O SIGNIFICADO DO TESTEMUNHO
"Porque terás de ser sua testemunha diante do todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido" (Atos 22:15).
O Senhor disse estas palavras a Paulo por intermédio de Ananias. Tudo o que você viu e ouviu, deverá testemunhar a todos os homens.
Portanto, o primeiro fundamento para o testemunho é ver e ouvir. Você não pode testificar o que não viu nem ouviu.
A vantagem de Paulo sobre as outras pessoas, era que, diferentemente delas, ele ouvira e vira pessoalmente o Senhor. Ele testemunhava daquilo que vira e ouvira.
"E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o Seu Filho como Salvador do mundo" (I João 4:14). Isto nos ensina o que é o testemunho.
Testemunhamos o que temos visto. Graças a Deus, você recentemente creu no Senhor. Você o encontrou, creu nele e o recebeu. Agora você está redimido.
Tendo sido libertado do pecado e recebido o perdão, você tem paz em si mesmo.
Você sabe quão feliz está depois que creu — uma alegria que você nunca conheceu anteriormente. Anteriormente o fardo de pecado pesava fortemente sobre você, mas hoje, graças a Deus, este fardo rolou para longe. Portanto você é uma pessoa que tem visto e ouvido.
O que você deve fazer agora?. Deve dar o seu testemunho. Isto não significa que você deva ser um pregador ou deixar o seu trabalho e ser um obreiro em tempo integral.
Somente significa que deve testemunhar para os seus amigos, parentes e conhecidos aquilo que tem visto e ouvido. Você deve tentar levar almas para o Senhor.
COMO TESTEMUNHAR
As duas passagens das Escrituras acima formam um conjunto sobre o significado do testemunho. Vamos nos voltar para um outro conjunto, um conjunto de quatro passagens que nos mostrará muito simplesmente o que é testemunhar.
1.Fale Na Cidade — A Mulher samaritana
Em João 4, a mulher samaritana encontrou o Senhor que então lhe pediu água. Mas, depois de seu pedido, o Senhor se voltou e lhe ofereceu água viva, sem a qual ninguém pode realmente viver e estar satisfeito. Aquele que bebe da água do poço terá sede novamente. Você ficará sedento, pelo menos, tantas vezes quantas beber. Nunca se satisfará, e portanto terá de beber repetidamente.
O que o mundo pode oferecer pode satisfazer durante algum tempo, mas cedo ou tarde a sede voltará. Somente a fonte que jorra por dentro pode satisfazer para sempre. Somente esta satisfação interior pode livrar as pessoas da solicitação do mundo.
Depois que o Senhor mostrou à mulher samaritana quem Ele era, esta deixou o seu cântaro — até então algo muito importante para ela, foi para a cidade e disse: "Vinde, vede Um homem que me disse tudo quanto tenho feito: porventura não é este o Cristo?" (verso 29). Aqui temos um verdadeiro exemplo de testemunho.
Esta mulher fora casada cinco vezes, mas ainda estava insatisfeita. Era como beber água; ela tinha de beber de novo e novamente. Mas, naquele dia, o Senhor lhe disse que Ele possuía a água viva que satisfazia verdadeiramente. Não é surpreendente pois, que após conhecer um tão grande Salvador ela tenha jogado fora o seu cântaro e testificado na cidade. O seu primeiro ato foi o de testemunhar por Cristo.
O que ela testificou? Afirmou ela: "Aqui está um homem que me disse tudo quanto tenho feito" (verso 39). A mulher tinha feito uma grande quantidade de coisas; algumas conhecidas do público e outras desconhecidas. Ela estava com medo de contar as pessoas tudo o que fizera; contudo o Senhor havia feito agora justamente isso.
Portanto ela testificou que ali estava um homem que contara tudo o que ela tinha feito, coisas que somente ela mesma sabia. Poderia este homem ser o Cristo? Deixe-me dizer a você: tão logo ela viu o Senhor ela abriu a sua boca. A Bíblia diz: "E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou" (verso 39).
Podemos extrair disto uma coisa: todos tem a necessidade de testificar de contar a sua própria história. Desde que o Senhor salvou um tão grande pecador como você, pode você fechar a sua boca e não testificar? O Salvador me salvou; não posso fazer nada exceto abrir a minha boca e confessá-Lo.
