O CORAÇÃO DO HOMEM FAZ PLANOS
"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos." (Provérbios 16:1-3)
É certo afirmar que todas as pessoas fazem planos. Alguns planos são chamados de curto prazo, que são aqueles mais imediatos. "Eu vou almoçar hoje", é um desses planos. Outros são a médio prazo, "no próximo mês, vou trocar a geladeira". Alguns planos são a longo prazo, "no ano que vem, eu vou passar as férias em Fortaleza".
É certo ainda mencionar que alguns planos são bem simples, outros complexos. Alguns planos eu posso realizar sozinho, outros eu preciso de ajuda.
Vale ainda dizer que alguns planos são bem sucedidos e outros são fracassos. Na verdade, a vontade soberana de Deus é a única garantia de sucesso para qualquer plano que façamos.
A Bíblia ensina que não é errado fazer planos. Isso é fazer bom uso da inteligência que Deus concedeu a cada um de nós - "Ouvi o meu ensino e sede sábios" (Provérbios 8.33).
Deus está interessado em abençoar os nossos planos desde que estes estejam conforme a sua vontade.
"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor" (Provérbios 16.1).
Deus quer aprovar os nossos planos antes da execução dos mesmos.
Ele é a força que nos sustenta e o provedor das nossas necessidades. Muitas vezes, as pessoas fazem as coisas que julgam mais corretas e depois ficam questionando a Deus o porquê das coisas não terem saído como deviam.
Muitas vezes, achamos que os nossos planos são perfeitos e que não precisamos da opinião de outra pessoa.
A Bíblia ensina que devemos orar antes da execução de qualquer plano, e não depois da ação (1Jo 5.14).
O cristão ora e pede aprovação de Deus e, com essa aprovação, vai em frente nos seus projetos. O crente que não ora antes sofrerá as consequências de todas as suas ações realizadas sem a aprovação divina.
Muitas vezes uma oportunidade nova parece boa aos nossos olhos e a impressão que temos é que tudo vai acabar bem, o problema é que as vezes nossa motivação está errada, e podemos acabar nos afastando da vontade de Deus.
Por isso devemos sempre consultar ao Senhor e quando tivermos a resposta certa de Deus, então nossos planos passam a ser os mesmos planos de Deus, e assim podemos descansar, pois tudo o que Deus faz é perfeito e nunca falha.
Pai querido, ajuda-me a lembrar sempre que eu devo consultar ao Senhor para que os meus caminhos sejam sempre os Seus caminhos, pois não quero andar fora do centro da sua vontade.
Todos os meus planos e projetos eu consagro ao Senhor e deixo que o Senhor tome conta de todos eles, pois eu sei que tudo pertence ao Senhor.
"Senhor, quero submeter a ti meus planos, antes de tomar decisões. Esclareça sempre a minha mente para que eu possa sempre fazer a tua vontade".
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário