quarta-feira, 28 de abril de 2021

GANSOS E EQUIPES

 

GANSOS E EQUIPES

 

Quando você vê gansos voando em formação “V”, pode ficar curioso quanto as razões pelas quais eles escolhem voar dessa forma, pelo que apresentamos a seguir algumas descobertas feitas pelos cientistas.

 

FATOS

 

1.     Fato - a medida em que cada ave bate suas asa, ela cria uma sustentação para a ave seguinte, voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue pelo menos 71% a mais do que se cada ave voasse isoladamente.

2. Fato - sempre que um ganso sai fora da formação, ele repentinamente sente a resistência e o arraso de tentar voar só, e de imediato, retorna à formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave à sua frente.

3. Fato - Quando o ganso líder se cansa ele reveza indo para a traseira do “V”, enquanto um outro assume a ponta.

4. Fato - Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente em manter o ritmo e a velocidade.

5. Fato - Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem, para ajudar e proteger, eles o acompanham até a solução do problema e, então, reiniciam a jornada. Os três ou juntam-se a outra formação, até encontrar o seu grupo original.

 

VERDADES

 

Verdade 1 - Pessoas que compartilham uma direção comum e um senso de equipe chegam ao seu destino mais depressa e facilmente, porque elas se apoiam na confiança uma das outras.

Verdade 2 - Existe força, poder e segurança em grupo quando se viaja na mesma direção com pessoas que compartilham um objetivo comum.

Verdade 3 - É vantajoso o revezamento quando se necessita fazer um trabalho árduo.

Verdade 4 - Todos necessitam ser reforçados com apoio ativo e encorajamento dos companheiros.

Verdade 5 - A solidariedade nas dificuldades é imprescindível em qualquer situação.

 

Para o bem do grupo, é fundamental ser um ganso voando em “V”. E, vamos procurar nos lembrar mais freqüentemente de dar um “grasnado” de encorajamento e nos apoiar uns nos outros com amizade e amor.

Que o exemplo do vôo dos gansos possa ser aplicado em nosso dia a dia com nossos irmãos, colegas e amigos.

 

"Autor Desconhecido"

UMA PALAVRA AOS JOVENS

 

Uma Palavra aos Jovens




A juventude é uma época de poucas decisões e escolhas. É certo que o jovem vai se deparar com muitas delas ao longo da juventude e depois em sua vida adulta, porém, refiro-me às decisões que podem trazer resultados permanentes e duradouros. Questões tais como: que curso profissionalizante estudarei? com quem devo namorar, noivar e casar? em qual curso da faculdade devo pensar e dirigir esforços? Estas, dentre outras, são as dúvidas e incertezas que mais incomodam os jovens. Se eles são cristãos estarão buscando na vontade de Deus a resposta para as suas perguntas.

Vamos ver um exemplo de decisões permanentes que mudaram a vida e a trajetória de um povo. Em Hebreus 11: 23-29 temos a narrativa sobre a fé de Moisés.

Antes, lembremo-nos o que havia acontecido ao povo de Israel àquela época. José, sendo hebreu, era governador do Egito. Esse status e posição foram adquiridos pela graça de um Faraó para com José, na ocasião em que ele interpretara sabiamente os sonhos que afligira o monarca. Ao perceber a sabedoria divina sobre José, o Faraó coloca-o como segundo homem em seu reinado. A fome, prevista por José, atinge também a terra de seus pais que são obrigados a ir ao Egito em busca de alimento. José convida então seus familiares a morarem com ele no Egito, recebendo consentimento da parte do rei. Com as mortes de José e do rei, surge um novo Faraó que desconhecia o sábio governador e seus feitos. Ao perceber que o povo hebreu crescia abundantemente, o Faraó determina que os filhos dos hebreus fossem mortos e lançados no Rio Nilo, a fim de não engrossar a população com maior força masculina, temendo que um dia os hebreus se juntassem à outros povos e lutassem contra os próprios egípcios. Ao mesmo tempo determina que os egípcios afligissem o s hebreus com maior carga de trabalho, mantendo-os sob constante ocupação e vigilância. As parteiras hebréias, temendo a Deus, e com penas das crianças, deixavam de cumprir a ordem de eliminar os filhos homens dos hebreus e Faraó não se conformava.

Nasce então um filho do sexo masculino em uma família onde tanto o pai, como a mãe eram Levitas, isto é, possuíam um passado e uma vida dedicada ao sacerdócio. Ao se depararem com um menino recém-nascido certamente aqueles pais foram possuídos por forte temor: cumprir ou não o mandamento do rei? A Bíblia diz que pela fé, Moisés foi escondido por três meses, pois seus pais perceberam que era um menino formoso.

Não mais podendo ocultar a criança, os pais lançam a criança no Rio Nilo e acompanham o berço no leito do rio para ver que fim teria o menino. Este é encontrado pela filha de Faraó, que se banhava nas águas do rio naquele exato momento (coincidência ou providência?). A filha de Faraó adota a criança e determina que fosse desmamado e criado por uma hebréia, que viria a ser a própria mãe de Moisés.

Ao cumprir a sua etapa, a mãe de Moisés o devolve à filha de Faraó, que passa a dar-lhe uma vida bem diferente daquela que ele vivia até então. Os palácios, as boas roupas, comidas, fartura, riqueza e festas faziam parte da vida de Moisés nessa nova fase.

Ao tornar-se grande (a Bíblia não diz que idade tinha), Moisés vê o seu povo sendo afligido por pesado trabalho e pela injustiça dos homens egípcios. Toma uma atitude de defender um hebreu, matando um egípcio. Ocultou o cadáver e pensou que ninguém havia tomado conhecimento. No dia seguinte ao deparar-se com dois hebreus em discussão, tentou apartar a discórdia e recebe por resposta o conhecimento que o delito praticado no dia anterior e que não era juiz nem mediador do povo de Israel.