Embora eu não possa explicar como, pelo menos eu vejo que este é Deus, este é Cristo, este é o Filho de Deus, este é o Salvador apontado por Deus. Eu também posso ver que sou um pecador salvo pela graça. Tudo o que é requerido de mim é expressar o meu sentimento. Posso não ser capaz de explicar o que aconteceu, mas todos vocês podem ver quão grandemente eu estou mudado. Eu não sei como aconteceu — eu, que anteriormente considerava a mim mesmo um bom homem, hoje me vejo como um pecador.
O que eu não considerava como pecado, o Senhor mostrou-me ser pecaminoso. Agora eu sei que tipo de pessoa eu sou. Fiz muitas coisas no passado sem o conhecimento de ninguém; algumas vezes, nem mesmo eu tinha noção do que fazia. Eu pequei grandemente, mas não tinha consciência de estar pecando.
Contudo eis aqui um Homem que me disse todas as coisas que já fiz. Ele me contou tanto o que eu não sabia como aquilo que eu sabia. Tenho de confessar que toquei no Salvador, "Este Alguém necessariamente deve ser o Cristo, o qual é o único que salva.
Quem quer que tenha visto a si mesmo como um pecador certamente tem um testemunho para dar. Aquele que viu o Salvador é uma boa testemunha. Lembre-se, a mulher samaritana deu o seu testemunho dentro de uma hora depois de encontrar o Senhor. Ela o fez no primeiro dia. Não esperou alguns anos, até ter voltado de uma reunião- de avivamento. Absolutamente !
Tão logo voltou para casa, ela imediatamente deu testemunho do Senhor. É correto para uma pessoa logo após ser salva contar aos outros o que viu e entendeu. Não há necessidade de fazer um longo discurso, apenas contar o que você sabe é suficiente.
Uma pessoa pode dizer: "Antes de crer no Senhor eu não podia dormir à noite, mas agora posso dormir. Eu costumava sentir-me deprimido, mas agora me sinto bem, não importa o que aconteça comigo." Outra poderia dizer: "Anteriormente eu não conseguia comer, mas agora consigo". Tudo o que você tem a fazer é contar o fato. Não precisa, falar a respeito do que você não sabe.
Os irmãos e as irmãs precisam aprender a não falar muito. Não fale além da, sua compreensão, do contrário você criará, argumentos. Apresentem-se como testemunha vocês têm experimentado: contra isto ninguém pode argumentar.
2. Testemunhe Em Casa — O Endemoninhado
Em Marcos 5 :1-20 encontramos um homem que estava terrivelmente possuído por um espírito imundo. Ele se cortava com pedras, e nenhum homem tinha forças para contê-lo. Arrebentava as cadeias que o prendiam e quebrava os grilhões em pedaços. Morava nas sepulturas e as pessoas não ousavam passar por tal lugar.
O Senhor porém expulsou o espírito imundo daquele homem, que quis então segui-Lo, mas o Senhor lhe disse: "Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que e Senhor te fez, e como teve compaixão de ti" (verso 19). Contar quão grandes coisas o Senhor tem feito por você é testemunhar pelo Senhor.
Este endemoninhado não podia viver em sua casa, mas habitava somente nas sepulturas. Uma sepultura é um lugar para os mortos, portanto esta pessoa que estava viva habitava no lugar para os mortos. Quando o Senhor ordenou que os espíritos imundos saíssem daquele homem, eles "entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram" (verso 13).
O que aquele homem suportava do poder demoníaco foi insuportável para os dois mil porcos. Não é de se admirar que ele se cortasse com pedras, pois quem pode cair nas mãos de demônios e não se ferir a si mesmo! No caso da mulher samaritana vemos uma pessoa que buscou o prazer do mundo, mas no demoníaco observamos uma pessoa violenta. O Senhor o salvou e o mandou para casa para contar aos seus parentes o que o Senhor lhe havia feito e quanta misericórdia o Senhor tinha mostrado por ele.
Quando você recebe graça, deve deixar que a sua família, os seus vizinhos e os seus parentes saibam que você agora é uma pessoa salva. Conte-lhes quão grandes coisas o Senhor tem feito por você e de que forma veio a crer n'Ele. Conte-lhes o fato e testifique fielmente para eles. Assim você irá inflamar outras pessoas e permitir que a salvação do Senhor tenha prosseguimento.
