos, orientações que reforçam as atitudes que estamos tomando; outras vezes, também num ato de acolhimento, receberá orientações que corrigem a maneira como esta lidando com determinadas situações; porém, tudo isso acontece quando há exposição e, assim, transparência daquele que busca conselhos. 

Percebo que muitas pessoas cometem erros absurdos porque, infelizmente, por medo de se exporem aos amigos, ou por não terem amigos que confiam tanto, vivem apenas em função dos seus próprios "achismos". 

Geralmente, pessoas assim, por não se permitirem à exposição, dirigem a vida a partir de si mesmos, sem qualquer possibilidade de ver determinadas situações pela ótica de outra pessoa. 

Assim, por conta dessa "auto suficiência", casamentos são desfeitos, empregos são perdidos, amizades nunca são estabelecidas, contribuindo, então, para as muitas frustrações e desajustes emocionais. 

O medo da exposição faz com que as pessoas não criem vínculos profundos e, então, vão desenvolvendo a vida segundo a maneira como a entendem e, assim, geram terríveis problemas relacionais, que fazem mal a si mesmas e ao outro, porém, como não podem demonstrar suas fraquezas a quem quer que seja, quando vão buscar ajuda a situação está tão desesperadora que, infelizmente, há pouco o que se fazer. 

Outros, infelizmente, quando colocados de frente consigo mesmos, ao invés de buscarem ajuda e, então, fazer os ajustes necessários, preferem dar desculpas (os mais educados) a mudar suas posturas ou permitir que alguém os oriente. 

Desta forma, nasce uma gama de cônjuges insatisfeitos, casamentos de fachada, profissionais frustrados, amizades desfeitas, relacionamentos fracassados, filhos em crise, e a dureza de coração.

Portanto, se você tem intenção de viver bem, com qualidade de vida, estabeleça vínculos relacionais profundos. Permita-se ao cuidado. Permita-se a exposição. 

Permita-se a liberdade das concepções engessadas e edificadas apenas em si mesmo. Pense nisso! 

escrito por André Luís Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...