Assustado, ao saber que Faraó também já sabia e queria matá-lo, Moisés decide fugir. Dirige-se para a terra de Midiã e passa a morar ali como um egípcio. Naquela terra Moisés procura esquecer o passado e constitui família.

Porém o relógio do tempo de Deus não havia parado. Com a morte de Faraó e o aumento de opressão ao povo, os israelitas clamavam ao Senhor por libertação. O Senhor os ouve e se lembra da aliança tratada com Abraão,Isaque e Jacó. Deus escolhe Moisés para aquela tarefa nada simples: conduzir o povo oprimido em direção à uma nova vida e à liberdade.

Ao ter seu primeiro encontro com Deus e saber que fôra escolhido para aquela missão, Moisés tenta recusar o convite de Deus, efetuando as perguntas:

1.     Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?

2.     Quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: o Deus de vosso pais me enviou a vós; e me perguntarem: qual é o seu nome? que lhes direi?" e afirmando: "Ah! Senhor! eu nunca fui eloquente, nem antes ou depois que falaste ao teu servo. Sou pesado de boca e pesado de língua", e mais: "Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar.

Vendo que não pôde recusar o "convite", Moisés parte para o Egito a fim de cumprir a missão.

Passemos a ver alguns aspectos e características de Moisés:

1.     A fé que dá discernimento. "A verdadeira fé dá discernimento para se escolher aquilo que realmente vale na vida", Caio Fabio. Moisés possuía aquela fé ao tomar a atitude de recusar ser reconhecido como filho da filha de Faraó. Abandona o status, a posição social, o futuro de riquezas e a segurança que teria como descendente. Os versos 24, 25 e 26 de Hebreus 10 dizem que foi pela fé. Pela fé ele escolheu ser maltratado como hebreu, vendo que o futuro de glória era certo.

2.     A verdadeira fé dá coragem para deixar o que realmente não vale a pena na vida. Moisés deixou o Egito e sua riqueza, ignorou o poder do rei que poderia matá-lo ou perdoá-lo. Entre a sua consciência de que o povo hebreu era oprimido e a possibilidade de fazer parte integrante do grupo de opressores, optou para deixar aquilo que não valia a pena. Pela fé abandona o que não lhe parecia ser correto.

3.     A verdadeira fé dá confiança naquilo em que podemos depositar a verdadeira segurança. Ao enfrentar a praga destruidora que viria para ferir os primogênitos, Moisés celebrou a Páscoa e efetuou a aspersão do sangue sobre os umbrais das portas, confiando que o Senhor havia de lhes prover o livramento. O salmista diz que pela fé podemos andar pelo vale da sombra ou da morte sem temer mal algum.

4.     A verdadeira fé abre caminho onde não há caminho. Ao conduzir o povo de Israel pelo deserto em direção à terra prometida, Moisés depara-se com o Mar Vermelho à sua frente e os egípcios à retaguarda, enquanto que o povo murmurava, dizendo que não queria morrer no deserto quando o Egito era "tão bom para eles", pois era "melhor servir aos egípcios do que morrer no deserto". A palavra de Deus foi: "dize aos filhos de Israel que marchem, e tu levanta a tua vara e estende a tua mão sobre o mar divide-o para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco". Aleluia! O povo atravessou o Mar Vermelho. A fé abriu caminho onde não havia caminho.

Falamos sobre a fé de Moisés. Porém, o que vem a ser fé? A própria Palavra de Deus responde: "Ora a fé é a certeza das coisas que se esperam, e aprova das coisas que não se vêem" Hebreus 11:1. E também que "é pela fé que nos aproximamos de Deus" Heb 11:6.

Se fé é isso, como é possível obtê-la ou adquiri-la? Em Rom 10:17 temos a resposta: "a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus". Aqui está a solução, ou melhor, o caminho para quem quer trilhar em busca de mais fé: ir em direção à Palavra de Deus.

O andar do cristão também é pautado na fé. Aceitamos a Cristo pela fé e prosseguimos na carreira cristã na esperança de naquele grande dia recebermos a salvação e o galardão que nos está destinado. o Apóstolo Paulo diz que "andamos por fé e não por vista" II Cor 5:7 e que a a vida que agora vivemos, vivemos na carne, "vivendo-a na fé no Filho de Deus" Gál 2:20.

Voltando ao início do estudo. Quão importante para os jovens nos dias de hoje é possuirem essa fé que auxilia a tomar as decisões baseadas na vontade e na Palavra de Deus. Fé para ter discernimento para escolher o que vale a pena. Fé para ter coragem para deixar para trás o que realmente não vale a pena. O Egito. Fé baseada em plena segurança, onde o mundo não pode se basear, pois está baseada no próprio Deus. E fé para abrir caminho onde não há caminho.

Qual a sua fé hoje?

"Esta é a vitória que que vence o mundo: a nossa fé". I João 5:4


 

SE A IGREJA FOSSE UM TIME DE FUTEBOL

 

      Se a Igreja fosse um time de futebol ...       

 

      “Não sabeis que aqueles que correm no estádio, todos, na verdade correm,  mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis”. I Coríntios 9.24

 

      Se a Igreja fosse um time de futebol ela seria imbatível porque...

 

      ...mesmo o diabo sendo o pai da mentira e ladrão desde o princípio, o Juiz  está do seu lado;

      ...se o diabo quiser jogar sujo e partir para a violência, ela pode simplesmente expulsá-lo;

      ...temos na nossa torcida o melhor camisa 12, Jesus, que prometeu estar conosco em todos os jogos;

      ...quando a Igreja entra em campo está fazendo aquilo para o qual foi  chamada;

      ...tem um uniforme especial para qualquer partida, o capacete da salvação, a couraça da justiça, o calçado do evangelho da paz...