3. Proclame Nas Sinagogas — Saulo
"Então permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos; e logo pregava nas sinagogas a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus. Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus, e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes?" (Atos 9:19b-21). A palavra "logo" c bastante enfática no grego.
O apóstolo João nos conta que qualquer que crê que Jesus é o Filho de Deus é nascido de Deus. Saulo foi instantaneamente salvo depois de encontrar a luz. Mas quando foi levado para a cidade de Damasco, seus olhos não podiam ver e ele estava muito fraco fisicamente. Depois que foi batizado por Ananias, ele se alimentou e foi fortificado.
Uns poucos dias depois, imediatamente passou a proclamar nas sinagogas que Jesus era o Filho de Deus. A atitude tomada por Saulo envolvia um problema muito definido, pois ele era um dos membros do Sinédrio. O Sinédrio judeu era composto de setenta membros, sendo Saulo um deles. Ele levara consigo de Jerusalém cartas dos principais sacerdotes para prender todos aqueles que criam no Senhor Jesus e mandá-los ao sumo-sacerdote.
Agora que ele mesmo havia aceito o Senhor Jesus, o que deveria fazer? Sua primeira intenção fora prender aqueles que aceitaram o Senhor; agora ele mesmo estava sujeito a ser preso. Mas em lugar dei fugir para salvar sua vida, ele entrou nas sinagogas e provou ao povo que Jesus é o Pilho de Deus.
Portanto a primeira coisa que uma pessoa deve fazer após receber o Senhor é testemunhar por Ele. Tão logo os olhos de Saulo foram curados, ele agarrou a primeira oportunidade de testificar que Jesus é o Filho de Deus. Deixe-me dizer a você: qualquer um que crê no Senhor Jesus deve fazer justamente isso.
A maioria dos incrédulos que ouviram falar do nome de Jesus ou que leram a respeito dele na história, O consideram como o Jesus de Nazaré. O mundo reconhece que houve um Jesus, sendo ele porém apenas mais um entre os bilhões.
Em outras palavras, aos seus olhos, Jesus foi apenas um homem entre muitos outros; embora possa ter sido alguém especial num sentido comparativo, mesmo assim não passou de uma pessoa comum. Espere até um dia, porém, em que o descrente receba luz e os olhos do seu coração sejam abertos — ele recebe então uma revelação; descobre o fato de que Jesus é o Filho de Deus. Ele pode muito bem correr para casa de um amigo, mesmo que já tenha passado da meia-noite, para lhe contar que encontrou o Filho de Deus e que Sou nome é Jesus.
É uma coisa tremenda encontrar entre os homens Um que é Filho de Deus. Esta é uma descoberta monumental. Ela certamente não deve ser levada em conta com leviandade. Dos milhares de anos da história e dos bilhões de pessoas que já viveram, você encontrou Um que é o Filho de Deus. Será isto algo insignificante?
Eis aqui um homem, Paulo, viajando nas costas de um animal e planejando a morte de todos os que criam no nome de Jesus. Mas depois que se levantou após ter caído do animal, entrou nas sinagogas e proclamou que Jesus é o Filho de Deus. Deixe-me dizer a você: a menos que Paulo houvesse perdido a razão, ele deve ter necessariamente tido uma visão. Obrigatoriamente ele recebeu uma revelação. Dos bilhões de pessoas que viveram sobre esta terra ele escolheu Um a Quem proclamava como sendo o Filho de Deus.
Os novos crentes também devem ser como Paulo — sair e proclamar que encontraram o Filho de Deus.
Pode uma pessoa ser salva e ficar sentada calmamente como se nada tivesse acontecido? Pode crer no Senhor Jesus e não se sentir espantosamente surpreendida? Duvido que alguém possa fazer isto, pois fez uma tremenda descoberta, a mais especial de todas : Jesus de Nazaré é o Filho de Deus! Eu não ficaria nem um pouco surpreso se batesse na porta da casa de seu amigo após a meia-noite. De fato, ele deve subir ao topo da montanha para gritar as novas ou ir até a praia para proclamar que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus! Nenhuma outra descoberta se aproxima de forma alguma da magnitude desta.
