sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

VONTADE PERMISSIVA E PERFEITA VONTADE





VONTADE PERMISSIVA E PERFEITA VONTADE DE DEUS

Assim diz o SENHOR: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte. (Jeremias 21:8)

Na bíblia sagrada está registrada a perfeita vontade de Deus para com todas as pessoas.  Há dois caminhos onde nossas escolhas e decisões escolhem o que fazer

Na Biblia Deus determina o curso que a humanidade deve seguir.

Através dos personagens, Deus foi mostrando a sua perfeita vontade, e muitas vezes ele respeitou a decisão dos homens de seguirem outra direção.

Deus respeita as nossas decisões e permite que façamos escolhas.


Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição (Deuteronômio 11:26)  

Na maioria das vezes sempre escolhemos os caminhos mais fáceis, sempre procuramos o trabalho mais leve, sempre queremos os relacionamentos menos complicados.
Temos 2 exemplo claro na Biblia, dois caras ricos, Abraão e Ló, pastores, criadores de gado.

Eles eram parentes mais chegados, ambos escolheram trilhar o mesmo caminho, a mesma direção até um certo tempo, quando enfim, por desavenças familiares, tiveram que optar por seguir caminhos diferentes. 

E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra. E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. (Gênesis 13:7-9)

Abraão permaneceu na perfeita vontade de Deus, preferiu obedecer a Deus, seguir a direção que Deus havia lhe dado, andou pelo deserto, começou a habitar em tendas, não queria se misturar com povos politeístas, que adoravam muitos deuses.


O caminho que ele decidiu trilhar era somente permanecer na perfeita vontade de Deus e formar um povo dedicado a servir somente ao Senhor, isso ocorreu porque através de Abraão, surgiu a nação de Israel.

Ló teve a chance de escolher o melhor caminho, preferiu a vontade permissiva de Deus, ele decidiu escolher o caminho mais fácil a ser percorrido, olhou por cima, olhou as planícies verdejantes, a melhor paisagem, foi morar nas grandes cidades da época, onde poderia ganhar a vida com mais facilidade.

E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.  
    (Gênesis 13:10-11)

Somos como Ló. Avistamos com facilidade aquilo que agrada nosso olhos. Ás vezes até oramos a Deus contra a sua perfeita vontade. 


Ás vezes queremos ficar longe dos nosso parentes, livres da nossa vizinhança, longe do nosso trabalho stressante.

Achamos que está chato, está um tédio nossa vida, não suportamos as pessoas ao nosso redor.

Essa não é perfeita vontade de Deus, mas você persiste em conseguir um novo rumo, prefere caminhos mais fáceis.

Deus responde sua oração? Sim.

Deus pode permitir atender sua escolha. mas isso não quer dizer que seja sua perfeita vontade.

De tudo que você se afasta, de tudo que você se aproxima, tudo tem consequencias.

Quer saber qual é a perfeita vontade de Deus?

Está na Bíblia, são muitas coisas que podem gerar em nós felicidade. Mas há uma caminho a percorrer, o caminho da obediencia, traz a benção da permanência.

A perfeita vontade de Deus para Abraão era: "andes no meu caminho e seja perfeito". Deus mostrou a Abraão, tocou em seu coração, para permanecer na sua perfeita vontade.  Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.

Gênesis 17:1


A vontade permissiva de Deus para Ló era "escolha seu caminho, mas cuidado, poderá seguir e não gostar do que vai ver". Ló percorreu por caminhos fáceis, mas se misturou com um povo pecador, totalmente longe das bençãos de Deus.

Ló permaneceu envolvido com pessoas pecadoras, que em pouco tempo seria influenciado pelo modo de vida das grandes cidades da épocas, focadas em prazer, diversão e corrupção.

Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR.    (Gênesis 13:12-13)

Abraão viu a benção acontecer. Ló viu a desgraça acontecer. Abraão viveu sua vida focado na na benção da permanencia, mesmo passando por certas adversidades no deserto.

Ló escolheu os caminhos mais fáceis, viveu no meio de um povo desobediente a Deus, onde tudo era permitido, as pessoas era más, viviam na porta larga, no final foram destruídas.

Sodoma e Gomorra foram destruídas, ficaram marcadas na história como duas cidades importantes da época antiga, que tanto desagradaram a Deus.

Ló estava vivendo lá, na facilidade da vida, só foi poupado por que encontrou alguém abençoado que intercedeu por ele: Abraão

Quem vive nos caminhos de Deus, quem vive na perfeita vontade de Deus é tão abençoado que pode trabalhar em prol de salvar vidas que andam nos caminhos permissivos de Deus

Hoje em nosso tempo atual, tanto as grandes cidades como as pequenas vivem como Sodoma e Gomorra, só há prostituição, ganância, corrupção,pessoas que vivem na vontade permissiva de Deus e poucos como Abraão que andam na perfeita vontade Deus.

Mas Deus continua dizendo: "quer ser abençoado, andes na minha presença e seja perfeito"


 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;      Mateus 7:13

Pare de viver como Ló, escolhendo as coisas mais fáceis, os caminhos mais largos e espaçosos, vivendo uma vida fácil, se rendendo aos prazeres do mundo, só há bençãos garantida na perfeita vontade de Deus.

Jesus já disse que largo e espaçoso é o caminho que conduz a perdição e muitos estão andando neles pelas cidades, porque são livres para fazerem suas escolhas.

E só há um meio de entrar na perfeita vontade de Deus, é ser como Abraão que preferiu a viver em tendas, andar pelos desertos da vida, longe das portas largas, do que se misturar com os pecadores e no final foi abençoado, porque permaneceu na benção da obediencia, caminho estreito, mas cheio da presença e realidade de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fontes de Sabedoria

 Conselhos Fontes de Sabedoria Um jovem com casamento marcado, diante de uma gran­de crise na região onde morava, teve de deixar sua noiva e...