      ...seu uniforme tem as cores mais bonitas, o vermelho do sangue de Jesus, o amarelo do ouro da coroa da justiça, o azul da pátria celeste, o verde da esperança da volta de Jesus, o branco da santidade e justiça...

      ...seus atletas dão o sangue quando entram em campo;

      ...maior é O que está com ela do que o que está contra ela;

      ...como existem dois anjos para cada demônio, mais são os que estão ao seu lado, ou seja, tem a maior torcida;

      ...os jogadores mais fortes do time adversário estão com o passe preso até ela sair de campo (só sairão do abismo após o arrebatamento);

      ...o seu técnico, Jesus, já venceu o diabo, o mundo, a carne e até a morte;

      ...o seu técnico conhece o técnico adversário desde novinho e sabe todas as suas artimanhas;

      ...o técnico Jesus, ao se ausentar, passou a bola para o Espírito Santo, que sabe tudo;

      ...Ele é o mais esforçado, pois numa hora difícil até suou sangue;

      ...quando o adversário vem como uma corrente de águas, já está impedido, pois se levanta contra ele a bandeira do Senhor;

      ...ela não teme o calor pois é queimada pelo Sol da Justiça que a ilumina o dia inteiro, nem teme a peste que assola ao meio-dia;

      ...não tem problema com altitude pois tem os pés nas alturas e renova as forças como a águia;

      ...ainda que o estádio se abale e a torcida trema, ela não teme mal algum;

      ...tem a melhor defesa (aquele que fecha e ninguém abre) e o melhor ataque (aquele que abre e ninguém fecha);

      ...é o único time que já ganhou uma partida só no grito (Jericó);

      ...quando a partida está difícil pode fazer o tempo parar até conquistar a  vitória (Josué);

      ...quando tudo parece perdido consegue atrasar o relógio e ainda conseguir um acréscimo, 15 anos no caso de Ezequias;

      ...quando a torcida está com fome, apenas um lanche consegue alimentar quase 5 mil e ainda sobra;

      ...tem os jogadores mais caros, pois cada um deles foi comprado por algo tão valioso que nem o ouro de todo o mundo poderia pagar;

      ...se jogar de dia tem uma nuvem para fazer sombra, se for de noite tem uma coluna de fogo para iluminar;

      ...se o outro time é muito numeroso, um anjo vai lá e desfalca 185.000 do time adversário;

      ...é o único time cujos jogadores podem fazer milagres dentro de campo;

      ...o menor do time é capaz de por no chão o maior craque do outro time (Davi x Golias);

      ...tem uma estratégia tão boa que 300 fazem dezenas de milhares do time adversário correrem de medo;

      ...seus jogadores são os mais destemidos, não temem nem um exército acampado contra eles;

      ...será sempre o primeiro porque é destinado para ser cabeça e não cauda;

      ...quando terminar o campeonato andará em ruas de ouro e a comemoração durará toda a eternidade;

      ...é o único time que manda pragas e nenhuma pega nele;

      ...é o único time que pode pisar serpentes e escorpiões e não sofrer dano;

      ...tem sempre um guarda-costas acampado para proteger seus jogadores;

      ...quando os jogadores estão fracos, aí é que são fortes, pois a graça do Senhor lhes basta;

      ...é o time mais unido, pois toda junta e ligadura coopera com essa união;

      ...não existe pessimismo no time, até o fraco diz que é forte;

      ...não joga por dinheiro, mas sim por amor e aguarda uma recompensa no céu;

      ...seus jogadores recebem o melhor salário, 100 vezes mais que os outros;

      ...a convocação é muito rígida, muitos são chamados mas poucos são escolhidos;

      ...tem um ótimo preparo físico, pois seus jogadores carregam uma cruz todo dia, além de terem sido preparados 40 anos no deserto;

      ...seus jogadores não tem estrelismo, mas são a luz do mundo;

      ...dá gosto de vê-los jogar, afinal são o sal da terra;

      ...é a equipe mais animada, pois seus jogadores são cheios de graça;

      ...entra em campo sem medo, pois tem a alma lavada e os medrosos foram  mandados de volta pra casa;

      ...não sentem sede, pois beberam da fonte da água da vida e tem um  manancial que nunca seca;

      ...é o único time cujos jogadores não ficam prostrados, pois se caírem o  Senhor os levantará;

      ...seus jogadores são muito altos, pois estão atingindo a estatura de varão perfeito;

      ...não tem fome de bola, mas fome da palavra;

      ...seus jogadores são os mais solidários, pois estendem a mão ao caído;

      ...se seus jogadores se machucam, eles têm Jeová-Rafá, o Senhor que os sara;

      ...se eles ficam doentes, então o Senhor cura todas as suas enfermidades;

      ...quando os jogadores entram em campo, os do banco ficam orando;

      ...até os jogadores mais jovens se cansam e caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças;

      ...seu técnico é como uma sombra à direita dos jogadores;

      ...não adianta o adversário inventar moda, pois ferramenta alguma preparada contra ela prosperará;

      ...se o adversário inventa mentiras e recorre ao Tapetão, a igreja tem poder para condenar em juízo toda língua que se levantar contra ela;

      ...se o outro time está muito fechado, não há problema, pois abriu caminho  até no meio do mar;

      ...e se o mar não se abrir? Então o jeito é caminhar por sobre as águas;

      ...se estiver ventando muito, ordena aos ventos que se calem;

      ...seus jogadores não brincam em serviço porque querem agradar Àquele que os convocou;

      ...seus jogadores são de hábitos simples, sabem passar necessidade e  também ter em abundância;