Mesmo colocando todas as descobertas do mundo juntas, elas ficarão muito aquém desta. De fato, nós descobrimos o Filho de Deus. Que coisa tremenda!
Suponhamos que um governador, o presidente do uma empresa, o presidente de um país, um chefe de polícia ou um rei viaje incógnito, mas que você o reconheça porque é muito perspicaz. Você se sente enaltecido pois fez uma grande descoberta. O Filho de Deus também viaja incógnito, mas nós o descobrimos. Jesus de Nazaré é o Filho de Deus.
Esta é uma coisa tremenda. Por esta razão, quando Pedro confessou o Senhor como filho do Deus vivo, o Senhor Jesus lhe disse: "porque não foi sangue e carne que se revelou, mas meu Pai que está nos céus." (Mateus 16:17b). Quando viaja incógnito, Ele é conhecido apenas por aqueles a quem o Pai O revela.
Portanto, novos crentes, nunca considerem a sua fé como uma coisa pequena. Porque o cristianismo enfatiza a fé ? Porque ela ultrapassa qualquer coisa que o mundo tem. Você creu. Que coisa maravilhosa é a fé que você tem. Você pode gritar e proclamar em toda a parte —- nas ruas, na. sinagoga, ou nos locais de reunião, que você descobriu que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus.
Seu irmão, Paulo, fez justamente assim. Se você também, compreender o que descobriu, fará a mesma coisa. Jesus de Nazaré é o Filho de Deus. Que fato maravilhoso e mui glorioso é este.
4. Testemunhe Pessoalmente
"Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido a Jesus. Ele achou primeiro ao seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias {que quer dizer Cristo), e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de Jonas; tu serás chamado Céfas (que quer dizer Pedro). No dia imediato, resolveu Jesus partir para a Galiléia, e encontrou a Filipe a quem disse: Segue-me. Ora Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, o a quem se referiram os profetas, Jesus, o Nazareno, filho de José" (João 1:40-45).
Nesta quarta passagem, descobrimos como André procurou Simão, e Filipe procurou Natanael Disto nós aprendemos que depois que cremos no Senhor devemos não somente testemunhar na cidade, em casa, e nas sinagogas mas também devemos testificar de pessoa pari pessoa.
Tão logo André creu no Senhor ele levou seu irmão Pedro para Cristo. Mais tarde ficou patente que Pedro possuía mais dons e provavelmente era um apóstolo maior, contudo foi André que levou Pedro ao Senhor. Primeira mente ele foi salvo e então levou o seu irmão.
O relacionamento entre Filipe e Natanael não era c de irmãos, mas de amigos. Filipe procurou o amigo e levou-o ao Senhor. Ambos estes exemplos ilustram o princípio do evangelismo pessoal.
Vamos nos lembrar que o fundamento do cristianismo é construído sobre este método de um a um Há mais ou menos cem anos atrás havia um crente na Inglaterra nome Harvey Page.
Seus olhos foram abertos pela especial graça do Senhor para ver que, embora ele fosse uma pessoa muito simples não tendo nenhum dom manifesto e incapaz de fazer muitas coisas ele podia contudo tratar com a pessoas uma por uma. Embora muitos cristãos tenham sido abençoa dos fazendo grandes obras, não era o seu caso.
Mas ele podia concentrar sua atenção em uma pessoa e acompanhar tenazmente essa pessoa. Dizia então ao amigo escolhido que desde que ele, Harvey Page, estava salvo, o seu amigo poderia ser salvo também. Passava a orar e falar com o amigo até que este fosse realmente salvo. Na época em que harvey Page partia deste mundo, ele havia dessa forma levado mais de uma centena de. pessoas para o Senhor.
Após Harvey Page veio Thomas hogban e a sua "One-by-One Band". Hogban foi realmente tocado pela fidelidade de Page. Ele era um homem instruído e de oração. Hogban organizou a "One-by-One Band" em vinte e sete países. Embora esta obra esteja agora terminada, muitos foram salvos enquanto existiu. um novo, crente pode sentir que. não tem muitos dons mas como André e Filipe ele DEVE AO MENOS testificar uma a sua família, ou para, seus amigos. Se a sua força é limitada, ele pode pelo menos concentrar-se em uma pessoa de cada vez.
Assim levará almas ao Senhor.
escrito por Watchman Nee
Nenhum comentário:
Postar um comentário