      ...também são muito humildes, o importante é que o técnico cresça e eles diminuam;

      ...dão a vida pelo time e não se importam se tiverem que perder a cabeça,  pois para eles o viver é Cristo e o morrer é lucro;

      ...seus jogadores são muito cultos, além de receberem sabedoria que vem do alto, ainda falam outras línguas;

      ...seus jogadores são pessoas de muita fé, até montanhas eles mudam de lugar;

      ...seus jogadores são todos registrados, pois têm seu nome escrito no  Livro da Vida;

      ...é o time mais democrático do mundo, com jogadores de todos os povos,  raças, tribos, línguas e nações;

      ...está sempre alegre, pois na presença do Senhor há abundância de alegria;

      ...seus jogadores são os mais dispostos, pois quando o técnico pergunta ‘a quem enviarei e quem há de ir por nós?’, sempre tem alguém que diz ‘eis-me  aqui, envia-me a mim!’;

      ...se o campo está ruim, o técnico envia anjos para segurarem em suas mãos e não deixarem que seus pés tropecem em alguma pedra;

      ...se tiverem que ficar concentrados antes de um jogo importante, não há  problemas pois eles podem habitar na casa do técnico por longos dias;

      ...seus adversários correm de medo, pois quando procura pelos seus inimigos não os acha (Is 41.12);

      ...seus jogadores são os mais velozes, pois têm os pés como os das corças, uma vez um jogador correu mais que uma carruagem (Elias);

      ...não teme jogar no campo do inimigo, pois quando jogou no Estádio Fornalha de Fogo Ardente quem ficou queimado foi o adversário, e quando foi jogar na Cova dos Leões calou a torcida inimiga;

      ...o técnico tem muito ciúme dela, pois a guarda como a menina dos Seus olhos;

      ...guarda muito bem as ordens do técnico, pois esconde as suas palavras no coração;

      ...por tudo isso e muito mais a Igreja é imbatível, pois as portas do  inferno não prevalecerão contra ela. Se você ainda joga no time adversário, é bom mudar de lado e jogar no time de Cristo. Não está ouvindo Ele te chamar: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”? Mt 11.28      

ALCANÇANDO SUA TERRA PROMETIDA

 

ALCANÇANDO SUA TERRA PROMETIDA

O Corpo de Cristo deve perceber que, se nós sempre vamos realizar cada promessa de Deus em nossas próprias vidas, e ser capazes de entrar em nossa “Terra Prometida”, então nós teremos que aprender como obedecer completamente a Deus.

A “Terra da Promessa” para os cristãos é o que Deus tem prometido para nós em Sua Palavra. A Bíblia nos conta sobre cada boa coisa que já nos pertence. E estas promessas são nossa “Canaã” – ou terra prometida. Nós entramos nas riquezas de nossa terra prometida justamente como as crianças de Israel foram sugeridas a entrar na deles – através da obediência.

Alguns pensam que é pesado e difícil viver uma boa vida cristã e que obediência é uma árdua tarefa de mestre. Atualmente o oposto é verdade! Desobediência é a árdua tarefa de mestre, e todas as nossas dificuldades crescem por não obedecer a Deus. Desobediência permite o diabo trazer coisas contra nossas vidas e não é falta de Deus de modo algum. Muitas pessoas gostariam de culpar a Deus por algo de seus problemas, quando atualmente foi sua própria desobediência que deu ao diabo uma entrada em suas vidas em primeiro lugar.

Promessas realizadas e recompensas dadas vêm por ser obediente à Palavra de Deus. Desilusão, insatisfação, depressão, medo e fracasso todos vêm por ser desobedientes: Eles são os filhos da desobediência.

Assim, para obter grande fé e receber sua própria terra prometida pessoal, você deve primeiro praticar a obediência!

É fácil falar em fé! É fácil falar em bom combate. E há muitos que tem aprendido como falar a “fala da fé”. Mas sem obediência a Deus e sua Palavra, não podem realmente produzir algo para Deus!

Que fez Abraão, o grande homem de fé que ele era? O que incapacitou Abraão de receber as promessas de Deus para sua vida, contra todas as chances – até a idade avançada – e receber sua terra prometida?

Nós achamos a resposta em sua obediência completa aos comandos de Deus. Em Hebreus 11:8, nós lemos, “Pela fé, Abraão quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança, e partiu sem saber aonde ia.” Sem mesmo saber onde ele estava indo, Abraão deixou tudo para obedecer a Deus!

Vamos contrastar a obediência de Abraão com a desobediência de Saul. Ambos Abraão e Saul ouviram os comandos do Senhor. Abraão escolheu obedecer o que ouviu e sua vida foi bem sucedida por causa disso.

O Rei Saul, por outro lado, ouviu o comando do Senhor, mas recusou-se obedecer. E isto marcou o começo de sua queda como rei de Israel. Saul recusou de “escutar com atenção” como Abraão tinha escutado, isso é, obedecido. Antes desse tempo Saul não tinha sido humilhado diante de Deus: Isso significou que ele obedecia a Deus.

Mas pela recusa de obedecer, Saul atualmente deu ao diabo uma plataforma – um ponto de apoio – em sua vida, do qual ele nunca foi capaz de expulsar em sua vida.

Finalmente, no final da carreira de Saul como rei, ele foi capaz de admitir, “...Eis que tenho procedido como louco e errado excessivamente.” (I Sm 26:21)

Você percebe os efeitos de longo alcance da desobediência de Saul? Por causa disso, Saul perdeu sua herança – sua terra prometida!

Foi uma grande catástrofe que destruiu Saul na qual ele não tinha nenhum controle? Não! Foi simplesmente sua desobediência!

Note também que esta desobediência foi espiritual. Em outras palavras, o começo disso não foi aparentemente um pecado grosseiro, foi uma atitude interna do coração que finalmente resultou em rebelião aberta para o que Deus tinha mandado ele fazer.

Saul bancou o tolo por não obedecer a Deus. Sua vida acabou por sua própria espada. Porque tinha que ser desse modo? Esse era o plano de Deus para Saul quando Ele o ungiu para ser rei? Enfaticamente, não! Deus queria para este jovem, o primeiro rei de Israel, guiar a nação inteira de Israel a grandes alturas. Contudo por causa da desobediência, Saul perdeu sua herança inteira e nunca realizou as coisas empolgantes que Deus tinha destinado para sua vida.

Muitos cristãos hoje estão em um tipo de desobediência semelhante, embora provavelmente não percebam isto. Mas tem se escondido de receberem o melhor de Deus em suas vidas. Deus também tem grandes vitórias para qual Ele quer nos guiar! Contudo, para alguns desobediência é a razão de suas orações não estarem sendo respondidas, não terem seus desejos do coração realizados.

Pode ser que Deus tenha falado ao coração deles para fazer algo para Ele, mas eles têm se recusado em obedecer. Para outros, isto pode ser que seja oposição a certos princípios na Palavra de Deus, e no entanto, Deus não pode responder as suas orações até que eles estejam em linha com a Sua Palavra.

Apenas você sabe o que Deus tem estado falando em seu coração. Todos já percebem que você tem vivido por aparência e ninguém mais sabe o que realmente Deus tem dito para você fazer.

Agora, à primeira vista, receber o melhor de Deus por ser obediente pode soar tão simples e fácil. Ás vezes pensamos que não pode ser tão fácil. Então entramos em um longo discurso em como fazer para receber de Deus e como obter o mais alto nível de fé. Mas o mais alto nível de fé simplesmente vem com um passo: Completa obediência a tudo o que Deus tem dito. “Se Deus disse isso, eu acredito!” Isso é tudo o que há para fazer. Isso é fé real – e obediência é como você consegue fazer isso!

Eu penso no problema que algumas pessoas tem com a obediência. É que muitas vezes eles estão tentando ser obedientes a Deus como em um campo de ação largo: na base de uma vida inteira ao invés de apenas um dia de cada vez. E o próprio pensamento de que devem viver uma vida de completa obediência, esmaga-os e os deixam sem coragem porque para eles é um feito grande demais para alcançarem. Eles desistem antes de começarem! Nós precisamos pensar na obediência em termos, vivendo cada momento para Deus. NA realidade podemos viver o futuro hoje, de qualquer modo. Podemos viver um momento de cada vez – este exato momento!

Veja, se nós apenas nos concentrássemos em viver hoje em obediência a Deus, então não teríamos que nos preocupar sobre viver amanhã para Deus – porque amanhã não chegou ainda. E se vivermos cada momento para Deus, então não teríamos que nos preocupar com o resto do dia. Momento a momento, vivendo em obediência, cuidará do resto do dia!

Este é um conceito importante de se perceber. Nós podemos viver no presente “agora”, um momento por vez. Se apenas vivermos momentos após momentos em obediência, nós acharíamos que estaríamos vivendo sempre no “agora” da obediência!

Isso é exatamente o porque de muitos cristãos nunca fazerem nada para Deus. Eles estão tentando realizar coisas e serem obedientes em um largo campo de ação, e eles acabam não fazendo nada para Deus. Mas nesse conceito diário, e mesmo de momento a momento, a obediência toma um significado inteiramente diferente. Uma obediência momentânea e alcançável para todos.

É tão simples. Contudo nós temos feito a obediência parecer tão difícil. Qualquer tempo em que nós não estamos recebendo de Deus, precisamos descobrir se há alguma área na qual temos falhado em obedecê-lo. Nunca existe problema na fonte, mas sim com o receptor.

Geralmente quando a palavra “desobediência” é citada, todos imediatamente pensam sobre os pecados mais óbvios e evidentes como mentira, roubo, etc. Mas o Corpo de Cristo precisa reconhecer algumas outras áreas que Deus também vê como desobediência.

Por exemplo, não fazer o que Deus manda em Sua Palavra é desobediência. Em outras palavras, quando você se levanta resmungando de manhã ao invés de louvar a Deus, isso é desobediência. Porque Deus diz em Sua Palavra através de Davi: “Este é o dia que o Senhor fez, regozijemo-nos e alegremo-nos nele” (Sl 118:24). Nós realmente desobedecemos ao Senhor do modo que nós não pensamos que é pecado; e depois nos queixamos quando nós não estamos recebendo as bênçãos de Deus generosamente.

Suponhamos que alguém dá a você um emprego e você não está tão qualificado quanto você pensava que estivesse. Se queixando que não está qualificado é desobediência? Sim! Porque? Porque em minha Bíblia diz, “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Fl 4:13). Note que diz TODAS as coisas – não apenas coisas espirituais, mas todas as coisas.

Uma outra área que os cristãos podem falhar em reconhecer como obediência é a área da dúvida. No Velho Testamento, quando as pessoas duvidavam e recusavam a crer em Deus para levar-lhes à Canaã, Deus chamou aquilo de mau relatório, então você também não pode.

As promessas de Deus já têm sido dada a você. Elas contêm todas as boas coisas que são suas por herança. Mas você terá de que crer nelas e completamente obedecer a Deus a fim de recebê-las. E você terá que voltar para onde você perdeu-as e ficar em linha com Deus e Sua Palavra antes que você as qualifique como “quiserdes e obedecerdes” (Is 1:19).

Se você realmente crê no que Deus disse, então você obedecerá a Ele. E você receberá d’Ele o que quer que você precise.

Capítulo 4

DESOBEDIÊNCIA E COMO LIDAR COM ELA

 

Isso nos leva a um ponto final neste estudo de obediência. Não podemos lidar com obediência sem lidar com desobediência. Um indivíduo que é obediente em algumas áreas, por exemplo, pode se achar desobediente em outras áreas. Como isto é corrigido? O que você faz? Como você evita de ficar depressivo por causa da desobediência? Como fazer com que o diabo não lhe acuse, causando mais dor no seu coração?

O Senhor, através do profeta Jeremias disse, “Volta, ó pérfida Israel, diz o Senhor...porque eu sou compassivo...tão somente reconhece a tua iniqüidade, reconhece que transgrediste contra o Senhor, teu Deus...e não destes ouvidos à minha voz...convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor... “ (Jr 3:12-14)

Embora isto tenha sido escrito especificamente para Israel, há uma aplicação moderna para nós. O Corpo de Cristo precisa reconhecer nossas falhas e admitir – primeiro para nós mesmos – aquelas áreas onde nós falhamos em obedecer a Deus. Isto significa que teremos que ter uma consciência mais aguçada e convincente do que Deus chama pecado. Então teremos que confessar sinceramente qualquer desobediência a Deus e voltar completamente daquelas coisas contrárias à Sua vontade. Isso é simples, não tem que ser feito em uma plataforma na frente de todos. Tem que ser feito entre você e Deus. E com essa confissão virá um mais profundo compromisso de viver para Deus.

Seja consciente, entretanto, se você confessar estas coisas a Deus com uma atitude descuidada, você ficará com mais problemas do que você estava no início. Tome cuidado com aqueles tipos de confissões que simplesmente vem na sua cabeça e não de coração. Se você realmente não quer confessar seu erro, você estará apenas seguindo um ritual.

Isso é o mesmo que fazer uma confissão de fé na cabeça ao invés no coração. Uma confissão de cabeça é tão espiritual e proveitosa quanto dizer, “Brilha, brilha estrelinha. Quão maravilhosa você é.” É apenas tão verdade como confessar a sua desobediência de cabeça apenas, é apenas no reino natural. Não faria qualquer bem a você – não mudaria você de modo algum se não toca seu coração.

Se você ler a Palavra de Deus versículo por versículo, você verá que Deus nunca tolerou desobediência. Deus tem problemas com pessoas desobedientes. Veja, desobediência a Deus acarretará em penalidade. Trouxe penalidade no Velho Testamento tão bem quanto no Novo. Mais cedo ou mais tarde, o desobediente era chamado para um acerto de contas. E em cada caso ele tinha que começar a obedecer a Deus e Suas leis antes que eles pudessem continuar a andar com Ele.

Todo tempo que você achar obediência, você achará arrependimento. Obediência e arrependimento andam de mãos dadas. E se o Corpo de Cristo aprendesse a julgar a si mesmo, Deus não teria que fazer isso. Mas, se nós não obedecermos, Deus terá que ir em direção à Sua Palavra para julgar-nos. Atualmente, nós trazemos o julgamento para nós mesmos por causa de nossa desobediência.

Assim, nós podemos ver que o caminho para evitar o julgamento de Deus é julgar a nós mesmos em nossa desobediência a Ele e arrepender-se. Mas como podemos nos conservar a nós mesmos nestas áreas de desobediência?

Se há algo causando problemas no Corpo de Cristo hoje e mantendo a Igreja em completa desobediência é a falta de devoção pessoal. Isso é uma proteção do crente contra cair nas mesmas áreas de desobediência. Tristemente, pregadores tanto quanto leigos são culpados de negligenciar o tempo de devoção pessoal.

Alguns pregadores dão a desculpa que estão estudando a Palavra todo o tempo. Sim, eles podem estudar o tempo todo para os seus sermões, mas isso não pode tomar o lugar da sua devoção pessoal.

Nosso dia precisa começar com o Senhor. Isso é aonde conseguiremos poder e vitória para o dia. E é onde o amor de Deus e força será alimentada em nossas próprias vidas, então isso será capaz de vencer algo que tentaria vir contra nós durante o dia!

Em seu tempo de devoção, dialogue com Deus. Comunicação completa não é apenas um monólogo. Fique quieto depois de falar com Deus, assim você pode ouvir o que Ele quer dizer a você.

Tantos cristãos perdem bênçãos que Deus tinha planejado para eles, para aquele dia, porque não param o bastante para escutá-lo!

A real oração (não monólogo, mas diálogo com Deus), introduz o crente na própria presença de Deus. Isto o torna seguro no seu relacionamento com Deus e o conserva em Sua presença o dia inteiro.

Agora, algumas pessoas pensam que eles devem ficar sentindo um zunido em tudo para que eles saibam que estão na presença de Deus. Isso é onde muitos cristãos ficam vencidos. Eles pensam, BEM, EU NÃO DEVO TER FICADO NA PRESENÇA DE DEUS ESTA MANHÃ PORQUE EU NÃO SENTÍ NADA! Isso não tem nada a ver. Se você é uma criança de Deus, andando em companheirismo com Ele, você está na presença d’Ele esteja sentindo algo ou não. Mas uma comunicação profunda com Deus em suas devoções permitirá a você conhecer Sua presença e viver em Sua presença por todos os dias.

Há uma segunda coisa que está envolvida em completa obediência a Deus: A leitura da Bíblia. Você deve pensar: Eu já tenho feito isso! Mas vamos olhar para isto de um ângulo diferente.

Primeiro, para receber completamente o que você lê na Palavra de Deus, você vai ter que estar em completa rendição a cada dia para obedecer a Deus. Cada dia que você for estudar a Palavra diga, “Senhor, aqui estou hoje mais uma vez e meu desejo é estar em completa obediência à Sua vontade para mim hoje!” Então comece a louvar a Deus. Porque? Porque um estudo da Palavra de Deus mostrará que a maior atitude com a qual nos aproxima de Deus e receber Dele é a atitude de louvar e adorar a Ele. A Palavra diz que louvar e adorar leva ao Pai celestial um cheiro suave. E quando você começa a louvar a Deus e exaltá-lo – isto abre o coração de Deus de compaixão e Ele apenas abre seus braços mais largamente e derrama mais bênçãos.

Muitas vezes o povo esta na Igreja, cantando cânticos familiares, levantando suas mãos e louvando a Deus. Contudo, isto não pode subir a Deus com um cheiro suave se não há obediência para ir adiante! O povo de Deus não pode adorar em espírito e em verdade com desobediência em seus corações. Muitas vezes a razão que nós não estamos recebendo do Senhor é a desobediência que anula os nossos louvores. Mas quando nós praticamos obediência e adoramos a Deus, nós então estaremos agradando o Pai Celestial!

Uma vez que você tem rendido a sua vontade para Deus e tem vindo a Ele em uma atitude de louvor e adoração, então você está pronto a receber completamente de Sua Palavra.

É nesta atitude que você descobrirá o que o Rei Davi quis dizer quando falou que as palavras de Deus “...são mais desejáveis que o ouro, mais do que muito ouro depurado.” Ele também disse, “e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos” (Sl19:10). Quando você entende a doçura das Palavras de Deus, a obediência se tornará mais natural para você e mais refrescante a seu espírito do que alimento para seu corpo. Isso é quando a obediência torna-se tão deleitosa que você nem pensa em fazer mais nada!

Nós precisamos entender apenas porque o estudo da Bíblia individualmente é tão vital para o crente. Cristãos têm que estarem na Palavra de Deus para conseguirem suas mentes renovadas e estar em linha com Ela. O homem natural não gosta de disciplina. O homem natural gosta de fazer apenas como ele se agrada, sem ter que prestar contas a ninguém.

O homem natural com sua mente natural não tem ainda sido renovada, transformada ou nascida de novo. Isso é o motivo porque Paulo disse que o homem por dentro tem que continuamente conservar o homem exterior “debaixo” ou “sob controle”. Isso significa que o homem espiritual interior tem que conservar sua mente sob sujeição ou continuará selvagem porque ainda está em contato com este mundo onde o diabo é deus. A Palavra de Deus diz que satanás é o deus deste mundo. (II Co 4:4)

A criação inteira geme, de acordo com o capítulo dezoito de Romanos, para o dia em que toda a criação seja livre e esteja de novo sob o comando de Deus. Então, não apenas crentes nascidos de novo mas toda a criação voltará á completa supremacia de Deus, do modo como foi no começo.

Veja, a Palavra de Deus faz pessoas entrarem em linha com a disciplina. E é apenas através da Palavra que o homem pode trazer sua mente em sujeição ao domínio de Jesus Cristo. Não pode haver nenhuma obediência sem ela.

Obediência, então, é comunhão com Deus em Sua perfeita vontade – a Palavra de Deus. Sem obediência não poderá haver nenhum poder espiritual para entrar no conhecimento de Deus. Tantas pessoas querem explorar as profundas riquezas escondidas da Palavra de Deus, contudo, muitos poucos querem pagar o preço. Deus pode confiar no obediente e pode revelar a ele as coisas secretas por que Deus conhece que a pessoa O obedecerá. Muitas pessoas oram e jejuam a Deus para mostrá-los ricas verdades espirituais; no entanto se eles apenas obedecessem nas coisas simples, Ele poderia confiar-lhes as coisas mais secretas.

Sem obediência não existe confiança para Deus fazer o que você pede para Ele fazer (João 15:7; I João 3:20-22; João 8:31-32). De acordo com Sua Palavra, Ele não pode até você estar em linha com a Palavra Dele. Sem obediência não há ousadia da sua parte. Sem obediência não há liberdade.

Muitas pessoas chamam obediência de “escravidão”. Não! Obediência liberta! Deus levanta a petição da pessoa obediente!

Escravidão vem quando há desobediência. Isso é quando o peso, medo e culpa vem. Eles estão na arena da desobediência. Mas quando há obediência completa, não há medo, não há culpa. Há liberdade, alegria e felicidade.

Se o Corpo de Cristo agarrasse a importância de um estilo de vida comprometido com a obediência, absolutamente isto transformaria vidas!

Qualquer coisa que você precise de Deus será simplesmente recebendo pela fé e obedecendo a Ele. Fique em linha com a Palavra e tudo trabalhará por você!

Podemos falar tudo o que queremos sobre o quanto nós amamos a Deus e o quanto nós estamos servindo a Ele, mas se somos insubmissos à Suas leis e Sua Palavra, nós realmente não amamos a Ele o quanto nós pensamos. O verdadeiro teste de amor por Deus é quando nós obedecemos o que Sua Palavra diz! (Jo 14:15-21)

Eu creio nas indescritíveis riquezas de Deus que virão para o Corpo de Cristo e se tornará parte de nossas vidas – como nós aprendemos – e colocá-las em prática – a simples verdade da obediência.

Construa sua vida em obediência a Deus!!!

 Kenneth Hagin

terça-feira, 20 de abril de 2021

DEUS AMA TODAS AS PESSOAS

 



DEUS AMA TODAS AS PESSOAS

A salvação vem dos JUDEUS?
"Judeu" (derivado de Judá) significa "homem de louvor", no sentido de quem é louvado pelos seus irmãos (Gênesis 49. Mas o louvor do autêntico judeu provém, não dos homens, mas de Deus (Romanos 2.28,29).
Alguns afirmam que o CRISTIANISMO deveria ser chamado de religião 'judaico-cristã', porque tudo começou com os judeus, você concorda?
Veja a declaração de Jesus abaixo e responda: devemos ser considerados uma extensão dos Judeus?
"Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus." (João 4:22)
JESUS disse isso para uma mulher samaritana que estava pegando água num poço para beber, ele só queria um pouquinho de água para beber, naquele tempo, os samaritanos, não se davam bem com os judeus, portanto, eram literalmente povos do mesmo sangue de aldeias próximas e inimigos com barreiras sociais a serem quebradas
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). (João 4:9)
Jesus insistiu numa outra água, talvez querendo mostrar a ela um outro significado da sua vinda ao mundo, sabendo das reais necessidades daquela mulher
Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. (João 4:13-14)
Jesus descortina a vida daquela mulher, ele fala sobre problemas emocionais e existenciais que só ela sabia que tinha, portanto, reconhece na hora que Jesus é um profeta de Deus
Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em ver dade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:19-24)
Aí sim, Jesus revela que os judeus sabem que devem adorar um único Deus, e até reconhecem que havia lugares específicos de adoração, mas que agora, qualquer um poderia adorar em qualquer lugar, em qualquer nação, até debaixo de uma árvore, no meio do mato, numa ponte, nos confins do mundo
Os judeus são monoteístas. É praticamente impossível encontrarmos judeus politeístas. Todo judeu conhece bem a Palavra de Deus em Deuteronômio que diz: “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.” (Deuteronomio 6:4)
Com toda certeza a Salvação começou com os judeus... Jesus nasceu confirmando a promessa profética de Gênesis 3.15..
Para fazer cumprir essa profecia de que Jesus nasceria da semente da mulher, ou seja, o eterno encarnando na dimensão humana, Deus formou a nação de Israel através da promessa feita a Abraão...
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gênesis 12:3)
E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; (Gênesis 28:14)
Deus criou a humanidade para possibilitar o nascimento de Jesus. Como Jesus nasceria? Apocalipse 13.8 diz que o Cordeiro de Deus que foi morto desde a fundação do mundo; isso quer dizer que no plano eterno de Deus, Jesus já havia sido concebido para vir ao mundo, antes que a
humanidade existisse...
Para que tudo isso viesse a acontecer, Deus criou o homem, a mulher e instituiu a família, tudo visando a entrada no plano físico do Deus Todo-Poderoso, JESUS CRISTO...
Deus formou a nação de Israel para que dela, uma nação separada, santificada, Jesus pudesse nascer...
Essa nação foi a nação judaíca e Jesus era judeu; Por isso o texto de João 4.22 diz que a SALVAÇÃO VEM DOS JUDEUS e, foi o próprio Jesus quem disse isso... Maravilhoso não??
Mas, a maioria dos Judeus, não reconheceram e nem aceitaram Jesus, portanto, a Salvação se estendeu á todos os povos, graças a Deus por isso, a rejeição de Jesus por parte dos judeus abriu caminho para todas as pessoas do mundo conhecerem o plano da salvação e sempre como uma condição:
A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os teus estatutos. (Salmos 119:155)
Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. (Salmos 37:39)
Este plano de Deus é muito interessante, Ele pensou em todos, ele pensou em nós
Então a benção de Abraão chegou até outros povos, "gentios" significa outros povos, outras nações, não necessariamente judeus
Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. (Gálatas 3:14)
Paulo, ao tratar do Evangelho que é o poder de Deus para a salvação (Romanos 1.16), reconhece que os gentios (outros povos, outras línguas , outras nações) se afastaram do Criador e que necessitam de boas novas. Mas os judeus também precisam.
A circuncisão deles, o sinal do Antigo Concerto, é destituída de significado, por causa do pecado. Deus queria a justiça, e não as formas religiosas (Romanos 2.26).
Sendo assim, o autêntico judeu não é o que exteriormente parece ser judeu (pela circuncisão).
Mas o que é interiormente, pela circuncisão do coração (uma dedicação a Deus, no íntimo) realizada pelo Espírito Santo. (Ver Gálatas 6.15, onde o que vale é ser uma nova criatura ou criação.
Ver também Filipenses 3.3, onde isso é demonstrado pela adoração a Deus no Espírito).
Como já disse: "Judeu" (derivado de Judá) significa "homem de louvor", no sentido de quem é louvado pelos seus irmãos (Gênesis 49.😎. Mas o louvor do autêntico judeu provém, não dos homens, mas de Deus (Romanos 2.28,29).
Essa obra interior do Espírito Santo é realizada pela graça, mediante a fé (Efésios 2.😎. A que traz uma esperança e certeza de compartilhar da glória de Deus (Romanos 5.2).
Essa esperança não nos fará passar vergonha por termos esperado assim. Isto é: nunca nos decepcionará.
Temos certeza disso, porque o amor de Deus é derramado abundantemente em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (5.5).
O dom do Espírito refere-se ao batismo com o Espírito Santo. O amor de Deus é o que Ele derramou supremamente no Calvário.
Mas o derramamento daquele amor não terminou na Cruz. Paulo afirma que o Deus, o qual nos amou ao ponto de enviar seu Filho para morrer por nós, certamente nos ama suficientemente para colocar à nossa disposição tudo quanto necessitamos, para nos levar à glória (Romanos 5.8-10; 8.37-39).
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. (Gálatas 3:28)
Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos. (Colossenses 3:11)
A salvação veio dos judeus, mas agora ela alcança todos os povos
***

DESCARREGANDO A ANSIEDADE E A PREOCUPAÇÃO

DESCARREGANDO A ANSIEDADE E A PREOCUPAÇÃO  A cruz do Calvário é o lugar onde podemos descarregar todas as nossa ansiedades e preocupações, t...